jogo de xadrez - raciocínio lógico

Boas práticas que estimulam o raciocínio lógico das crianças e adolescentes

Ajudar crianças e adolescentes a desenvolverem o raciocínio lógico é um desafio no qual pais e professores passam, mas que ambos possuem um papel importante.

É possível considerar que o desenvolvimento intelectual de crianças e adolescentes é uma das etapas mais importantes durante o processo de crescimento. Isso porque, o que aprendemos na infância é importante para nos desenvolvermos na adolescência, e o que aprendemos na adolescência será importante na idade adulta.

A escola tem sim um papel importante na estimulação do raciocínio lógico, mas é em casa que o foco deve ser maior, isso porque é com exemplos maternos e paternos que as crianças e adolescentes se espelham e tendem a seguir mais. Quer ajudar seu filho a se desenvolver melhor cognitivamente? Confira abaixo algumas boas práticas que estimulam o raciocínio lógico das crianças e adolescentes.

banners internos 730 x 232

O Desenvolvimento neurobiológico na infância 

As capacidades cognitivas têm sua base neurobiológica no cérebro e, portanto, o desenvolvimento adequado do cérebro, bem como a prevenção de qualquer tipo de dano cerebral, é fundamental para um desenvolvimento cognitivo ideal, ajustado às demandas do ambiente que são estabelecidas por cada estágio do processo de desenvolvimento de uma criança.

Nos estágios iniciais de crescimento e desenvolvimento, bem como nos estágios posteriores do envelhecimento, uma série de mudanças é produzida na organização do sistema nervoso central (SNC). Além disso, tanto a estimulação fisiológica quanto as condições e experiências ambientais podem causar alterações na plasticidade do cérebro.

Nos primeiros anos de vida, nosso cérebro passa por um processo de amadurecimento, que estabelece continuamente novas conexões neuronais e produz crescimento estrutural. Nestes primeiros anos, o cérebro apresenta maior capacidade plástica e promove um período durante o qual a aquisição de funções cognitivas é favorecida, além de destrezas motoras, capacidades linguísticas, habilidades sociais e emocionais. 

Essa capacidade plástica do cérebro também facilita a recuperação dessas capacidades e funções que podem ser alteradas. Isso significa que quanto mais uma criança for exposta a estímulos mentais, mas ela irá desenvolver seu raciocínio lógico e aprender, usa a infância e adolescência a favor do seu filho.

Como posso incentivar o raciocínio lógico em crianças e adolescentes?

É importante que os pais ​​compreendam o estágio intelectual atual de seus filhos para que eles possam oferecer atividades para apoiar o crescimento cognitivo, intelectual e raciocínio lógico de seus filhos. 

Brincadeiras criativas e artísticas ajudam no aprendizado e no desenvolvimento, permitindo que as crianças se envolvam na solução de problemas onde não há respostas certas. Com a atividade criativa, o processo é mais importante que o produto final.

  • As visitas à biblioteca aumentam o vocabulário, imaginação e desejo de aprender. Um cartão da biblioteca é uma ótima maneira de apresentar os conceitos de empréstimo e responsabilidade a uma criança.
  • Apresente seu filho a museus, novos bairros e exposições.
  • Passe o máximo de tempo possível com seu filho.
  • Evite a visualização prolongada de jogos, televisão, vídeo e computador.
  • Configure um espaço para a lição de casa e uma rotina em sua casa.
  • Converse com o professor do seu filho se você estiver preocupado com o progresso do seu filho.

Que tipos de crescimento intelectual ocorrem na adolescência?

Como você viu acima, crianças mais novas apresentam uma plasticidade do cérebro, podendo aprender diversas coisas desde cedo. Mas, isso não significa que adolescentes não possam ser expostas a estímulos e a aprenderem coisas novas com a mesma facilidade. Os tipos de crescimento intelectual ocorrem na adolescência são:

  • Usa um pensamento mais complexo, focado na tomada de decisões pessoais na escola e em casa.
  • Começa a mostrar o uso de operações lógicas formais nos trabalhos escolares.
  • Começa a questionar os padrões de autoridade e sociedade.
  • Começa a formar e falar seus próprios pensamentos e opiniões sobre diversos tópicos. Você pode ouvir seu filho falar sobre quais esportes ou grupos eles preferem e quais regras dos pais devem ser alteradas.

Na adolescência média:

  • Expande o pensamento para incluir preocupações mais complexas, filosóficas e futuristas.
  • Muitas vezes, perguntas mais extensivamente, analisa mais extensivamente.
  • Pensa e começa a formar seu próprio código de ética (o que eu acho certo?).
  • Pensa em diferentes possibilidades e começa a desenvolver identidade própria (quem sou eu?).
  • Começa a considerar sistematicamente possíveis objetivos futuros (o que eu quero?).
  • Uma criança no final da adolescência:
  • Usa um pensamento complexo para se concentrar em conceitos menos egocêntricos e na tomada de decisões pessoais.
  • Aumentou o pensamento sobre conceitos globais, como justiça, história, política e patriotismo.
  • Muitas vezes desenvolve visões idealistas sobre tópicos, pode debater e desenvolver intolerância a visões opostas.
  • Começa a focar o pensamento em tomar decisões de carreira e seu papel emergente na sociedade adulta.

Como posso incentivar o raciocínio lógico em meu adolescente?

À medida que as crianças crescem, elas tornam-se mais sofisticadas na maneira de pensar, tornando-se mais lógicas e sistemáticas em seus processos de pensamento. Para aprimorar seu raciocínio lógico nesta fase:

  • Inclua-os nas discussões sobre uma variedade de tópicos, questões e eventos atuais.
  • Incentive-os a compartilhar ideias e pensamentos com você.
  • Incentive-os a pensar de forma independente, desenvolver suas próprias ideias e estabelecer metas.
  • Desafie-os a pensar em possibilidades para o futuro.
  • Elogie e elogie-os por decisões bem pensadas.
  • Ajude-os a reavaliar decisões mal tomadas.

Essas são algumas das formas que você pode incentivar o raciocínio lógico em crianças e adolescentes, lembrando sempre de estimular eles e não ficar preso ao comodismo de deixá-los assistir tv ou jogar vídeo game o dia todo, porque ficam “quietos”.

Cursos de línguas, música, dança e tecnologia também são formas de incentivar o raciocínio lógico em seus filhos e de quebra dar a eles de adquirir mais conhecimento ao longo do seu desenvolvimento até a fase adulta. Invista nisso!

Gostou do nosso artigo? Deixe um comentário com as suas dúvidas e sugestões! Siga a I Do Code no Instagram! Visite o nosso site!

Similar Posts