Celular abrindo aplicativo do youtube

Como o tempo do seu filho no Youtube pode ser melhor aproveitado

As crianças de hoje são incríveis, e, a cada dia que passa, parecem ficar cada vez mais. A facilidade com que se adaptam às novas tecnologias lhes permite o acesso à muitas informações, jogos, aplicativos, músicas, vídeos e muito mais. E, por falar em vídeos, uma ferramenta da internet que as crianças adoram é, justamente, o Youtube.

Sabemos que as crianças adoram passar horas no Youtube (assim como nós, não é mesmo?). Porém, isso não é motivo para limitar o uso, visto que, se utilizado de maneira produtiva, pode trazer muitos benefícios ao aprendizado. Muitas crianças, por natureza, ficam agitadas demais para conseguir parar e ler um bom livro. Elas gostam muito de vídeos, pois eles mexem com vários sentidos e são muito chamativos.

Então, que tal algumas dicas de canais do Youtube para mostrar pros seus filhos?

banner minicurso edicao de videos

Quintal da Cultura

quintal da cultura

Se você tem filhos pequenos, o Quintal da Cultura é uma ótima oportunidade para fazer eles gastarem horas assistindo vídeos e ainda assim aprender muitas coisas. O Quintal da Cultura é um programa da TV Cultura e disponibiliza seus episódios de forma gratuita em seu canal do Youtube, divididos em vídeos de até 10 minutos com base no tema do trecho.

O programa é apresentado por quatro apresentadores muito alegres e elegantes: os irmãos Ludovico e Doroteia, um amigo deles, Osório, uma tia deles, Ofélia, e ainda dois fiéis companheiros deles, o jabuti Quelônio e a minhoca Minhoquias. Juntos, eles falam sobre vários temas e ensinam sempre de forma simples e divertida.

Você pode conferir o canal deles aqui.

Manual do Mundo

manual do mundo

Já pegou seu filho desmontando brinquedos para entender como funcionam? Você tem que segurar ele para ele não fazer o mesmo com a TV, o computador ou o celular? Ele vive perguntando como as coisas funcionam? Se sim, Manual do Mundo é o canal perfeito para impedir que ele revire a casa toda em sua busca por conhecimento. Caso não, pode se tornar uma ótima oportunidade de despertar a curiosidade nele(a)!

Sendo o maior canal de Ciência e Tecnologia em português segundo o Guiness Book, o Manual do Mundo investiga vários mistérios do cotidiano com linguagem simples e de forma científica. Quer saber a diferença entre LED e OLED? Saber de onde vêm a internet? Ou ainda ver uma catapulta gigante em funcionamento? O Manual do Mundo mostra isso e muito mais.

Se você quiser conferir os vídeos do canal, é só entrar aqui.

Minuto da Terra

minuto da trerra

Você se preocupa bastante com o meio ambiente? Com a forma como usamos os recursos e como acabamos por poluir a natureza? Se preocupa com o aquecimento global e quer fazer a diferença para garantir o futuro de seus filhos? Quer seus filhos também sejam conscientes assim? Pois o Minuto da Terra é perfeito para isso.

Com vídeos de até 5 minutos, o canal aborda diversos temas relacionados ao meio ambiente, à saúde e à tecnologia, alternando entre temas atuais (como por exemplo a epidemia do novo coronavirus) e aulas breves e dinâmicas sobre diversos assuntos, como a formação dos oceanos e continentes, como o oxigênio é produzido e a formação dos deltas dos rios, além de várias curiosidades interessantes.

Quer saber mais? Conheça o canal.

Ciência Todo Dia

Ciência Todo Dia

Seu filho gosta bastante de ciência e tecnologia? Gosta de ficção científica, robôs e inteligências artificiais? Se interessa por temas muito complicados para a idade dele? Pois saiba que o canal Ciência Todo Dia pode ajudá-lo a satisfazer essa sede por conhecimento.

Embora tenha vídeos bem mais longos que os outros canais (por volta de 10 minutos normalmente), o canal aborda de forma mais profunda diversos temas difíceis e por vezes até polêmicos da tecnologia e ciência de ponta. Entre os assuntos de vídeos já publicados, é possível encontrar: física quântica, o Teste de Turing, cometas e o Big-Bang.

Quer saber como são os vídeos? Só dar uma olhada no canal.

Achou as dicas úteis? Caso assistir vídeos não seja o suficiente para prender a atenção dos seus filhos, temos algumas outras dicas que você pode gostar, como formas de estimular o raciocínio lógico, apps para aprendizado e algumas dicas de cursos para eles.

Similar Posts