Educação: 9 palestras TED Talks imperdíveis

ted talks

TED é uma associação sem fins lucrativos que possui como objetivo espalhar boas ideias no mundo. A organização foi criada em 1984 por Richard Saul Wurman’s, que percebeu a poderosa convergência entre tecnologia, entretenimento e design. TED Talks são apresentações de especialistas em determinada área que passam uma mensagem importante e ensinam determinado assunto. 

O conceito dos TED Talks é divulgar em vídeos curtos, de no máximo 18 minutos, ideias e concepções que podem contribuir para a formação de um mundo melhor.   Os textos são legendados em várias línguas, o que garante a globalização da informação.

Na página do vídeo há um fórum de discussão onde pessoas de todo o mundo têm a possibilidade de debater sobre o que foi exposto em cada TED TalkO modo que esse conhecimento é disposto online é uma experiência enriquecedora para adquirir novos conceitos e gerar novas perspectivas.

Veja 9 TED Talks sobre educação que você não pode deixar de assistir:

  1. Como aprender a partir de erros? –  Diana Laufenberg
maxresdefault (1)

Diane mostra sua experiência como educadora de crianças e adolescentes e fala um pouco de como a educação era quando ela era ainda criança, baseada em livros e não em recursos tecnológicos, como a internet e como a informação era escassa no passado.

Em sua apresentação, ela cita experiências construtivas em sala de aula e como visualiza o novo modelo de aprendizado que estamos vivendo, onde as crianças possuem fácil acesso à informação.

Para elas, os professores erram no processo de aprendizado quando dizem para as crianças nunca errarem e pedirem a elas terem a resposta sempre certa. Isso não é aprender.

Clique aqui para a palestra da Diana Laufenberg.

2. Traga a revolução para a aprendizagem – Sir Ken Robinson

Sir Ken Robinson

Para eles a educação, de alguma forma, desvia muitas pessoas de seus talentos, fazendo com que essas pessoas trabalhem em áreas que não gostem. Por isso, é preciso que haja não uma reforma, mas uma revolução na educação, mas esse processo vê impasses como o costume do senso comum.

Ken Robinson passa a mensagem do que o que já foi um modelo aceitável na educação, hoje já não é mais, pois não está adaptado às transformações que o mundo passou. A criação por conta própria promete o aprendizado e o fracasso e o erro faz parte desse processo. É preciso que os estudantes sejam constantemente instigados e o aprendizado seja experimental.

Clique aqui e veja esta apresentação.

3. Professores precisam de um feedback real – Bill Gates

Bill-Gates-TED-educação

Neste TED Talk, Bill Gates fala da importância de ter alguém que dê feedback na educação, pois essa é a possibilidade que os professores têm de melhorar.

É preciso diagnosticar áreas que os professores precisam melhorar para que o que está errado não impacte na educação dos alunos. Isso exige investimento, mas o impacto seria extraordinário.

Clique aqui e veja a apresentação do Bill Gates.

4. Ensinar artes e ciências juntas – Mae Jemison

Mae Jemison speaks at TED2016 - Dream, February 15-19, 2016, Vancouver Convention Center, Vancouver, Canada. Photo: Marla Aufmuth / TED
Mae Jemison speaks at TED2016 – Dream, February 15-19, 2016, Vancouver Convention Center, Vancouver, Canada. Photo: Marla Aufmuth / TED

Mae Jemison foi a primeira mulher negra a ir ao espaço. Neste TED Talk, Jemison fala sobre a importância de os professores são isolarem disciplinas que envolvem criatividade e lógica. A melhor forma é misturar as duas formas de pensar, pois é possível ser, ao mesmo tempo, criativo e lógico.

Clique aqui e veja esta apresentação.

5. Vamos usar o vídeo para reinventar a educação – Salman Khan

Criador da notável Khan Academy, que fornece vídeos educativos para o ensino da matemática, Salman Khan, defende que os vídeos são a melhor forma de reinventar a educação. Isso porque eles são interativos. Para ele, os vídeos deveriam ser dados aos alunos para assistirem em casa e fazer a lição na sala de aula com a ajuda do professor. Geralmente, acontece ao contrário.

As tecnologias podem humanizar em escala global a educação e descontruir o modelo tradicional em que na maior parte do tempo o professor passa expondo a matéria e fazendo as avaliações.

Clique aqui e assista a palestra de Salman Khan.

6. O que estamos aprendendo com a educação online – Daphne Koller

Daphne Koller-TED-educação

Daphne Koller defende que as melhores universidades deveriam colocar seus cursos mais interessantes em plataformas online, de modo  gratuito.

Isso não seria apenas um serviço, mas uma forma de estudar como o aprendizado ocorre nas modalidades de ensino à distância. Dessa forma, Daphne explica o fenômeno da educação online.

Clique aqui e veja esta apresentação.

7. Mudando paradigmas educacionais – Sir Ken Robson

Nessa outra apresentação, Sir Ken Robson fala como a educação precisa se adaptar às mudanças do mundo. A palestra é voltada para pais e professores, e Ken Robson levanta questões importantes, como o aumento de taxa de abandono escolar, incitando uma conversa oportuna entre pais e professores.

Clique aqui para ver a apresentação.

8. Não como o marshmallow – Joachim de Posada

Joachim de Posada

A partir de uma experiência em que dar um doce para uma criança de quatro anos e dizendo que se ela aguentar não comer o doce por quinze minutos ela ganhará outro, Joachim Posada fala da importância de ensinar autodisciplina às crianças para que no futuro elas tenham sucesso, que está ligado com a capacidade de esperar recompensas.

Essa palestra faz com que os professores e pais entendam um pouco mais da psicologia infantil.

Clique aqui e veja esta apresentação.

9. O que eu aprendi com meus irmãos autistas – Faith Jegede

Faith Jegede-TED_Educação

Iniciando sua fala dizendo “Por favor, não me digam que sou normal”. Faith Jegede fala da experiência de crescer com dois irmãos autistas e não menos extraordinários. Faith fala como o autismo pode ensinas sobre amor, comunicação, individualidade e de como a diferença pode trazer coisas boas para a vida.

Clique aqui e veja esta apresentação.

Animado para saber mais? Descubra também 7 livros sobre educação que indicamos.


Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: