Fo1PeI 1

O que os jogos eletrônicos podem ensinar para adultos?

Os vídeo games surgiram nos anos 70, e ganharam popularidade meteórica nas últimas décadas. Todo mundo conhece os jogos e consoles. A indústria dos jogos é a que mais movimenta dinheiro atualmente, superando até mesmo Hollywood. Já se tem muitas pesquisas que comprovam os benefícios de jogos eletrônicos para crianças, mas e para os “mais grandinhos”? O que os jogos eletrônicos podem ensinar para os Adultos?

Para isso precisamos primeiro definir o que podem ser considerados jogos eletrônicos ou não. Por definição, “Um jogo é qualquer atividade em que um jogador interage com imagens enviadas a um dispositivo que as exibe em um monitor”.  Qualquer jogo em computador, console, ou até mesmo os aplicativos de celular podem ser considerados jogos.  

Quais os benefícios?

Games em geral tem ação direta na coordenação motora, capacidade de escolha, facilidade em tomar decisões rápidas e até mesmo na facilidade em socializar.
Esses feitos são mais perceptíveis em crianças e adolescentes, mas não quer dizer que os adultos não podem tirar benefícios disso.

banner o que os pais nao sabem sobre educacao tecnologica dos filhos

Exercício para o cérebro

O cérebro é uma máquina complexa, e como toda máquina ele começa a enferrujar e engripar, para que isso não aconteça não podemos deixar que ele fique parado por muito tempo, ou que se acostume com a rotina que a pessoa tem.

Vídeo games são desenhados para dar os jogadores algum nível de dificuldade e ir aumentando isso com o passar de fases, isso exercita o cérebro, faz pensar, faz refletir, e principalmente te ensina a começar a pensar de forma lógica. Esse tipo de exercício mental é necessário para que exercitemos a mente, isso evita muitos problemas futuros como até mesmo o Alzheimer. Lembre-se que um cérebro sem exercício perde a capacidade de raciocínio e armazenamento mais rapidamente.

Aprimoramento motor

Geralmente jogos precisam ser jogados com um controle, ou no caso de celulares através de comandos pelo touchscreen. Tudo isso depende dos olhos atentos e dedos rápidos do jogador. Naturalmente você não começa um jogo dominando-o. Leva tempo para que o cérebro processe o que os olhos veem e saiba quais comandos enviar para os dedos. Quanto mais você joga mais apto a fazer essa rápida comunicação o seu cérebro fica. Consequentemente o reflexo aumenta e sua coordenação motora se aprimora.

Estresse

Crianças não sofrem tanto com isso, mas ainda assim há casos. Adultos tem muita pressão durante o dia, seja no ambiente de trabalho ou até mesmo familiar. Deixar que esses estresse domine o seu dia é extremamente prejudicial. Infelizmente nem todo mundo tem tempo ou dinheiro para sair de casa, esfriar a cabeça, praticar algum esporte e aliviar a pressão.

Nesse aspecto os jogos estão extremamente próximo dos livros e outros meios de entretenimento, tendo um tempo só para você aproveitar uma história única ou simplesmente ter um tempo para passar algumas fases naquele aplicativo que gosta. Jogos são pequenas realizações que te ajudam a ser mais confiante, aumentando a sensação de satisfação própria, uma ou duas horas de jogo por dia podem diminuir a sensação de pressão ou estresse, aliviando um dia pesado e maçante.

Novos Aprendizados  

Jogos ensinam, e muito. Principalmente assuntos que você julgava ter esquecido ou simplesmente incapaz de aprender. Esse mérito fica mais com os jogos de celular, os aplicativos. Hoje em dia há uma infinidade de opções para quem quer aprender algo novo.

Um grande exemplo disso são os aplicativos que ensinam novas línguas com atividades interativas de fácil assimilação. Outro bom exemplo são os jogos de pergunta e resposta que vem se popularizando nos últimos tempos. Para passar de fase você precisa responder a uma pergunta, consequentemente você agora sabe uma informação nova, voltando ao primeiro ponto do nosso texto, o exercício do cérebro.

Em suma, vídeo games tem muito a ensinar para pessoas de todas as idades, benefícios para todos, claro que com moderação. Lembre-se sempre de exercitar o seu cérebro, e se quiser sempre ter novas aventuras e incríveis histórias os jogos são excelentes opções. 

Ficou animado? Veja dicas de trilhas sonoras para aumentar sua produtividade!

Similar Posts