livros sobre educação

Livro sobre educação: veja os melhores que você deveria ler hoje mesmo

Você já leu algum livro sobre educação? Pais de primeira viagem? Ou talvez pais já experientes de dois, três ou quatro filhos. A educação de seus filhos é sempre algo desafiador e de extrema importância, os pais precisam ter paciência e maleabilidade para contornar situações ao mesmo tempo ensinando para seus filhos o que devem e não devem fazer. Mas são tantos desafios ao longo do desenvolvimento da criança que pode ser difícil tomar as decisões certas, e muitos pais decidem procurar ajuda em livros que tenham estudos sobre todo esse complexo processo do crescimento dos filhos. E para ajudar vocês com isso, aqui vão os 7 livros sobre educação que você deveria ler.

Quem ama, educa! de Içami Tiba

livro sobre educação

Lançado em 2012 foi um dos best-sellers brasileiro sobre educação. Içami Tiba é um psiquiatra e propõe que os pais tentem adaptar as maneiras de educar ao dia de hoje, não existe um roteiro de como ser pai, e por isso nós normalmente seguimos quem nos ensinou, os nossos pais, mas é importante lembrar que os pais devem educar seus filhos para um mundo diferente do que foram educados, um mundo novo e repleto de estímulos.

Limites sem Traumas, de Tania Zagury

livro sobre educação

Tania Zagury é filósofa e mestre em educação e neste livro ela fala sobre algo de extrema importância, limites. Este é um ponto muito complicado durante o processo educativo, pois limites demais podem prejudicar o desenvolvimento da criança, em compensação, segundo Tania Zagury, a “liberdade total” pode ser prejudicial para o convívio em sociedade e até mesmo para sua felicidade.

101 ideias para curtir com seu filho, de Paula Perin

livros sobre educação

Os pais têm a responsabilidade de educar seus filhos e buscam ajuda-los a se tornarem boas pessoas, mas educação dos filhos não se resume a brigar quando fazem algo de errado, é importante para a criança ter um ambiente prazeroso em que ela possa experimentar e se desenvolver, isso ajuda até mesmo na confiança que ela terá com seus pais. Sendo assim atividades em família são de extrema importância, Paula Perin destaca a importância de pequenos momentos em família e a diferença que fazem no desenvolvimento da criança e dá sugestões de atividades que além de prazerosas contribuem no aprendizado.

Crianças francesas comem de tudo, por Karen Le Billon

livro sobre educação

Apesar de não ser especificamente um livro sobre educação, Karen Le Billon conta como foi a adaptação alimentar quando sua família se mudou para a frança. A educação alimentar faz parte da educação dos filhos, é importante que eles aprendam a comer de maneira saudável para que seu desenvolvimento não seja afetado. A autora compartilha as estratégias e receitas utilizadas por ela para que seus filhos comecem algumas coisas que eles, apesar de não quererem, precisavam. Altamente recomendado para pais que tenham dificuldade em cuidar da alimentação de seus filhos mas uma leitura bem vinda a todos.

banner o que os pais nao sabem sobre educacao tecnologica dos filhos

Já tentei de tudo!,  de Isabelle Filliozat

livros sobre educação

Com base em diversas pesquisas e estudos científicos este livro tenta ser um manual para ajudar pais a educar seus filhos de até 5 anos. Quando muito novos, as “birras” normalmente são resultado de pais não compreenderem o seu filho e, possivelmente, as suas necessidades. Isabelle Filliozat defende que ao invés de apenas repreender os filhos, os pais devem compreendê-los, para assim poder educá-los da maneira correta. Até os 5 anos o choro e a manha são as maneiras que a criança sabe para expressar seus sentimentos, os pais devem aprender a entender o que seu filho está sentindo para que assim possam ensiná-los.

Meu filho me enlouquece!, de Isabelle Filliozat

livros sobre educação

Seguindo a mesma ideia do “Já tentei de tudo!”, aqui Isabelle Filliozat fala da educação de crianças de 6 a 11 anos. Apesar de eles já aparentarem serem mais velhos, e sempre quererem ser considerados adultos, é importante lembrar que eles continuam sendo crianças e não sabem lidar ou interpretar muitas coisas ainda. Meu filho me enlouquece! sugere maneiras de lidar com situações do cotidiano e defende que uma educação sem violência e punição tem resultados melhores desde que os pais busquem resolver as dificuldades sem gerar conflito.

Aprendendo inteligência, de Pierluigi Piazzi

livros sobre educação

E para finalizar essa lista, um livro para ajudar os pais a prepararem seus filhos para a escola. Aprendendo inteligência aborda a ideia de que não existe uma inteligência nata que determina a capacidade de cada um, segundo Pierluigi Piazzi, inteligência é algo que pode ser aprendido. O livro trás diversas maneiras de reforçar o aprendizado e explica como o nosso cérebro funciona de uma maneira mais sucinta e focada em como aprendemos. É um livro interessante até para as crianças (um pouco mais velhas) lerem, mas é muito útil os pais saberem o que podem fazer para garantir que seus filhos aprendam mais em menos tempo e tenham menos dificuldades na escola, permitindo que vejam aprender como um beneficio e não como um obstáculo.

Gostou das dicas? Que tal agora ver quais são os problemas da educação atual?

Similar Posts