Quais são as habilidades que precisa desenvolver para a educação profissional

Educação profissional: 6 habilidades indispensáveis para sua carreira

Educação profissional –  Você realmente sabe quais são as habilidades indispensáveis para uma carreira profissional de sucesso? Neste texto vamos falar de 6 imprescindíveis. Confira!

Se você busca crescer no mercado de trabalho, ou mesmo está iniciando agora sua trajetória no trabalho, existem algumas habilidades importantes que devem estar reunidas no seu currículo e na sua pessoa.

Na verdade, são habilidades válidas em qualquer setor ou área – podemos inclusive dizer que elas são universais.

Contudo, ao tê-las e desenvolvê-las, você estará mais preparado para encarar as mudanças de um mercado dinâmico e volátil.

Assim sendo, neste texto a equipe I Do Code tem o prazer de compartilhar com você 6 importantes habilidades para sua formação profissional completa. Confira!

Habilidade de pensar criticamente como pilar na educação profissional

O pensamento crítico é necessário para quase todos os trabalhos. 

Na sua carreira, você precisa ser capaz de analisar evidências, questionar suposições, testar hipóteses, observar e tirar conclusões de qualquer forma de dados. 

O pensamento crítico não é apenas uma habilidade, mas um hábito formado para ajudar na solução de problemas.

Embora o pensamento crítico possa ser ensinado em teorias, ele precisa ser aplicado durante os estudos e experiências reais. Para que assim você possa criar o hábito de usá-lo em sua vida diária. 

Segundo a  Associação Nacional de Faculdades e Empregadores dos Estados Unidos (NASE), a habilidade de ter pensamento crítico é a principal prioridade para um empregador contratar alguém

Então, uma boa forma de desenvolver esta capacidade é se envolver em cursos que trabalham com aprendizagem ativa, por exemplo.

Pois, este método permite que crianças, adolescentes e adultos comecem a desenvolver esta habilidade, nos estudos e no trabalho respectivamente.

Habilidade de colaborar em tarefas e com a equipe

O trabalho em equipe é necessário para trabalhos em todo o espectro. 

Da construção civil ao marketing, da enfermagem à computação, colaboração é uma parte vital para manter a empresa funcionando perfeitamente.

Ao interagir e colaborar com seus colegas, a organização terá crescimento e sucesso, porque cada integrante tem um conjunto diferente de habilidades que trazem para a mesa. 

Ao interagir com seus colegas de trabalho, você pode chegar a uma conclusão ou ideia melhor do que teria por conta própria. 

Logo, se tiver esta habilidade, que também é uma habilidade social, você pode estar um passo à frente da concorrência. 

Os empregadores gostam desta competência, pois ela promove a unidade no local de trabalho.

Além de fornecer maior produtividade, aumentar a sinergia e fornecer novas oportunidades de aprendizagem.

Por isso, procure uma educação profissional onde o trabalho em equipe seja valorizado

Habilidade de comunicar-se oralmente e através da escrita

Habilidade de comunicar-se é imprescindível na educação profissional

Atualmente quando enviamos texto rápido para amigos ou família, não utilizamos a gramática adequada.

O que, por sua vez, pode resultar um declínio em suas habilidades de comunicação escrita ou oral. 

A falta de uma conversa pessoal também pode levar a isso.

Embora ser proficiente em tecnologia digital seja necessário para muitas carreiras, ela não deve ser usada como o único meio de comunicação. 

Isso reduz a qualidade das conversas cara a cara no local de trabalho. Então, você deve aprimorar sua comunicação para ser claro, objetivo e agradável sempre que possível

Habilidade de liderança para a educação profissional

Liderar não é algo simples, envolve muitos pormenores e ainda é necessário entender que tipo de líder gostaria de ser. Afinal, como uma matéria  publicada  no Blog da Locaweb, há pelo menos 6 tipos de lideranças.

Além disso, a habilidade de liderar envolve assumir o comando e motivar outras pessoas para atingir metas específicas em nível individual, de equipe e de empresa.

Isso significa que você pode efetivamente:

  • Gerenciar grupos;
  • Delegar responsabilidades;
  • Planejar e coordenar e tarefas;
  • Resolver problemas e conflitos;
  • Tomar e implementar decisões;
  • Treinar outras pessoas.

Além disso, toda empresa encontra problemas e, se você puder demonstrar sua capacidade de resolvê-los, sua carreira pode ascender de forma consistente.

Alguns são mais fáceis de resolver do que outros e, muitas vezes, estão relacionados ao cumprimento de metas e às barreiras que impedem que elas sejam alcançadas.

Habilidade de analisar e utilizar dados e informações

A habilidade de gerenciar o tempo é importante na educação profissional

Ser capaz de analisar dados é uma tarefa fundamental em muitos negócios diferentes.

Desde a identificação de padrões até a compreensão das métricas do cliente, a capacidade de avaliar as informações com eficácia, contribuirá de alguma forma para os negócios.

E, certamente, a educação profissional pode ajudá-lo aqui.

A complexidade desta análise dependerá da empresa e da função específica. Mas a aptidão para interpretar informações, extrair resultados e desenvolver relatórios é uma habilidade transferível valiosa.

Logo, um profissional deve ser capaz de usar bancos para coletar dados, analisá-los e interpretar as informações que coletou.

Lembrando que a coleta e análise de dados são relevantes para muitas funções e setores diferentes de uma empresa.

Em síntese, não há como gerenciar as finanças, o marketing, tão pouco a área revolucionária área de TI de uma empresa sem um volume expressivo de dados – Isso é fato!

banner curso planilhas

Habilidade de gerenciamento do tempo para a educação profissional

Trata-se de uma forma de organizar e planejar seu tempo para realizar atividades específicas.

O gerenciamento de tempo eficaz aumenta a produtividade, o que significa que você pode concluir mais trabalhos em menos tempo, mesmo quando está trabalhando sob pressão.

Uma boa gestão do tempo consiste em planejar o seu dia, assim minimizando as distrações e realizando revisões regulares para se certificar de que está progredindo.

Certamente, um fator significativo no gerenciamento do tempo é a priorização.

Contudo, somente com prática você pode aprender a priorizar suas tarefas de forma eficaz, focando nas tarefas mais urgentes ao invés de atividades menos importantes.

Concluímos, afirmando que estas são habilidades indispensáveis para qualquer carreira profissional atualmente.

Quais destas você já conquistou e domina?

Enfim, saiba que nós da I Do Code nos empenhamos para auxiliar mais pessoas a desenvolverem suas habilidades e enriquecer a educação profissional.

Entre em contato e saiba como podemos também ajudar você! 

E se você gosta de interagir no Instagram, vá até nosso perfil e acompanhe nossas postagens na rede.

Similar Posts