o que é stem

Stem: Conheça o que é e como funciona esse sistema!

Cada vez mais ouvimos falar no sistema Stem, especialmente entre pais e professores, pois está presente na educação atual e sua importância se revela, a partir do momento que traz inúmeros benefícios para a formação integral dos alunos.

No artigo de hoje você ficará por dentro do que é o stem e saberá como esse método aparece inserido na educação. Confira e boa leitura!

O que é o sistema Stem?

O termo Stem significa, especificamente, o acrônimo para os termos em inglês: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

O sistema educacional Stem refere-se a uma abordagem científica integrada pela qual os quatro campos da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática formam um todo, onde os elementos interagem e afetam uns aos outros.

A abordagem Stem para a educação requer o uso de métodos inovadores e alternativos de ensino e aprendizagem, como projetos, práticas de laboratório e ferramentas tecnológicas.

banner kit metodologias educacionais

Ao mesmo tempo, a robótica educacional está se tronando o próximo passo na educação devido à sua natureza inovadora e à experiência prática que oferece aos alunos, tornando-os mais receptivos aos estímulos de aprendizado.

Segundo fala de Bill Gates, “não podemos manter uma economia inovadora a menos que tenhamos pessoas bem treinadas em ciências, matemática e engenharia”.

Essas áreas desempenham um importante papel na educação nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Além disso, essas disciplinas são ensinadas separadamente nas escolas e, às vezes, podem criar uma barreira significativa entre o conhecimento na escola e a vida real, se não forem ensinadas e apreciadas adequadamente pelos alunos.

Sem falar que, alguns alunos não gostam desses tópicos, porque não podem se relacionar pessoalmente com eles.

Portanto, é muito importante para a sociedade fornecer uma melhor educação stem para nossos alunos.

 Com uma educação voltada para esse método, é possível oferecer aos estudantes a oportunidade de compartilhar suas habilidades e conhecimentos.

Como mencionado anteriormente, o sistema Stem é baseado na ideia de educar os alunos em quatro disciplinas: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em uma abordagem interdisciplinar e aplicada.

Em vez de ensinar as quatro disciplinas de forma separada e discreta, esse sistema as integra a uma abordagem unida da aprendizagem, baseada em situações e aplicações do mundo real.

Objetivos do método

Os objetivos da educação stem, em todos os níveis de ensino, incluem o desenvolvimento do interesse científico dos alunos e sua capacidade de resolver problemas autênticos, com o objetivo de que o conhecimento da ciência seja usado para entender o mundo.

Além disso, os alunos poderão usar novas ferramentas tecnológicas e entender como a tecnologia afeta o mundo ao seu redor, para perceber a importância da engenharia no mundo real e como elas estão ligadas entre si.

Também visa melhorar as habilidades dos alunos relacionados à matemática, como análise, documentação e solução de problemas, apoiando-os a lidar com as situações do dia a dia.

Dentro de sua estrutura, a educação stem serve para aumentar o interesse dos estudantes nos estudos.

Sistema stem em diálogo com a robótica educativa

Sistema stem em diálogo com a robótica educativa

As aplicações de robótica educacional podem se tornar uma ferramenta educacional significativa na abordagem stem. Leia mais sobre em: O que é robótica educacional e quais os ganhos para o aprendizado.

Isso porque os alunos que trabalham com construções robóticas estão envolvidos em situações que exigem que os mesmos usem e apliquem conhecimentos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

As construções robóticas são usadas na educação como atividades extracurriculares e como atividades educacionais alinhadas aos objetivos curriculares que apoiam o desenvolvimento de habilidades do século XXI, tais como a colaboração, solução de problemas, criatividade, pensamento crítico e pensamento computacional.

Por isso, a robótica educacional é uma ferramenta dinâmica e altamente promissora para a educação stem.

Os estudantes recebem objetos para pensar, ajudando-os a perceber como a tecnologia funciona na vida real, conhecendo programação e computadores de uma maneira diferente e cultivando o pensamento computacional.

Também oferece estratégias e ferramentas aos educadores para gerenciar uma mudança nas abordagens na educação, de onde os alunos agem como pacientes, para abordagens nas quais eles podem trabalhar como construtores.

Muito kits educacionais de robótica são usados em todos os níveis educacionais, como os de Lego Minfstorms (RCX, NXXT, EV3), BoeBot, Arduindo, entre outros.

Aprofunde seus conhecimentos lendo também: Robótica: como o Arduino transforma crianças em cientistas.

Como usar o sistema stem em nossas aulas?

  • Aprendizagem baseada em projetos: isso requer que os estudantes apliquem o conhecimento de muitas disciplinas para obter um produto final.
  • Incentivar os estudantes a participarem de oficinas ou equipes de ciência, robótica, minecraft e dar-lhes diferentes experimentos que lhes ajudem a aplicar o conhecimento aprendido na prática real. Leve em consideração que os alunos adoram aprender através de jogos e oficinas de educação stem, onde podem soltar a imaginação, criatividade e colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
  • Convidar os pais dos estudantes que estejam envolvidos em ciência, matemática, psicologia, entre outros, a se envolver na organização de atividades na escola junto ao método stem.
  • Organizar atividades ao ar livre, onde os estudantes possam aplicar suas lições em situações práticas.

Similar Posts