lógica de programação

Benefícios de ensinar a lógica de programação desde cedo

A lógica de programação é a parte mais importante da programação. Embora seja muito importante estar habituado com uma linguagem e conhecer seus comandos e sintaxe, estar habituado a pensar através de algoritmos é o que dá flexibilidade aos programadores, e permite que eles troquem de uma linguagem para outra sem muitos problemas, algo muito importante para o mercado de trabalho.

Como essa é uma forma de pensar um tanto diferente da que estamos acostumados, acaba sendo um pouco difícil aprendê-la e se habituar a ela. Felizmente, crianças e adolescentes apresentam uma facilidade muito maior de aprender qualquer coisa. Ensinar a lógica de programação desde cedo permite que eles cheguem à idade adulta com esse aprendizado já bem estabelecido.

Mas essa não é a única vantagem. Ela também pode trazer vários benefícios para a vida dos seus filhos, inclusive no cotidiano deles. Confira!

Lógica de programação e programação

É claro, a principal vantagem de aprender a lógica de programação é desenvolver maior facilidade com programação. Programar é algo difícil, pois envolve uma forma de pensar diferente, um ambiente diferente e os vários comandos e sintaxes de uma (ou mais) linguagens de programação. Muitas pessoas que visam entrar na área da programação só começam a aprender isso durante a faculdade, e além de apresentarem muita dificuldade com isso ainda têm de se preocupar com outras disciplinas e outros aspectos da vida acadêmica.

A infância e a adolescência, especialmente a infância, são períodos um pouco mais calmos e livres, o que torna mais fácil se dedicar a aprender a programar. E assim, ao chegar à idade adulta, a pessoa terá um problema a menos para lidar durante a faculdade, e terá uma grande vantagem frente aos outros no mercado de trabalho.

banner angry birds

Realização de tarefas

Além da programação, a lógica da programação também é muito útil para o dia a dia. Afinal, o algoritmo, a essência da programação, não é nada além de uma sequência de tarefas a serem realizadas. Ter experiência em desenvolver algoritmos faz com que uma pessoa tenha facilidade de desenvolver a melhor ordem de realização de uma sequência de tarefas. Seguir tarefas já ordenadas, como receitas, é algo que ela consegue fazer sem muito esforço.

Fica também muito mais fácil de realizar tarefas mais complexas. Para desenvolver um programa, é sempre importante subdividi-lo em diversas classes e diversas funções, cada uma com objetivos específicos, e nelas utilizar os recursos disponibilizados pela linguagem para implementar o que for necessário.

Essa habilidade de subdividir tarefas acaba se aplicando em qualquer tarefa, mesmo fora da programação. Tarefas muito complexas, que envolvem uma grande quantidade de coisas a serem feitas, podem deixar qualquer um desorientado, sem saber nem por onde começar. Porém, uma pessoa que sabe lógica de programação e tem bastante experiência com ela tem maior facilidade em analisar uma tarefa e identificar quais passos devem ser feitos primeiro, quais requerem que outros sejam feitos anteriormente, qual a melhor ordem de fazê-los, entre outras coisas.

Pensamento empreendedor

Toda linguagem de programação envolve o uso de recursos limitados. Esses recursos são vários: os comandos disponíveis, as bibliotecas disponíveis, a quantidade de espaço em disco, de memória, de memória gráfica, a velocidade do processador e da placa de vídeo, a latência do hardware, a latência da internet, entre muitos outros fatores.

Programação é a arte de saber melhor usar esses recursos para atingir esses objetivos. É sempre necessário manter essas limitações em mente, pois não há como escapar delas. Se tentar usar um comando não implementado, o programa não executa. Se usar muita memória, ele para de funcionar. Se usar alguma função gráfica não implementada pela placa de vídeo, haverá problemas de renderização.

Se habituar a usar o que está disponível dá a seus filhos uma visão mais realista sobre o mundo. Ficam muito mais evidentes as dificuldades de se colocar qualquer plano em ação: os recursos disponíveis e as habilidades e conhecimento de cada um são fatores limitantes para qualquer empreendimento.

Seguindo a lógica de programação, assim que tiverem uma ideia já vão procurar na internet o que precisam para torná-la realidade, e vão desenvolvendo um plano de ação com base nas informações que obtiverem, da mesma forma como fazem para desenvolver um programa.

Lógica de programação e matemática

Aprender álgebra é algo que sempre causou confusão. Até esse assunto aparecer, matemática era basicamente lidar com números, operações e formas geométricas. Porém, com a álgebra, são introduzidas letras para ocuparem o lugar de números desconhecidos, além de manipulação algébrica para conseguir descobrir qual é o número que a letra representa.

Mais tarde, surge também o conceito de função. Funções estabelecem relações entre conjuntos, se aproveitando da álgebra para representar essas relações, na forma de fórmulas. Nesse caso, letras também são usadas para representar os números do conjunto de “entrada”. Obter a “saída” é uma simples questão de substituir cada letra por um número.

Mas, uma pessoa que tem experiência com programação e lógica da programação já tem certo conhecimento sobre isso. Em programação existem as variáveis, conjuntos de caracteres que são utilizados para representar um valor primitivo (como um número ou um caractere) ou um objeto. E podem ser usados em qualquer lugar que esse valor seria usado.

Além disso, funções são uma parte integral de qualquer programa, visto que tornam muito mais fácil de implementá-lo, subdividindo a implementação e diminuindo a repetição de porções semelhantes do código. E elas funcionam de forma similar às funções matemáticas: cada variável de entrada pode ser substituída por um valor, e os valores inseridos são usados para obter a saída.

Muito útil, não? E quanto mais cedo seus filhos começarem a estudar a lógica de programação, mais cedo esses benefícios vão começar a surgir e melhor se tornarão suas vidas.

Se interessou? Conheça o curso da I Do Code, essa é nossa especialidade!

Similar Posts