computadores e tecnologia: linguagem C

Linguagem C – Exemplos e aplicações da programação nessa linguagem

Você conhece a linguagem C e o que pode ser feito por ela? Um fato é que ela está presente em uma diversidade enorme de dispositivos e programas que em muitos casos as pessoas que utilizam nem fazem ideia do quão importante ela foi para o desenvolvimento do produto.

Onde a linguagem C é utilizada?

A linguagem C já foi utilizada em praticamente todos os tipos de hardware e software. Visto que ela foi criada na década de 70 com o intuito de trabalhar com o acesso e controle dos espaços da memória das máquinas, acabou se tornando uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento de grandes produtos.

A linguagem C pode ser facilmente encontrada em grandes jogos do mercado atual, editores de imagem e vídeo, robôs, sistemas de automação, e também muitos sistemas operacionais são programados totalmente ou parcialmente em C, como por exemplo o Windows, o Linux e o Mac OS.

Ela foi pensada para ser uma linguagem que lida diretamente com o hardware, o que significa que você pode encontrar com facilidade em processadores, microcontroladores e drivers.

A linguagem em C tem recursos que fazem com que acesso aos espaços de memória e dados dessas máquinas seja facilitado, mas isso não anula o fato de que ela também pode ser facilmente implementada em softwares ou aplicações diferentes.

Quais os principais recursos e características?

Primeiramente temos que destacar o fato de que a linguagem C é uma linguagem de alto nível. Mas o que isso quer dizer?

As linguagens de programação podem ser definidas em baixo nível e alto nível. Uma linguagem é considerada de baixo nível quando sua sintaxe se assemelha com a linguagem de máquina, ou seja, códigos binários, a mais famosa é a Assembly.

Por outro lado, uma linguagem é considerada de alto nível quando sua sintaxe se assemelha bastante com a linguagem falada por nós, ou seja, que você pode de certa forma “ditar” seu código, um bom exemplo é a linguagem Python .

banner minicurso python

Então a linguagem C é definida como uma linguagem de alto nível porque mesmo que tenha algumas funções e recursos das linguagens de baixo nível, tem suas sintaxes muito simples e de certa forma semelhante a linguagem humana.

As principais características da linguagem C são:

  • Portabilidade: ela pode ser compilada em diversas arquiteturas, sistemas operacionais e compiladores diferentes. Tanto para hardware como para software com códigos limpos e grande velocidade.
  • Simplicidade: ela é uma linguagem com sintaxe muito simples para se aprender, e quando bem programada, dificilmente trará problemas para o usuário.
  • Compilação: seus programas são rapidamente compilados gerando um arquivo executável.
  • Recursos de baixo nível: como já foi citado anteriormente, a linguagem possui recursos de baixo nível muito úteis, como o acesso a memória da máquina, o que elimina a necessidade do programador usar códigos em Assembly, por exemplo.

Projetos para aprimorar seus conhecimentos em linguagem C

Nós já falamos aqui no blog como você pode aprender a programar em linguagem C gratuitamente e sem a necessidade de nenhum conhecimento prévio sobre o assunto. Mas existem vertentes do uso da linguagem C que você pode explorá-las e diversificar seu conhecimento, ou até mesmo se tornar um especialista no assunto.

Raspberry Pi: usado para programar na linguagem C
Minicomputador Raspberry Pi

Uma área que vem ganhando cada vez mais espaço e investimento nos últimos anos é o da robótica. Algumas plataformas de prototipagem como o Arduino e minicomputadores como o Raspberry Pi vêm ganhando cada vez mais espaço nas escolas e no mercado de trabalho, que é usado em vários ambientes para ensino de robótica, eletrônica, programação e automação. Você pode encontrar com poucos cliques milhares de projetos incríveis de pessoas do mundo inteiro usando seus conhecimentos e poucos dispositivos eletrônicos como sensores e motores para fazer brinquedos, decoração, ferramentas para ajudar no seu dia a dia e muito mais.

Apesar de a linguagem C não ser a mais indicada para fazer interfaces gráficas por conta do foco dela ser trabalhar com hardware e operações lógicas, será muito trabalhoso e você passará muitas horas programando ela, mas você pode criar um programa executável em console que poderá suprir facilmente todas as suas necessidades, ou até mesmo fazer uma interface gráfica em outra linguagem e fazer a lógica do programa em linguagem C.

Outra razão pela qual é bom estudar linguagem C, é o fato de linguagens também muito utilizadas como Java, C++, PHP e C#  terem sido influenciadas por ela, isso significa que as funções e sintaxes dessas linguagens terão aspectos de similaridade e você aprenderá com mais facilidade do que se fosse aprender do zero.

Gostou do artigo? Deixe um comentário com as suas dúvidas e sugestões! Siga a I Do Code no Instagram! Visite o nosso site!

Similar Posts