profissões do futuro

Profissões do futuro: 10 profissões para o seu filho ficar de olho

As profissões do futuro devem ser levadas em consideração ao escolher a carreira que você quer seguir para a vida toda. Para quem vai prestar vestibular nos próximos anos ou para as crianças que recém estão entrando na escola cheias de sonhos e ideias para um futuro brilhante, é preciso ficar de olho nas principais tendências de mercado antes de escolher.

O mercado de trabalho tem mudado com muita rapidez em função da revolução tecnológica que estamos vivendo. Enquanto novas profissões surgem a todo momento, outras mais tradicionais estão desaparecendo completamente.

Você que tem filhos pequenos deve estar muito atento para que consiga prepará-los, desenvolvendo habilidades do futuro e se adaptando às inúmeras mudanças que têm acontecido.

Por isso, nós da I Do Code preparamos este artigo para te ajudar a ficar de olho nas profissões que serão valorizadas no mercado de trabalho do futuro. 

Quais são as profissões do futuro?

Muitos estudos já foram feitos e outros estão em curso sobre o que esperar do mercado de trabalho na era da revolução tecnológica. Afinal, ao escolhermos uma carreira precisamos saber qual será a situação dela no futuro.

Antigamente, quando as mudanças não eram tão bruscas como são hoje, você podia sonhar com a sua profissão quando criança, entrar na faculdade e trabalhar a vida inteira nela. Hoje o cenário pode mudar até mesmo entre o período de entrar na faculdade e sair dela.

Por isso, estamos sempre de olho nas principais tendências  do mercado de trabalho, baseados em estudos das melhores universidades e empresas do mundo. Dessa forma, conseguimos prever quais profissões podem continuar em alta e quais podem desaparecer definitivamente.

10 profissões do futuro para o seu filho ficar de olho

Se você está preocupado com o futuro dos pequenos e quer orientá-los a escolher uma profissão com boas chances de sucesso, acompanhe a seguir 10 profissões do futuro para o seu filho ficar de olho:

Profissões do futuro 1: Tecnologia da informação

profissões do futuro

Na era da revolução tecnológica todas as atividades e soluções que envolvem essa área tendem a crescer. O consumo de tecnologia tende a aumentar no mundo como um todo, mas principalmente dentro das empresas. 

Profissionais que sejam capazes de conceber, implementar e gerir esses sistemas tecnológicos terão o seu lugar ao sol garantido. Desenvolvedores e especialistas em segurança da informação são profissões que tendem a crescer muito.

banner minicurso linguagem c

Profissões do futuro 2: Médico

A medicina é uma das profissões mais tradicionais e que continuará sendo uma das mais requisitadas do mercado. Com novos vírus e doenças surgindo a todo momento, a tendência é que essa seja uma das profissões que continuará em alta.

Profissões do futuro 3: Professor

Assim como a medicina, este profissional é muito atemporal e continuará sendo muito requisitado no futuro. Talvez mude a forma como ele trabalha, passando de aulas presenciais para aulas online, mas a tendência é que nessa área não haja mudanças significativas

Todas as áreas da saúde e que envolvem os cuidados com a mente continuarão em alta. Com tantas informações e mudanças por compreender e processar, cada vez mais os psicólogos e psiquiatras terão espaço no mercado de trabalho. Além disso, é pouco provável que máquinas substituam o cuidado que esses profissionais têm com seus pacientes.

Profissão do futuro 5: Engenheiro Ambiental

A preocupação com o impacto ambiental bem como as alterações drásticas que o meio ambiente vem sofrendo nos últimos anos, fará com que a demanda por esses profissionais aumente. Sua maior responsabilidade será conciliar a tecnologia com o meio ambiente.

Profissão do futuro 6: Especialistas em Experiência de Usuário/Cliente

Profissão em ascensão no momento, o Customer Success faz com que o cliente tenha toda a assessoria necessária de algum produto ou serviço contratado, garantindo a comunicação efetiva e a fidelização do cliente. Com consumidores cada vez mais exigentes e que buscam uma experiência de compra ao adquirir um produto ou serviço, essa profissão tende a expandir nos próximos anos.

Profissão do futuro 7: Analista de Big Data

O analista em Big Data organiza, trata e analisa todas as informações coletadas de inúmeras fontes dentro de uma empresa e transforma em material estratégico. Como as organizações estão superlotadas de dados e informações e a era tecnológica tende a aumentar, esse é um profissional que verá sua profissão garantida pelos próximos anos.

Profissão do futuro8: Profissional de Marketing Digital

O marketing é uma carreira bastante antiga e que vem se fortalecendo no meio online. Como a competitividade entre as empresas tende a se fortalecer nos próximos anos e elas busquem cada vez mais se destacar das demais, esse é um ramo que seguirá em crescimento.

Profissão do futuro 9: Engenheiro hospitalar

profissões do futuro

Assim como a medicina, a tecnologia em hospitais também segue evoluindo e todos os dias surgem novos equipamentos de alta precisão para facilitar o tratamento dos pacientes. Dessa forma o engenheiro hospitalar está entre as profissões do futuro.

Este profissional deve reunir e aplicar tecnologias consideradas essenciais para solucionar problemas hospitalares.

Profissão do futuro 10: Geneticista

Esta é uma profissão atual e que continuará muito forte no futuro. Este profissional é capaz de identificar mutações genéticas em uma pessoa e agir na prevenção antes de os sintomas aparecerem.

Se você está realmente preocupado com o futuro profissional de seus filhos, deve levar em consideração que investir em uma profissão que “está na moda” não é garantia de uma carreira de sucesso. É preciso ficar de olho nas tendências, avaliando as oportunidades de mercado para conseguir desenvolver as habilidades essenciais que serão buscadas nas profissões do futuro.

Nós da I Do Code podemos te ajudar, entre em contato conosco

Similar Posts