habilidades profissionais como desenvolver

Habilidades profissionais: Temos 7 dicas para desenvolvê-las

Habilidades profissionais podem sim ser estimuladas bem cedo, especialmente a partir da terceira infância e posteriormente na adolescência. É justamente por isso que trazemos no artigo de hoje 7 dicas para alcançar esse propósito.

Assim como você, outros pais dizem estarem cercados de preocupações e aflições sobre o futuro de seus filhos. Afinal, com a perspectiva de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e seletivo, é absolutamente natural que exista apreensão, mesmo quando os filhos ainda são pequenos.

Olhando por um ângulo específico, onde pais e mães preocupados, porém, dispostos a contribuírem para criar diferenciais em seus filhos, temos, portanto, um viés positivo. Além de muito interessante, que é descobrir quais poderiam ser as habilidades profissionais de suas crianças e adolescentes, e, então, induzir uma série de medidas para desenvolvê-las.

De fato, este é o tipo de tema interessantíssimo para abordar em um artigo totalmente instrutivo para pais sábios e preocupados na formação de seus filhos. Por isso, a I Do Code pesquisou e traz aqui 7 dicas práticas para desenvolver habilidades profissionais. Conheça-as agora!

Sete dicas para desenvolver habilidades profissionais em seus filhos

Ensine e transpire amor pelo aprendizado

Aprender e amar aprender cada vez mais é algo realmente complexo em um mundo cheio de distração como o atual. Arriscamos a dizer que, talvez, seja este o maior desafio que pais preocupados precisam vencer antes de tudo.

Amar aprender é algo que depende da inspiração de pais, especialmente. Ou seja, o pai e a mãe devem inspirar a paixão pelo aprendizado sem medir esforços.

Igualmente um pai e uma mãe só poderão ensinar realmente amor pelo aprendizado se isso também lhes pertence!

Inspire e motive. Deixe-os também aprender com os erros que inevitavelmente irão cometer e, perceba aí, uma brecha fabulosa para desenvolver as melhores habilidades profissionais contidas no seu filho e/ou filha.

Resiliência é fundamental para habilidades profissionais

Você é resiliente? Tem subsídios para ensinar isso a seu filho?

Claro que todos desejamos que nossos filhos tenham sucesso na vida, particularmente na área que escolherem.

No entanto, é certo também que precisam se equipar de uma resistência formidável para se recuperarem dos contratempos que deverão experimentar ao longo da jornada.

Veja então, que é necessário avaliar o seu nível de resiliência e de que forma age para que seu filho perceba o tamanho da sua força. 

Falamos aqui da educação e construção através do exemplo, pois afinal, quase sempre também são os pais mártires e modelos a serem seguidos.

Assim sendo, eduque para desenvolver habilidades profissionais mostrando ao seu filho coisas como:

  • Diagnosticar oportunidades de aprendizagem quando ocorre o erro;
  • Aceitar a realidade (algo muito difícil de se fazer hoje em dia).
banner kit habilidades do futuro

Permita que resolvam seus problemas

Afinal de contas, eles serão adultos que terão que resolver problemas, então é melhor aprender isso desde cedo.

Se você como pai, por exemplo, sempre mediar conflitos entre amigos e irmãos, seus filhos não aprenderão a manobrar as relações interpessoais quando adultos.

E assim não terá recursos para procurar ou construir soluções por conta própria. Então, estimule seu filho a procurar suas próprias respostas.

Torne possível expandir horizontes

Não é novidade que uma visão maior e menos arcaica de contextos é essencial no ambiente profissional pós-moderno.

Logo, é vital também que seu filho aprenda a respeitar e apreciar outras culturas, pois é assim que desenvolve habilidades interpessoais essenciais e também empatia.

Você pode ajudá-lo lhe promovendo possibilidades de conhecer desde cedo outras línguas ou mesmo dando-lhe acessos guiados a tecnologia, inegavelmente essencial para seu futuro profissional, por exemplo.

Ainda, possibilite a destituição de pré-conceitos e amplie sua visão de pluralidade e diversidade.

Ensine a importância do trabalho em equipe

O profissional de hoje e ainda mais o do futuro precisa demonstrar, entre suas habilidades profissionais, ser capaz de trabalhar em equipe e, simultaneamente, se complementar e funcionar com sinergia.

Os sistemas de gerenciamento de desempenho das principais organizações estão sendo alterados para que o sucesso não seja mais medido pelo desempenho de um funcionário, mas sim, como melhoram os resultados da equipe.

Incentive-o então a participar de grupos, seja esportivo ou de estudos, para assim desenvolver melhor seus talentos e habilidades.

Segundo o estudo do autor Thomas Curley, 63% de pessoas bem sucedidas eram incentivados pelos seus pais a ler dois ou mais livros por mês.

Traga isso para a rotina do seu filho. Incentive-os a ler biografias, ficção, não-ficção, clássicos literários ou livros de hobby, e depois converse sobre o que leram.

Além disso, não esqueça das habilidades profissionais que dependem da matemática, por exemplo.

O domínio dos números desde cedo, ajuda no desempenho escolar como um todo, e também para que desenvolvam um raciocínio lógico, fundamental em qualquer carreira.

Encoraje pensamento crítico

Vivemos em um mundo complexo no qual os adultos são obrigados a analisar informações e a tomar decisões sobre inúmeras coisas todos os dias.

Uma das melhores maneiras de criar um pensamento crítico é através de uma relação rica e aberta. Portanto, certifique-se de que seu filho tenha tempo todos os dias para brincar sozinho ou com amigos.

Isso pode incluir assumir papéis (como, brincar de fingir ser bombeiro ou super-herói) construir estruturas; jogar jogos de tabuleiro; praticar esportes ou brincadeiras mais físicas, por exemplo, pega-pega ou esconde-esconde.

Para adolescentes, no entanto, habilidades profissionais podem ser desenvolvidas envolvendo-os em atividades altruístas, debates, fóruns, todas providenciais para expressar opiniões e alcançar conceitos próprios sobre a realidade.

Enfim, estas dicas irão ajudar seus filhos no desenvolvimento intelectual e emocional, inclusive despertando todo potencial empreendedor e profissional necessárias, além de essenciais para que sejam bem resolvidos e felizes.

Lembre-se que é você, pai ou mãe, a pessoa ideal para instigar a vontade de se desenvolver no seu filho. No entanto, você não está sozinho, conte com a I Do Code neste processo!

Similar Posts