imagem ilustrativa de um homem programando

As linguagens de programação mais usadas: saiba quais são elas

Não é de hoje que nós da I do Code falamos sobre a importância da Programação para as tecnologias do futuro. Se você já começou a estudar programação, deve ter percebido que é impossível aprender todas as linguagens existentes e realmente programar em todas elas com qualidade.

É por isso que na hora de escolher em qual linguagem investir tempo e dedicação, você deve analisar qual tem sido sua utilização no mercado tecnológico atual, que tipos de aplicações é possível criar com ela e com quais outras linguagens ela se comunica, para evitar dedicar-se a algo que não vai ser importante para o alcance dos seus objetivos na área.

Assim, se você está pensando em começar a aprender uma nova linguagem de programação, dá uma olhada neste texto que preparamos e se atualize sobre as linguagens mais utilizadas atualmente e suas principais funcionalidades, assim você vai poder estudar linguagens de programação muito mais eficientes, que te trarão bons resultados e uma perspectiva positiva de aplicação do seu aprendizado no mundo da programação, confira:

banner kit habilidades do futuro

Definindo os tipos de linguagens de programação

Uma observação importante quando falamos sobre aprendizado de linguagens de programação, é saber diferenciar os ramos em que elas atuam. Para começar, existem linguagens de programação específicas voltadas para aplicações diferentes, que podem ser Desktop, Web ou Mobile.

Alguns exemplos de aplicações para Desktop são os editores de texto e tabela, como Word e Excel, entre outros programas que instalamos diretamente em nosso sistema operacional.

A programação para Web, por sua vez, é voltada para a criação de sites e outras aplicações acessadas via internet, como calculadoras online. Já a programação Mobile é aquela dedicada a criar aplicativos para celular, como todas as aplicações que você baixa via App ou PlayStore.

Além dos ramos específicos de programação ditos acima, existe também a abrangência do código naquela linguagem e também no seu perfil de programador, que pode ser front-end, back-end ou full-stack.

Um programador de front-end é aquele que pensa a aplicação pelo ângulo que o usuário poderá visualizar, assim ele é responsável por criar um layout prático de uma página Web, por exemplo.

Já o programador back-end, é aquele que pensa na aplicação no sentido de sua funcionalidade menos visual, ele se relaciona mais com o computador e não com o usuário, lidando, por exemplo,com o banco de dados da aplicação.

Por último, o programador full-stack é aquele que consegue lidar tanto com o front-end quanto com o back-end, sendo capaz de pensar e programar todo o software ou aplicação por conta própria.

Gif que mostra as diferenças entre a programação front-end, back-end e full stack, características fundamentais na hora de escolher aprender uma linguagem de programação.
Em resumo: Front-end (Parte visual); Back-end (parte funcional); Full-stack (Ambos – visual e funcional)

Na hora de escolher qual linguagem de programação quer aprender, é importante que você tenha em vista essas diferenciações, bem como aos seus objetivos como programador, pois cada linguagem se adequará melhor a um tipo de programação.

As linguagens de programação mais usadas atualmente

Bom, agora que você já sabe diferenciar os tipos de aplicação (Web, desktop, mobile) e os níveis de programação (front/back-end e full stack), chegou o momento de conhecer as principais linguagens utilizadas atualmente, que são:

1 – C

Loco linguagem C

Uma linguagem bastante antiga mas que não sai de moda é a C. Criada em 1972, por Dennis Ritchie, é uma linguagem de baixo nível, muito comum na programação de sistemas operacionais, mas que também pode ser utilizada na criação de softwares para desktop – desde que auxiliada pela utilização de uma linguagem mais amigável com a criação de interfaces, como a C++. Resumindo, é uma linguagem para quem quer lidar com o back-end de aplicações para Desktop.

banner minicurso linguagem c

2 – Java

Apesar de já ser considerada uma linguagem antiga por muita gente da comunidade de programadores, Java ainda é bastante comum e costuma ser utilizada em diversos tipos de aplicações atualmente.

Logo Linguagem Java

Justamente por ser versátil, essa linguagem ainda tem uma longa história pela frente, e aprender a programá-la vai possibilitar que você crie aplicações tanto para Web, quanto para Mobile e Desktop, sendo uma linguagem valiosa no mercado tecnológico.

Mas atenção: a linguagem Java trabalha no lado do servidor, sendo mais indicada para programadores back-end ou Full stack. Uma dica interessante para programação de softwares de computador é que apenas combinando Java com a linguagem SQL de um sistema gerenciador de banco de dados, você já consegue criar aplicações inteiras para desktop.

3 – Python

cf02b27f ab1b 4a50 ad17 4aa4e0368a94

Por último, mas não menos importante, uma outra linguagem que tem sido bastante utilizada atualmente é a Python, que foi criada em 1991 por Guido van Rossum.

Essa é uma linguagem bastante interessante, principalmente para quem está começando a entrar no mundo da programação, pois um dos objetivos de sua criação foi proporcionar a facilidade de escrita e de leitura dos códigos em Python.

É uma linguagem atual, fácil de aprender e prática para quem pensa em seguir carreira no desenvolvimento back-end ou Full-stack.

4 – Java Script

Java Script é uma linguagem de programação que foi criada em 1995 por Brendan Eich. Essa linguagem foi pensada para que o front-end de aplicações para Web e Mobile pudesse ser mais flexivel e interativo, diferente das páginas da web antigas baseadas apenas em HTML.

Logo Java Script - linguagens de programação

O JavaScript trabalha em conjunto com o CSS3 e o HTML5, que são linguagens de estilização e marcação, e é uma das principais linguagens de programação utilizadas na configuração visual de sites atualmente.

É importante apenas não confundir Java Script com Java, pois são linguagens diferentes. Aprender JavaScript pode ser muito útil para programadores front-end que queiram programar para Web e/ou Mobile.

Uma dica de combinação de linguagens bastante atual com a utilização de JavaScript é usar essa linguagem no lado do cliente, juntamente com o HTML5 e CSS3, e o interpretador Node.js no lado do servidor, tendo assim a oportunidade de criar aplicações para Web inteiras usando apenas JS.

5 – PHP

Uma das combinações de linguagens mais conhecidos e difundidos ultimamente na programação Web é o que traz HTML + CSS + JavaScript para o front-end e PHP no back-end – se você quer ser programador Web Full stack esse combo é uma dica valiosa.

Linguagem de programação Php logo

A linguagem de programação PHP foi criada em 1995, por Rasmus Lerdof, e é atualmente uma das linguagens mais utilizadas na programação em servidores http. Uma das principais vantagens dessa linguagem é a sua facilidade de interação com bancos de dados, além da fácil integração com as outras linguagens Web, como a HTML.

Atualização das linguagens de programação

É importante lembrar que ser programador é pertencer a um mundo que vive em novidade constante, há sempre uma nova linguagem de programação surgindo e mesmo as linguagens mais antigas sempre acabam ganhando novas funcionalidades e atualizações. Assim, o ranking de linguagens mais usadas no momento é sempre variável.

Para se manter sempre ligado em quais são elas, uma dica que nós temos é que você fique de olho em rankings virtuais como o da TIOBE, cujos índices são atualizados mensalmente e são baseados na quantidade de programadores qualificados, cursos e resultados em mecanismos de busca populares, como Google, Bing e Yahoo.

Bom, agora que você já sabe quais são as linguagens mais utilizadas do momento presente, e como se manter sempre atualizado sobre elas, dá uma olhada no artigo em que falamos sobre as 3 linguagens de programação do futuro, afinal, enquanto programador é sempre bom estar informado!

Visite também o nosso Instagram!

Similar Posts