pensamento lógico

Pensamento Lógico: Como trabalhar com crianças e jovens

Está se perguntando como trabalhar o pensamento lógico nas crianças e jovens? Ou quais seriam as vantagens, e a partir de qual idade podemos começar a estimulá-los para que prevaleça o pensamento lógico?

Saiba que é a partir do pensamento lógico que as crianças e jovens desenvolvem muitas de suas capacidades intelectuais.

Quando desenvolvemos o pensamento lógico, ativamos o uso da razão, do sentido comum, e as crianças e jovens aprendem a argumentar e questionar as informações que recebem, também assimilam de forma mais otimizada a aprendizagem, tanto das ciências como da matemática.

E, em geral, suas capacidades intelectuais se elevam quando tem o pensamento lógico explorado.

Ainda que se estime que o pensamento lógico comece a desenvolver-se nas crianças a partir dos 5 ou 6 anos, estudos revelam que é possível estimular, inclusive a partir do primeiro ano de idade.

Por isso, os exercícios e atividades que se vinculem à análise resultarão de suma relevância.  

Confira algumas dicas no nosso artigo de hoje. Boa leitura!

Quando trabalhar o pensamento lógico em crianças e jovens?

O pensamento lógico nas crianças e jovens é impulsionado através de exercícios e jogos nos quais haja a necessidade de resolver problemas simples, partindo de análise, do uso correto de seus sentidos e de avaliação mental da situação em que se está enfrentando.

Para chegar a esta meta, devemos levar em consideração que as crianças irão estimulando esta capacidade de forma gradual, segundo suas capacidades o permitam.

Não obstante, nunca devemos subestimar a capacidade das crianças e jovens, pois isso pode interferir na aprendizagem. Logo, cabe sempre desafiar e instigá-los ao aprender!

Pensando nisso, existem inúmeras atividades e jogos educativos para crianças e jovens que foram elaborados para fomentar neles o uso de suas capacidades mentais. Isso, finalmente, os conduzirá ao desenvolvimento do pensamento lógico.

Jogos e atividades para estímulo da lógica

  • Jogos de Lego

A primeira opção tem a ver com os jogos da conhecida marca Lego, que podem ser explorados, tanto para o trabalho com crianças como com jovens.

Além de ser um jogo popular há décadas, possui uma linha de jogos diversificada para todas as idades.

Podemos contar com peças, as quais é possível ir vendo o aumento no nível de dificuldade na resolução até chegarmos às idades mais avançadas.

Os jogos mais básicos, e os métodos ideias, se você deseja impulsionar o pensamento lógico desde a tenra idade, estará se preparando para ensinar as crianças a construir formas a partir da união de peças que podem ser desmontadas.

Com esse tipo de atividade, procuramos despertar os sentidos da visão, lógica e memória, quando eles devem tentar encaixar figuras geométricas em espaços específicos para cada forma.

banner o que os pais nao sabem sobre educacao tecnologica dos filhos
  • Jogos de quebra-cabeças

Os quebra-cabeças fazem com que, tanto crianças, como jovens, resolvam problemas simples de dedução, tendo que ajustar as formas para encontrar uma imagem correta.

Esse tipo de brincadeira é muito benéfica, porque um dos primeiros sentido que são desenvolvimentos e estimulados nas crianças, por exemplo, é o da visão.

Crianças pequenas acham interessante resolver esses tipos de problemas e são motivadas a resolvê-los imediatamente.

Se os quebra-cabeças são do agrado de seu filho ou aluno, não hesite em comprar figuras cada vez mais complexas para resolver e aumentar suas habilidades.

  • Jogos de memória

Os jogos de memória também são benéficos para crianças e jovens.

Isso porque não apenas precisamos lembrar-nos das imagens, mas também usar o pensamento lógico para ir descartando as figuras repetidas.

  • Jogos de xadrez

O xadrez é um dos jogos mais efetivos para estimular a lógica, tanto para crianças como jovens e adultos.

Sua relevância é tal, que inclusive o consideramos um esporte.

É possível que seja a atividade mais recomendada para estimular o desenvolvimento das capacidades argumentativas, assim como também o é para resolver ideias vinculadas com o espaço, o tempo e a estratégia.

Leia também: Xadrez estimula a paciência e autoconfiança em crianças aponta estudo.

O xadrez também resulta ideal para que você compartilhe um tempo com seu filho ou aluno e reviva a diversão das atividades de mesa.

  • Minecraft

Devemos incluir esse jogo por razões óbvias. Isso porque o Minecraft é um dos jogos mais populares de entretenimento e que é explorado para fins educativos, por estimular o pensamento lógico das crianças e jovens.

Esse jogo pode ser utilizado por crianças a partir dos 8 anos de idade. Aprofunde seus conhecimentos sobre esse tema, lendo: Minecraft educacional: jogos como ferramenta de aprendizagem

Não hesite em realizar buscas informativas com frequência para verificar quais são os jogos e atividades mais recentes para estimular o pensamento lógico das crianças e jovens.

Feito isso, leve-os para que eles possam se divertir com um propósito educacional.

Similar Posts