Linguagem de programação

Linguagem de programação: existe alguma que seja melhor?

O universo da programação está em constante atualização e novas tecnologias estão sempre surgindo sem avisar, incluindo linguagens de programação, que já existem centenas. Dessa maneira pode surgir uma dúvida, principalmente para quem quer escolher a primeira linguagem para aprender: existe a melhor linguagem de programação? Aquela escolhida, que supera todas as outras? 

Bom, a resposta mais direta é depende. Existem diversos fatores que influenciam na qualidade de uma linguagem de programação, de modo que seria impossível definir apenas uma como a melhor sem considerar, por exemplo, qual o tipo de aplicação que será desenvolvida com sua utilização. 

Assim, neste artigo, vamos te oferecer uma resposta mais abrangente a pergunta do título e te ensinar a definir por si mesmo qual a melhor linguagem de programação para você e para o tipo de programa que deseja desenvolver. Vamos nessa?!

O que define uma linguagem de programação?

Para que uma linguagem seja considerada como linguagem de programação é necessário um principal requisito, que é a possibilidade de se obter um resultado computacional a partir de um conjunto de instruções. 

Essa é característica que diferencia as linguagens de programação de uma linguagem de marcação (como HTML5), por exemplo, já que esta última não trabalha com instruções, e sim com a organização dos elementos em uma página da web. 

Para além dessa principal característica, existem outros fatores que diferenciam as linguagens de programação entre si, como o tipo de programação, o paradigma que a linguagem segue, o ambiente de desenvolvimento, a abrangência, a popularidade e o posicionamento de determinada linguagem no mercado.

Conhecendo e combinando esses parâmetros é possível entender melhor como a linguagem funciona e tomar uma decisão mais consciente sobre qual a melhor linguagem de programação para ser utilizada em diferentes contextos. Vamos explorar cada um deles nos próximos tópicos. 

Tipos de linguagens de programação

O primeiro critério que pode ser observado na definição da “melhor linguagem” diz respeito à arquitetura de computadores e sua relação com as linguagens de programação. É importante que todo programador saiba diferenciar os tipos de linguagens, se de alto e baixo nível, que se refere ao nível de proximidade da linguagem com a linguagem humana: 

  • Linguagens de Baixo Nível: As linguagens de baixo nível são aquelas que mais se aproximam do código binário, que é a verdadeira linguagem das máquinas que só conseguem compreender de fato zeros e uns. A linguagem de baixo nível mais popular é a Assembly.
  • Linguagens de Alto Nível: As linguagens de alto nível, por sua vez, são aquelas que nós humanos conseguimos compreender com mais facilidade, tendo em vista que é mais próxima do que escrevemos e falamos no dia a dia. A maioria das linguagens de programação populares são de alto nível, como a linguagem C, JavaScript, Python, entre outras.

E também se no determinado ambiente de desenvolvimento em que a linguagem será implementada, ela funciona como uma linguagem compilada ou interpretada, pois essa diferenciação interfere, por exemplo, na velocidade de execução de uma aplicação:

  • Linguagens Interpretadas: de modo geral, as linguagens interpretadas são executadas diretamente através de seu código fonte original, pode ser realizada em pequenas partes do código e se dá através da utilização de um software interpretador. 
  • Linguagens Compiladas: diferente da interpretação a compilação gera um código alvo a partir do código fonte e se inicia considerando as partes maiores do código, é esse “novo” código que será executado. 

A principal diferença entre os dois tipos se dá na velocidade de execução, já que a interpretada costuma iniciar e executar já na pequena parte interpretada, enquanto há uma demora um pouco maior para que a compilada entenda o código como um todo e o execute. No entanto, em termos de erros de programação, a compilação pode garantir resultados melhores do que a interpretação, pois evita que erros sejam executados.

banner curso criacao de sites

Paradigmas de programação

Outro critério que pode ser observado é o paradigma de programação utilizado pela linguagem, pois ele influencia tanto na maneira de escrever e organizar o código, quanto na sua execução. Existem vários paradigmas de programação, entre eles podemos destacar três:

  • Paradigma Procedural: O paradigma procedural ou imperativo é baseado na definição de procedimentos que devem seguir a ordem de execução da aplicação. Seu modo de escrita é a típica construção de algoritmos passo a passo, por isso é o tipo de paradigma inicialmente abordado no aprendizado de programação. Alguns exemplos de linguagens procedurais são o Pascal e a linguagem de programação em blocos Scratch. 
  • Programação Orientada a Objetos: As linguagens de programação orientadas a objetos (POO) tem uma escrita característica onde é possível criar classes e objetos genéricos que podem ser utilizados em mais de uma estrutura, facilitando a escrita do código e evitando a repetição de trechos de códigos. Esse paradigma é amplamente utilizado atualmente por linguagens populares, como Java, PHP, C++ e outras.
  • Programação Orientada a Eventos: Como o próprio nome já indica, a programação orientada a eventos funciona a partir da geração de eventos relacionados com a aplicação. Cada vez que o evento ocorre uma rotina de captura de eventos permite que a parte do código relacionada aquele evento seja executada, possibilitando que o software seja mais dinâmico.

