capacidade cognitiva: menino de óculos com livro aberto

Entenda: O que é capacidade cognitiva?

O cérebro humano é o centro da cognição, assim tudo o que abrange a vida – palavras, visões, memórias, compreensão do ambiente, existe por causa da capacidade cognitiva. 

A nossa capacidade cognitiva é o veículo para a cognição, ela consiste em nos ajudar a criar certas habilidades que o cérebro usa para processar estímulos. Esta capacidade é muito importante ao longo da nossa vida, sendo mais facilmente desenvolvida na infância, quando a criança está mais aberta a aprender coisas novas.

Entenda abaixo o que é capacidade cognitiva e alguns exemplos, e como você pode desenvolvê-la ainda mais em seu filho.

O que é capacidade cognitiva?

A cognição tem a ver com a maneira como uma pessoa entende o mundo e age nele. É o conjunto de habilidades ou processos mentais que fazem parte de quase todas as ações humanas enquanto estamos acordados.

Assim, a capacidade cognitiva é a capacidade do nosso cérebro para executar habilidades, desde executar qualquer tarefa, da mais simples à mais complexa. Ela têm a ver com os mecanismos de como aprendemos, lembramos, resolvemos problemas e prestamos atenção, do ponto de vista pessoal. 

Por exemplo, atender o telefone envolve percepção (ouvir o toque), tomada de decisão (atender ou não), habilidade motora (levantar o receptor), habilidades linguísticas (falar e entender a linguagem), habilidades sociais (interpretar o tom da voz e interagir adequadamente) com outro ser humano).

A capacidade cognitiva é suportada por redes neurais específicas, por exemplo, as habilidades de memória dependem principalmente de partes dos lobos temporais e de lobos frontais (atrás da testa).

Exemplos de habilidades cognitivas

É com a capacidade cognitiva que desenvolvemos as habilidades cognitivas que são frequentemente divididas em 9 categorias diferentes. 

exemplos de habilidades cognitivas

Cada uma dessas habilidades cognitivas reflete um método diferente que seu cérebro usa para interpretar e usar efetivamente as informações. São elas:

Atenção sustentada

Ajuda a criança a se concentrar em uma única tarefa por um longo período de tempo. Na escola, essa habilidade permite que a criança permaneça focado e motivado para continuar uma única tarefa até que a complete. A atenção constante ajuda a resistir a outros projetos e a trabalhar em direção a objetivos de longo prazo.

Atenção seletiva

Permite que a criança concentre sua atenção em uma única tarefa, mesmo quando houver distrações ao seu redor. Ele ajuda a decidir onde colocar sua atenção entre muitas opções diferentes e permite continuar nessa tarefa. 

Atenção dividida

Às vezes, a criança precisa ter sua atenção em vários lugares, e a atenção dividida ajuda a reter informações enquanto conclui com êxito duas ou mais tarefas ao mesmo tempo. A atenção dividida ajuda a concluir uma tarefa de hoje sem esquecer as ideias que a criança tem para amanhã. 

Memória de longo prazo da capacidade cognitiva

A memória de longo prazo permite recuperar informações do passado. Essa habilidade pode ajudar a criança a lembrar os pontos principais de uma aula na semana passada e também o nome do colega de classe de três anos atrás

Memória de curto prazo

A memória de curto prazo ajuda a reter informações enquanto a criança a usa. As habilidades de memória de curto prazo também podem ajudar a reter os pontos discutidos em uma aula recente.

Lógica e raciocínio

As habilidades de lógica e raciocínio ajudam a resolver problemas e gerar ideias. Uma criança usa habilidades de lógica e raciocínio quando identifica um problema e busca uma solução para atender a essas necessidades. 

banner kit desenvolvimento cognitivo

Processamento auditivo

Nosso cérebro usa o processamento auditivo para entender as informações que chegam através dos nossos ouvidos, misturando, analisando e segmentando sons para uso imediato ou futuro. Essa habilidade cognitiva pode ajudar a ouvir ativamente colegas, professores e os pais não apenas internalizando sons, mas também interpretando e ajudando a criança a usar produtivamente as informações que ouviu.

Processamento visual

O processamento visual ajuda a interpretar efetivamente as imagens. As fortes habilidades de processamento visual permitem analisar imagens e entender as representações visuais dos dados, como na aula de matemática, por exemplo. 

Velocidade de processamento

Essa habilidade cognitiva final ajuda a criança a executar tarefas com rapidez e precisão. Quando se tem alta velocidade de processamento, seu cérebro é capaz de interpretar mais rapidamente as informações e aplicá-las a uma determinada tarefa. O fortalecimento dessa habilidade pode melhorar a produtividade, ajudando a concluir tarefas com mais eficiência.

Como melhorar a capacidade cognitiva

A capacidade cognitiva pode ser treinada e fortalecida, como seu hobby favorito, todas as habilidades cognitivas exigem prática e repetição para serem refinados. 

Veja como você pode melhorar a capacidade cognitiva do seu filho:

  • Jogos: quebra-cabeças e jogos de tabuleiro mantêm o cérebro ativo, incentivando novas ideias e solução de problemas.
  • Exercício: A atividade física melhora a memória, o humor e a função cognitiva geral. Seja uma caminhada rápida ou um exercício mais intenso, permanecer ativo promove a liberação de endorfinas e neurotransmissores que diminuem a inflamação do cérebro.
  • Descanso: Uma boa noite de sono é essencial para a cognição. O cérebro precisa descansar para reparar e regenerar conexões neuronais.
  • Reduzir o estresse: O estresse é uma faceta natural da vida, mas nem todo estresse é benéfico. Evitar o estresse desnecessário reduz a chance de seu filho desenvolver problemas cognitivos.
  • Dieta: A capacidade cognitiva é alimentada por alimentos, uma dieta inadequada não fornece ao cérebro as vitaminas e os minerais para expandir as habilidades cognitivas. Faça uma dieta com vegetais de folhas verdes e gorduras ômega-3 suficientes, como nozes, para promover um ambiente fisiológico ideal para a cognição.

Entendeu o que é a capacidade cognitiva e a importância dela para o desenvolvimento intelectual do seu filho? Então que tal começar hoje mesmo a incentivar essas habilidades na vida dele (a)?!

Similar Posts