criança ao fundo pintando e a frente dela um porta lápis com muitos gizes de cera coloridos

Profissões do futuro: Saiba quais atividades prepararão seu filho.

Você sabe quais são as profissões do futuro e quais atividades prepararão o seu filho para elas?

Um relatório feito em 2017 pela empresa Gartner, líder em pesquisa e consultoria, mostrou que a inteligência artificial será responsável por criar mais empregos no futuro do que destruir. Dentre as áreas que mais irão crescer estão saúde, tecnologia e educação.

Dessa forma, a combinação de diversas habilidades será fundamental para quem quer garantir uma carreira de sucesso no futuro. Crianças que hoje tiverem treinamento em ciências da computação aliado às ciências sociais, certamente estarão à frente das demais.

Por isso, desde já as crianças e adolescentes devem ser preparadas para um futuro com muitas profissões que ainda nem existem. Mas como vocês, pais e cuidadores podem fazer isto?

Nós da I Do Code, assim como inúmeros estudos das maiores universidades do mundo, acreditamos que a grande maioria das profissões do futuro estará associada com tecnologia e inteligência artificial.

Como é pouco provável que os robôs substituam o trabalho humano em seus aspecto social, desenvolver atividades multidisciplinares desde já fará com que os jovens estejam prontos para assumir essas futuras profissões.

banner curso planilhas

Atividades que preparam o seu filho para as profissões do futuro

profissões do futuro

Muito além do empreendedorismo, é preciso desenvolver nas crianças desde cedo competências que vão além dos conteúdos das áreas tradicionais de conhecimento. A grade curricular no Brasil continua muito defasada quando comparada à países desenvolvidos, que ensinam nas escolas habilidades essenciais para o futuro profissional.

Por isso, cabe aos pais fomentar essas habilidades em seus filhos. Nós entendemos perfeitamente que nem sempre você saberá exatamente o que fazer e nem sempre conseguirá estar atualizado sobre as principais tendências de mercado.

Assim, a I Do Code está sempre preocupada em publicar conteúdos de qualidade que ajudem você nestas escolhas e decisões. A seguir, montamos uma lista com as atividades que prepararão o seu filho para as profissões do futuro.

Atividades que desenvolvam a criatividade

Dar sentido ao mundo é uma das principais habilidades do futuro visto que a inteligência artificial é boa em tarefas mais específicas e repetitivas e não consegue executar isso com precisão. Dessa forma, fazer o seu filho pensar de forma criativa é uma excelente forma de prepará-lo para as profissões do futuro. 

Estimular a criança a pensar por si mesma, brincar, desenhar e questionar o porquê das coisas são as melhores atividades para desenvolver a criatividade.

Atividades ligadas à tecnologia 

A inteligência artificial será a grande responsável  por moldar as profissões do futuro. Dessa forma, ensinar a criança desde cedo a entender e lidar com a tecnologia é fundamental.

Preste sempre muita atenção às novidades do mundo tecnológico e insira na rotina da criança atividades que estejam ligadas à tecnologia. Alguns sites oferecem ferramentas digitais muito interessantes para crianças.

Também é possível criar um blog e redes sociais, sempre sob sua supervisão, para que a criança produza conteúdo, fotos e vídeos. A gamificação também é uma forma de transformar a busca de um conhecimento em um jogo.

O mais importante é que desde cedo a criança já esteja inserida no mundo tecnológico a fim de transformar a inteligência artificial e tecnologia em algo corriqueiro.

Linguagem de programação

Aprender a linguagem de programação já está presente na vida de muitas crianças de países desenvolvidos, como o Japão e os Estados Unidos. Isso porque a programação estimula o aprendizado e o raciocínio lógico desde os primeiros anos de vida.

Além disso, a alfabetização tecnológica evita o vício e o mau uso das tecnologias pelas crianças. Na I Do Code nós criamos uma metodologia moderna e focada no protagonismo do aluno durante o processo de desenvolvimento da programação.

O aluno desenvolve atividades essenciais para prepará-lo para as profissões do futuro.

Atividades de artes e humanas

profissões do futuro

Assim como é fundamental desenvolver habilidades ligadas à tecnologia, programação e criatividade, as atividades de artes e humanas também podem ser a chave para a preparação para as profissões do futuro.

Atividades ligadas às artes, filosofia, psicologia, neurociência e sociologia ajudam as crianças a ampliar os seus conhecimentos sobre o mundo e usá-los em soluções criativas para programar a inteligência artificial.

Invista em aulas de teatro, de música e todas as atividades ligadas às áreas acima.

As profissões do futuro exigirão uma formação multidisciplinar

Se antigamente era fundamental que fossemos muito bons em uma área específica, as profissões do futuro exigem uma formação multidisciplinar. Por isso, encorajem os seus filhos a estudarem e serem bons em mais de uma área. Isso faz com que se desenvolva a flexibilidade nas crianças.

Escolha cursos e atividades interdisciplinares para matricular o seu filho. 

Espero que você tenha gostado do artigo e que ele ajude a selecionar as melhores atividades para desenvolver com o seu filho de maneira a prepará-lo para as profissões do futuro. Visite o nosso site e conheça os cursos que oferecemos para crianças e jovens.

Similar Posts