Ambientes de desenvolvimento

Uma outra característica técnica da linguagem que pode ser observada no momento de escolha é o ambiente de desenvolvimento e para o qual a aplicação será destinada, podendo ser:

  • Web: as linguagens de programação para ambientes web são aquelas que podem ser utilizadas no desenvolvimento de aplicações que serão acessadas através da internet. 
  • Desktop: o ambiente desktop diz respeito aos softwares que utilizamos em computadores sem a necessidade de conexão com a internet, são exemplos de softwares programados para desktop: sistemas operacionais, programas de edição offline, como o paint, powerpoint, entre outros.
  • Mobile: o ambiente de programação mobile é direcionado para dispositivos móveis, e as linguagens utilizadas para desenvolver nesse ambiente geralmente é atrelada a um sistema, Android ou IOS, ou funciona em diferentes tipos de ambiente, como é o caso da linguagem Java, que é comumente utilizada em desktop mas também pode ser utilizada na programação para Android.
  • Robótica: outro ambiente que possui características próprias é o da robótica, no qual geralmente o programador também precisa ter bons conhecimentos de hardware e componentes eletrônicos. Um bom exemplo de programação voltado para robótica é com a utilização de arduíno, cuja linguagem de programação tem como base as linguagens C e C++.
  • Internet das Coisas (IOT): um ambiente que está em constante avanço atualmente é o IOT, e tem como principal característica possibilitar que objetos diversos possam se conectar à internet. Um dos primeiros exemplos de IOT existentes é o GPS dos carros, mas atualmente muitos outros aparelhos podem ter essa conexão com a internet, como relógios e geladeiras. 

Abrangência da linguagem de programação

A abrangência da linguagem de programação também tem relação com o ambiente de desenvolvimento, pois uma única linguagem pode servir para desenvolver aplicações em diferentes ambientes, assim como desenvolver aplicações inteiras sem o uso de outras linguagens auxiliares. assim, é importante considerar a abrangência da linguagem no momento de se definir a melhor linguagem para aprender ou para utilizar em determinada aplicação. 

A linguagem JavaScript, por exemplo, é uma linguagem tão abrangente que possibilita a criação de aplicações tanto web full-stack quanto em aplicativos, assim como a linguagem Java, que pode ser utilizada para desktops, IOT e Mobile. Já a linguagem Swift pode ser considerada um pouco menos abrangente por ser mais voltada para dispositivos IOS.

Popularidade e posicionamento no mercado

Chegamos ao último critério e ele é bastante importante na definição da melhor linguagem para quem tem o intuito de aprender a programar para trabalhar com programação, que é a popularidade e o posicionamento da linguagem de programação no mercado. 

Se você já estiver de olho em alguma vaga dos sonhos em uma grande empresa como a Google ou o Facebook (o sonho de muitos programadores), uma maneira de definir a primeira linguagem e pesquisar qual a principal ou as principais linguagens utilizadas pela empresa que você deseja trabalhar. 

Mas existem também meios mais genéricos de ficar por dentro das atualizações de popularidade, como através dos rankings TIOBE e IEEE Spectrum, que são sempre atualizados e montam seus índices utilizando dados de fontes diversas, como o Github, o Stack Overflow, o Google, entre outras. 

A melhor linguagem de programação para você

Bem, agora que você conhece melhor alguns critérios que podem influenciar na definição da melhor linguagem de programação para aprender ou para utilizar em uma aplicação específica, é importante lembrar que a escolha de uma linguagem de programação não é constante, e novas tecnologias estão sempre surgindo para serem exploradas. 

Um bom programador está sempre em busca de atualização e de aprendizado, de modo que, depois de utilizar um, alguns ou todos os critérios apontados acima para definir a melhor linguagem de programação para você nesse momento, daqui a um tempo outras linguagens tão boas quanto ou até melhores vão cruzar seu caminho e o mais importante é que você sempre esteja com vontade de aprender.  

Se você deseja manter-se sempre atualizado sobre o mundo da programação, nós podemos te ajudar: inscreva-se em nossa newsletter e receba gratuitamente novos artigos diretamente em seu email. Siga-nos também no Instagram!


Quer conhecer mais sobre a I do Code? Clique aqui para conhecer nossos cursos!

Similar Posts