Como incentivar o empreendedorismo na infância

Empreendedorismo: é possível incentivar as crianças desde cedo?

Empreendedorismo é uma palavra cada vez mais presente na vida de todos. Mas será que é possível incentivar as crianças neste caminho desde cedo? 

Sabemos que a sociedade tende a valorizar ainda mais as pessoas que são empreendedoras. Este desejo de livre iniciativa é reconhecido a cada dia mais. Por isso, mas não apenas, certamente é uma boa ideia estimular o empreender nos nossos filhos desde cedo.   

Muitas vezes o desejo de empreender é natural nas crianças – você já viu essa a paixão em seu filho e percebeu que era algo inegável e que vale a pena nutrir?

Existem crianças com um impulso natural para empreender. Isso as leva a reconhecer problemas, analisar soluções viáveis ​​e criar oportunidades para fazer essas soluções acontecerem. Essas, certamente, são características preciosas que pais, assim como professores, devem encorajar.

Ao incentivar isso em uma idade precoce, basicamente garantimos à futura geração que está tudo bem em capitalizar sua criatividade.

E quanto às crianças que não parecem ter inclinação para ser empreendedoras? 

Não há razão para que você não possa ensiná-los habilidades empreendedoras também! 

Habilidades empreendedoras podem beneficiar seus filhos, não importa aonde sua paixão às leve. Também será altamente vantajoso se eles levarem essas habilidades consigo em suas respectivas carreiras.

Portanto, no texto de hoje, trazemos um apanhado de formas para incentivar o espírito empreendedor no seu filho e filha. Acompanhe!

Os 3 pilares para incentivar o empreendedorismo em crianças

Empreendedorismo na infância

Aprender a reconhecer oportunidades

Ser empreendedor significa identificar e resolver problemas. Os empreendedores sabem como reconhecer um problema e começar a encontrar uma solução inovadora ou repaginada.

Este reconhecimento da oportunidade que leva os empreendedores a criar um produto ou serviço do qual as pessoas precisam. Como pai, mãe ou tutor, você pode descobrir que existem muitas oportunidades para encorajar o reconhecimento do problema e a criatividade voltada para a solução.

Ensinar seus filhos a buscar oportunidades e agir sobre elas irá contribuir muito para a probabilidade de seu sucesso futuro.

Aprender a resolver problemas

Em poucas palavras podemos dizer que a vida é um empreender constante! Pais muitas vezes são culpados de, sem saber, segurar e proteger demais seus filhos.  Claro que desejam é que alcancem todo o seu potencial e, claro, que avancem e amadureçam. 

Mas como eles podem começar a crescer quando estamos constantemente tomando grandes decisões por eles?

Como pais, é nosso dever proteger nossos filhos – não sufocá-los. Eventualmente, temos que deixá-los tomar as decisões. 

Temos que deixá-los enfrentar a adversidade de frente e decidir, por si próprios, o que querem fazer a respeito. As crianças que não estão acostumadas a decidir por si mesmas se sentirão perdidas ao primeiro sinal de adversidade.

E isso de fato pode ser prejudicial ao desenvolvimento do seu espírito de empreendedorismo

É necessário permitir que seus filhos tenham espaço para encontrar problemas e reunir informações. Para então tomar uma decisão informada – tanto em ambientes individuais quanto em grupo. 

Mostrar a eles a abordagem científica de tentativa e erro pode ajudar a desenvolver a curiosidade, a criatividade e a confiança nas crianças, à medida que eles aprendem a desfrutar o processo de exploração.

Aprender a resiliência

Na vida, sempre encontraremos problemas imparáveis ​​e objetos imóveis. Você como pai ou mãe, deve aceitar que os filhos acabarão falhando em algumas etapas e processos.

Eles vão sentir decepção, frustração e fracasso – coisas que também são comuns em quem pratica o empreendedorismo. Ensine-os, o mais cedo possível, que não importa quantas vezes eles caiam. 

O que importa, no entanto, é que consigam levantar de novo toda vez que isso acontecer, porque isso está nas habilidades que o século XXI demanda.

Todo empresário de sucesso já foi derrubado pelo menos uma dúzia de vezes em sua vida. No entanto, transformaram essas dezenas de derrotas em vitórias ao se levantarem e tentar novamente. 

Inspire coragem e força em seu filho enquanto ele ainda é jovem, e ele crescerá e se tornará uma verdadeira história de sucesso. 

Eles terão sucesso em tudo o que tentarem fazer porque escolherão nunca desistir, já que tanto para adultos, quanto para crianças, o empreendedorismo envolve resiliência.

Digamos que seu filho esteja tendo problemas para entender um determinado assunto. No lugar de puni-los por isso – o que pode prejudicar sua confiança e, por fim, desencorajá-los – incentive-os a buscar uma solução.

Trabalhe com eles para encontrar a raiz do problema. Como pai e mãe, procure os momentos de aprendizado embutidos em cada “fracasso” – e ensine a seus filhos o valor de nunca desistir.

A tecnologia é um viés para o empreendedorismo

A tecnologia é um viés para o empreendedorismo infantil

O que Elon Musk, Mark Zuckerberg e Bill Gates têm em comum?

Ambos aprenderam a programar no ensino médio – e isso ajudou muito no seu empreendedorismo.

Programação para crianças envolve uma miríade de habilidades que são sem dúvida úteis.

E, uma vez totalmente desenvolvidas, serão benéficas para elas no longo prazo: 

  • Promove habilidades em matemática, lógica e criatividade;
  • Ensina a resolução de problemas;
  • Ajuda a desenvolver análise situacional;
  • Aprofunda a capacidade de raciocínio.

Habilidades importantes para qualquer profissão que seu filho escolha. Envolve, por exemplo, disciplina, codificar não é tarefa fácil.

Você tem que aprender o básico antes mesmo de começar

E existem diferentes linguagens de codificação a serem consideradas, como Python para crianças ou JavaScript.

Não há atalhos para aprender a codificar – e nem para desenvolver o empreendedorismo. Certamente, existem guias e plataformas que podem facilitar o ensino de programação para crianças.

Mas ainda assim representa um desafio.

Outro exemplo? Determinação. 

Codificar para crianças pode ser recompensador e desanimador, especialmente quando há um problema que elas simplesmente não conseguem resolver. A codificação inspira o tipo de determinação que as crianças precisam desenvolver.

Aprender a programar ajuda a desenvolver o empreendedorismo mesmo em crianças pequenas.

banner curso box 2 em 1

Enfim, somos um centro de educação tecnológica para crianças e adolescentes focado em agregar a vida destes, através de uma metodologia que leva os alunos a desenvolver o raciocínio lógico, senso crítico, aprender a trabalhar em equipe e por fim, despertando o empreendedorismo natural de cada um.

Similar Posts