menina estudando, com auxilio de um tablet, papel e canetas

Lógica de programação: conheça as melhores formas de aprender

Um programa de computador é um conjunto de instruções escritas através de uma linguagem de programação aplicada ao se utilizar algoritmos, os quais se definem como passos para realizar uma determinada tarefa. Lógica de programação é como fazemos as declarações do programa organizadas em fatos e regras sobre problemas dentro de um sistema lógico.

As regras são escritas como cláusulas lógicas; por exemplo, “A é verdadeiro se B1, B2 e B3 forem verdadeiros”. Os fatos são expressos de maneira semelhante às regras, mas de forma mais simples; por exemplo, “A é verdadeiro”.

Como faço para aprender Lógica de programação?

Para quem está começando na área de T.I, em pleno século 21 este conceito pode parecer um grande desafio, pois requer muitas habilidades em diversas áreas de estudo, principalmente matemática. Um estudo realizado em 25 cidades brasileiras com mais de 2,5 mil adultos maiores de 25 anos constatou que 65% dos entrevistados não sabiam fazer média simples, 63% não sabia lidar com porcentagem e 75% não entendiam o conceito de frações. Então a primeira dica para acelerar o aprendizado em lógica de programação é começar pelas bases, ou seja, estudar matemática, principalmente a disciplina de lógica. Existem muitos livros do ensino fundamental que vem com vários exercícios de lógica aplicada que são legais para se fazer e é um bom ponto para começar.

Para as crianças o cenário é diferente, nascidas na era da informação, os jovens tem maior facilidade em lidar com tecnologia e podem ser incentivados desde cedo a aprender lógica de programação, mesmo que possa parecer difícil convencer os pequenos que já se ocupam com tantas atividades a fazer um curso de programação. Nos casos em que os filhos se recusam a ir para a escola, acaba se tornando complicado adicionar mais uma atividade acadêmica ao dia a dia deles, entretanto se conseguir convencer a criança a assistir pelo menos uma aula, ela bem provavelmente vai criar interesse. Aulas de lógica de programação podem ser muito interativas e divertidas.

Passos para aprender lógica de programação

Depois de organizar a base matemática, o próximo passo é compreender os principais temas abordados no estudo de lógica de programação.

Algoritmos

Como já informado, algoritmos são um conjunto de passos definidos para gerar um resultado. Aprender o conceito de instruções simples é a primeira etapa para compreender lógica de programação. No seu dia a dia você já aplicou um algoritmo e não percebeu. Como exemplo temos a instrução “escovar os dentes”:

  • Pegar escova;
  • Ligar torneira
  • Limpar escova;
  • Fechar torneira;
  • Colocar pasta na escova;
  • Escovar os dentes;
  • Ligar torneira;
  • Limpar escova;
  • Fechar torneira;
  • Guardar escova.

Nesta tarefa tivemos elementos variáveis, contantes e alguns passos repetidos. A quantidade de água que saiu da torneira é uma variável, a escova é uma constante e repetimos os passos: ligar torneira, limpar escova e fechar torneira. Em lógica de programação é parecido, utilizamos variáveis, constantes e laços de repetição para executar várias tarefas.

Linguagem de programação

Depois de entender como funcionam os algoritmos e os princípios básicos da programação, é hora de por em pratica fazendo um programa de verdade, para isto será preciso aprender a utilizar alguma linguagem de programação. Uma que vem ganhando destaque no mundo é a Python.

Ela foi criada na década de 90 e pode ser utilizada para fazer aplicações na internet, games, aplicativos para windows, analise de dados e big data.

Ela possui sintaxe muito simples e é bastante utilizada no aprendizado de crianças. Para aqueles que gostam de jogar Minecraft, é possível criar scripts que interagem com o jogo e fazem diversas coisas em segundos as quais um jogador levaria horas no modo criativo.

Existem diversos cursos gratuitos de Python na Web, a comunidade é muito forte e ampla, sempre são lançadas atualizações das ferramentas o que torna o ambiente de desenvolvimento muito versátil e simples de ser operado.

Uma outra linguagem que se destaca bastante nos tempos atuais é o javascript. Ela é uma linguagem capaz de executar funções que exibem resultados em qualquer navegador. Existem milhares de aplicações rodando em javascript na Web, ela está entre as linguagens de maior performance no mercado, também possui uma comunidade imensa e a maioria das soluções que você precisar podem ser encontradas em uma pesquisa no Google. A curva de aprendizado é muito menor e assim como o Python, existem ferramentas que auxiliam bastante o desenvolvimento.

banner curso criacao de sites

O que se aprende em um curso de lógica de programação?

Após a inscrição em um curso de lógica de programação, o aluno terá a oportunidade de aprender a programar, saber como os programas funcionam, os tipos mais utilizados de instruções, como os dados são organizados e controlados e como os algoritmos usam os dados para fazer os programas de computador funcionarem.

Nas etapas iniciais o aluno aprende a lidar com instruções simples e adquire capacidade de criar pequenas soluções, como a criação de um software de calculadora por exemplo, um dos primeiros exercícios utilizados para praticar lógica de programação.

Ao final do curso geralmente o aluno está pronto para dar suporte a aplicações já existentes e começar a curva de aprendizado para desenvolver suas próprias.

Similar Posts