Mão segurando telefone

Programação: conheça as 3 linguagens de programação do futuro

Seja para criar o celular mais avançado do mundo ou criar robôs com personalidades bem parecidas com as nossas, saber programar se torna uma habilidade tão interessante quanto indispensável. Veja nesse post 3 linguagens de programação que você pode aprender para se preparar para o futuro.

Futuramente, as carreiras ligadas à tecnologia serão as que mais oferecerão postos de trabalho. Segundo Angela Corrêa numa matéria da Gazeta do Povo, só nos Estados Unidos, estimam-se 1,3 milhões de vagas serão criadas até 2020.

Logo computadores serão capazes de substituir pessoas em muitas tarefas cotidianas. A Amazon Go, por exemplo, é um novo tipo de loja criada com o objetivo de eliminar filas ao remover os caixas – a fatura de suas compras caem direto na sua conta da Amazon. Assim como robôs poderão substituir nossos smartphones, com reconhecimento de voz, facial e diversas outras tecnologias!

Celulares, computadores, robôs, carros e até relógios, todos são controlados por algum tipo de software, um programa criado usando alguma linguagem de programação – a linguagem das máquinas. Assim como as tecnologias, mais linguagens surgem todo ano, com várias vantagens e desvantagens, dependendo do que se planeja programar.

Temos linguagens como FORTRAN, LISP e COBOL que, por mais que sejam umas das primeiras linguagens criadas no mundo, ainda estão em uso. Baseada nelas e em outras, surgiram linguagens como C e Java, que são muito requisitadas e utilizadas atualmente.

Mas, com o crescimento dessa área a cada ano, quais são as linguagens do futuro? Vamos ver algumas das linguagens novas que tem se difundido no mundo atual:

Linguagem Golang

linguagem de programação golang

Go, ou Golang, é uma linguagem de programação criada pelo Google em 2009 e foi influenciada por outras como C e Pascal. Ela foi lançada como código livre – ou seja, outras pessoas podem editar e adaptar a linguagem como quiserem.

A história dela começa quando um time no Google fez uma lista de características que mais gostariam de ver numa linguagem de programação ideal. Dessa forma, Go acabou sendo feita para construir programas eficientes, simples e confiáveis!

A linguagem pode ser vista em componentes críticos do Dropbox, assim como em vários projetos da Google, e algumas partes do Netflix, SoundCloud, Twitch.tv e Uber! Já aplicações inteiras feitas em Go, temos “Lighting Network”, uma rede de bitcoins que permite transações mais rápidas e com maior escalabilidade.

A linguagem Go tem ganhado seu espaço no mundo da programação, principalmente quando falamos de servidores, o que torna a linguagem um ótimo lugar para começar!

Linguagem Swift

logo da linguagem de programação swift

Swift foi criada pela Apple para desenvolver programas, aplicativos e soluções para iOS, macOS, watchOS, tvOS e Linux. É uma forma excelente de desenvolver para qualquer coisa – literalmente – que rodar o código.

Ela tem menos que 4 anos de idade mas já ganhou grande popularidade entre os programadores. Tanto que já ganhou primeiro lugar na pesquisa da Linguagem de Programação Mais Amada feita pelo gigante site Stack Overflow. Além disso, já existem faculdades que incorporaram o ensino da linguagem nos seus cursos, como a Universidade Técnica de Munique e a Universidade de Stanford.

A linguagem Swift é amigável para novos programadores, é compilada e otimizada para extrair o máximo dos processadores atuais. Sendo segura, rápida e interativa, Swift não é apenas fácil de programar como também de fácil leitura e correção!!

Linguagem Kotlin

kotlin

Por último, Kotlin é uma linguagem de programação criada oficialmente em 2016 pela empresa JetBrains. Ela, assim como Swift, foi feita para facilitar a aprendizagem de novos desenvolvedores, como também de simplificar a vida de programadores experientes.

A principal diferença do Kotlin é ser compatível com a linguagem Java, amplamente utilizada, o que significa que programadores podem incluir códigos dele nos programas, ou até escrever novas funções em Kotlin nas aplicações em Java! Com isso, a Kotlin já tinha recebido grande atenção de desenvolvedores de Java, até que a Google mostrou interesse e anunciou suporte total para a linguagem em Android, o que elevou mais ainda o interesse de todos.

Com o apoio do Google, Kotlin é muito conhecida no mercado de aplicativos Android, podendo ser vista em aplicações como Pinterest, Evernote, Uber, Coursera e no ambiente de desenvolvimento de aplicativos Android, o Android Studio.

Além das mencionadas acima, existem diversas outras linguagens de programação no mundo, muito bem conhecidas e difundidas, como Python e C++. Com o avanço da tecnologia e surgimento de mais linguagens, fica fácil achar uma que você mais goste e que, muito provavelmente, definirá sua própria carreira! Quem sabe o que poderá acabar criando? Para isso, selecionamos 9 sites que te farão um melhor programador.

Similar Posts