uma mulher mostrando para a criança algo na tela do computador

Lógica de programação: o que é, para que serve e quais os benefícios.

Lógica é a ciência que expõe os modos e diversas formas do conhecimento científico. Serve para validar fatos e teorias de maneira racional. Com ela é possível distinguir o raciocínio correto do incorreto. Desenvolver o raciocínio lógico ajuda a prevenir doenças como o Alzheimer e a depressão. Veja abaixo como a lógica da programação está em alta atualmente e conheça seus benefícios.

O conceito de lógica pode ser aplicado a diversas áreas de estudo, mas a que nos chama mais atenção nos tempos atuais é a lógica de programação, a qual iniciou-se com o avanço da ciência da computação ao longo dos anos, com o objetivo de expressar linguagens de programação, como o C, Java, Phyton, Pascal, Fortran e Cobol.

O que é logica de programação?

Lógica de Programação é o modo como se escrevem programas de computador através de uma sequência de passos para executar uma ou várias funções, esta sequência é o algoritmo.

Algoritmo é basicamente uma “receita” para executar uma tarefa ou resolver um problema, ele tem começo meio e fim, assim como a receita de bolo, se você seguir os passos descritos, terá um resultado. Assim como na atividade de fazer um bolo, utilizando o algoritmo, você pode fazer atividades repetitivas ou ao mesmo tempo, pode delegar funções ou esperar um passo ser concluído para iniciar outro, desde que seja algo finito existem várias possibilidades.

Para se escrever um texto é necessário entender a linguagem. A língua que o computador entende são sequências lógicas de zeros e uns, ou seja, um sistema binário, apenas dois elementos. Para desenvolver a lógica de programação é necessário escrever utilizando uma linguagem de programação a qual será “traduzida”, nesse caso, será compilada e posteriormente transformada em código binário, para que a máquina entenda a sequência de comandos e execute uma tarefa.

A lógica de programação em geral baseia-se em uma lógica computacional compartilhada por humanos e máquinas, que é o que exploramos a medida que continuamos a interagir com as novas tecnologias. Com isso em mente, é possível desenvolver definições mais específicas de uma lógica de programação, à base de um trecho de código.

banner angry birds

Para que serve?

Atualmente, a programação é quase tão importante quanto saber ler e escrever. Ao longo da história a educação sempre foi um fator importante no desenvolvimento humano, agora, com a era da informação, a principal ferramenta para se obter informação são os softwares.

Quem não aprender a programar nos próximos anos, corre o risco de ficar dependente de outros profissionais e até mesmo ficar de fora do mercado de trabalho.

Onde a lógica de programação é utilizada?

A tecnologia está presente na maioria das nossas atividades cotidianas, principalmente no mercado de trabalho. Em todos os ramos de tecnologia a lógica de programação está presente de alguma maneira, seja em programas de computador, jogos e aplicativos para celular, ou na programação do hardware que é utilizado para realizar as tarefas. Todo e qualquer sistema computacional foi escrito com uma linguagem de programação específica através de lógica de programação. Quanto mais complexa a atividade, mais difícil será a aplicação do conceito. Seja para fins empresariais ou pessoais, um software precisa dessa lógica para ser projetado.

Benefícios da lógica de programação

Quando você aprende lógica de programação, sua mente se desenvolve e você cria um perfil analítico que é muito valorizado no mercado, além disso, você desenvolve a habilidade de aplicar a lógica em outras atividades do dia a dia e descobre o valor da persistência. Entre os talentos que você pode adquirir, estão: a habilidade em escrita, pensamento crítico, trabalho em equipe e raciocínio lógico. É importante se aprofundar na lógica e não em linguagens específicas, pois essas habilidades atemporais e comportamentais durarão muito mais tempo do que qualquer linguagem de programação.

Mas qual a idade ideal para aprender programação? O ideal é começar quando criança, próximo aos 7 anos de idade, mas nunca é tarde para iniciar no ramo da programação, basta ter força de vontade e estudar. Um dos principais benefícios de saber programar é que você tem muitos planos de carreira disponíveis. Programadores são necessários em quase todos os campos de carreira existentes. Eles estão em alta demanda, porque poucas pessoas no Brasil sabem como programar corretamente, muitos aprendem de fato depois que entram nas empresas como estagiário ou programador júnior.

As escolas usam computadores para testes e outras atividades, mas raramente você verá aqui no Brasil programação nas atividades extracurriculares do aluno do fundamental. Esse tipo de educação ajuda as crianças a aprender o funcionamento interno básico dos computadores, é diferente de uma aula de informática básica onde se aprende fundamentos do Windows e ferramentas do Microsoft Office.

Outro benefício de aprender lógica de programação é que geralmente você pode trabalhar em casa. Em 2020 quando começou a pandemia por conta do novo coronavírus, muitas pessoas perderam seus empregos, mas a maioria dos programadores mudou para a modalidade de Home Office em tempo integral. Algumas pessoas de fato não gostam ou não se saem bem trabalhando em casa, o ponto é que, é uma posição flexível.

Ler, escrever e programar; estas são as habilidades que tem tudo para serem fundamentais no futuro.

banner minicurso scratch

Similar Posts