mãos femininas digitando em um teclado

8 Mulheres importantes para a ciência e tecnologia

Se você digitar “cientistas famosos” na busca de imagens do Google, verá uma série de rostos muito parecidos predominantemente brancos e do sexo masculino. Na história da ciência e na tecnologia, as mulheres parecem ser minoria e pouco conhecidas. O que você provavelmente não sabe é que existiram – e existem –  muitas mulheres importantes que fizeram e fazem suas carreiras na ciência, contribuindo para o mundo da tecnologia. Essas mulheres importantes mudaram o mundo com os seus trabalhos  e nós não queremos que a memória delas desapareça.

Pensando nisso, resolvemos apresentar a você 8 mulheres importantes para o mundo da ciência e tecnologia. Confira a seguir!

Ada Lovelace

Ada Lovelace

Ada Lovelace, também conhecida como Condessa de Lovelace, foi uma matemática inglesa que viveu no século XVIII e é conhecida como a fundadora da computação científica. Foi ela que, ao lado do também matemático Charles Babbage, ajudou a dar vida à primeira máquina analítica da história.

Ada teve contato com a ciência desde cedo, sua mãe era professora de matemática e via a importância de ensinar ciências para crianças.

Ada Lovelace ajudou Babbage no processo de criação da máquina e  escreveu o algoritmo para a máquina processar entre 1842 e 1843. Ela foi, portanto, a primeira programadora da história.

Comemora-se anualmente o dia de Ada Lovelace sempre na segunda terça-feira de outubro, com o objetivo de relembrar as mulheres importantes no campo da matemática, ciências e tecnologia, apoiando outras mulheres a seguirem esse caminho.

Sofia Kovalevskaya

Sofia Kovalevskaya

Sofia Kovalevskaya, uma matemática russa que lutou pela evolução da ciência e pelos direitos das mulheres, foi a primeira mulher a ser nomeada para a Academia de Ciências da Russa.

Desde criança demonstrou interesse por matemática e ciência, mas foi impedida de continuar os estudos em uma universidade na Rússia. Em 1867 ela casou-se e mudou para a Alemanha, onde se dedicou ao estudo matemático.

Por ser mulher não lhe foi permitido nem ser aluna ouvinte na universidade de Berlim, porém o professor e analista Karl Weierstrass orientou Sofia por iniciativa própria.

Sofia destacou-se e foi uma das mulheres importantes da matemática. Suas maiores contribuições foram a teoria das equações diferenciais e as derivadas parciais.

Grace Hopper

Grace Hopper

Grace Hopper nasceu em 1906 e viveu seu auge na ciência nas décadas de 40 e 50.

Desde criança demonstrou muito interesse pela ciência e pela forma como funcionavam as coisas. Com 7 anos de idade desmontou todos o relógios da casa para entender como funcionavam.

Ela era oficial da marinha americana e criou uma das primeiras linguagens de programação de computador, a COBOL. É reconhecida mundialmente por ser a primeira pessoa a programar um computador digital de larga escala.

Foi Grace quem utilizou os termos de “bug” e “debug” para falar de correção de erros em computador que são utilizados até hoje. Ela era conhecida por dizer: “a frase mais perigosa a dizer é: sempre fizemos assim”

Grace Hopper foi a primeira mulher a receber um PhD em Matemática pela Universidade de Yale e é uma das mulheres importantes do mundo da programação.

Hedy Lamarr

Mulheres importantes:  Hedy Lamarr

Hedy Lamarr ficou conhecida por seu talento nas telas de cinema, chegando a ser chamada de a mulher mais linda do mundo. Porém, muitos não sabem que ela também foi pesquisadora, com grande interesse em matemática e  uma inventora. Ela foi responsável pela criação do que hoje conhecemos como “salto de frequência”, um processo que envia sinais de rádio a partir de diferentes canais de frequência.

Durante a Segunda Guerra Mundial trabalhou em pesquisa para as Forças Armadas dos Estados Unidos possibilitando avanços na área das comunicações móveis. A idéia era emitir sinais de rádio para torpedos submarinos sem serem detectados pelos inimigos.

Em 2015, quando completaria 101 anos, o Google fez uma homenagem à Hedy com um doodle e um vídeo no YouTube. Veja abaixo o vídeo criado pelo Google sobre Hedy:

Hoje em dia somos capazes de usar o Wi-Fi e Bluetooth por causa de uma ideia que surgiu há 70 anos.

Barbara McClintock

Barbara McClintock

Líder em pesquisa genética, McClintock usou milho para desenvolver a compreensão de transposição, ou seja, a ideia de que genes são responsáveis pelas características físicas. Ela é considerada uma das figuras mais importantes da genética, junto com Gregor Mendel e Thomas Morgan, porém tem o nome menos conhecido.

Não reconhecida por anos, ela recebeu o Prêmio Nobel de Medicina somente em 1983, aos 81 anos.

Radia Perlman

Mulheres importantes: Radia Perlman

Radia Perlman é uma cientista da computação americana conhecida também como a “Mãe da Internet”. Ela é programadora, formada no MIT nos Estados Unidos e foi uma das únicas mulheres na sua turma, tornando-se defensora do aumento do número de mulheres no mercado da tecnologia.

Foi ela quem criou o protocolo Spanning Tree (STP), uma linguagem da Internet usada para um computador comunicar-se com o outro. Em outras palavras, nós devemos a Perlman a possibilidade de poder visitar nossos sites favoritos todos os dias.

Radia aposta na simplicidade das coisas e acredita que os aparelhos projetados devem ser o mais prático possível.

Susan Kare

Susan Kare

Um dos fatores de sucesso da Apple é o design. Com um visual agradável virou um dos sinônimos em sonhos de consumo no mundo. Você sabia que foi uma mulher, Susan Kare quem liderou a equipe gráfica de criação da Apple durante a década de 80? Ela foi responsável por redesenhar o Mac e criou vários ícones e fontes que conhecemos até hoje, revolucionando a combinação entre design e tecnologia.

Susan Kare é ilustradora, designer gráfica e pintora. Ela foi responsável por muitas das fontes e ícones utilizados no Mac. Depois que deixou a Apple, Kare continuou a criar gráficos que conhecemos até hoje como o baralho de cartas para o jogo de Paciência da Microsoft, PayPal, Facebook e Digg.

Banner tutorial para organizacao de financas pessoais

Marissa Mayer

 Mulheres importantes: Marissa Mayer

Marissa Mayer foi a primeira engenheira do Google. Seu trabalho no Google Maps, Google Books, Google Images e Gmail ajudou a construir a empresa que se tornou a número 1 de pesquisa no mundo.

Hoje, como CEO do Yahoo!, está trazendo essa empresa gigante da tecnologia de volta ao topo.

O papel da mulher na história da tecnologia foi muito marcante e continua sendo todos os dias. Quer entender mais sobre programação? Leia nosso post sobre o que é programação.

Similar Posts