jogos educativos educação crianças

Jogos educativos: benefícios e exemplos para o seu filho(a)

É perceptível que muita coisa mudou em nossa sociedade após a inicialização da Revolução Digital, também chamada de Terceira Revolução Industrial. O modo como nos relacionamos se modificou de tamanha forma que, graças ao advento da tecnologia, as relações sociais passaram a ser desempenhadas de forma mais flexível. Sob essa mesma perspectiva, a educação também foi outra área que registrou grandes avanços em seus resultados após introduzir os jogos educativos em sua metodologia.

A razão clara dessa associação possui explicação devido a presença de uma sociedade atual com características cada vez mais imediatista, criativa e digital, o que fez com que os modelos de ensino antigo não têm mais se apresentado tão eficaz para apreender a atenção dos alunos e muito menos solidificar o aprendizado.

Mas será que associar jogos com aprendizado seria mesmo eficaz? A resposta é sim! Nesse artigo separamos alguns benefícios e exemplos para explicar melhor como os jogos educativos podem ajudar no desenvolvimento educacional de seus filhos.

1- Os jogos educativos estimulam o aprendizado para trabalhar em equipe

Saiba que os jogos educacionais se apresentam como excelentes meios para estimular o trabalho em equipe nas escolas. O que, então, esses jogos podem oferece ao aprendizado do meu filho? Simples! Os jogos educativos são uma oportunidade grandiosa de poder ensiná-lo a lidar com pessoas distintas e opiniões diferentes através de uma forma divertida.  

Além disso, é possível trabalhar com seu filho a ideia de ele reconhecer o fato de que todos os indivíduos possuem suas próprias forças e habilidades em apenas algumas áreas e, assim, somente unindo essas características de cada um, é que se pode haver a criação de uma estratégia bem mais poderosa para se conquistar o objetivo definido.

Um bom exemplo de jogos educativos que estimulem as crianças a desenvolverem todas essas peculiaridades do trabalho em equipe seriam: os debates em grupos dentro das salas de aulas, gincanas e jogos educativos online.

2- Jogos educativos como importante ferramenta para o melhorar o ensino e aprendizado

Como dito de forma prévia anteriormente, manter a atenção de crianças e jovens para o aprendizado na sala de aula, por exemplo, tem se tornado um dos principais desafios do ensino na atualidade. Assim, professores e diretores de escolas de ensino têm se desdobrado cada vez mais para modificar o sistema de ensino ultrapassado em que o professor se coloca à frente da turma para ministrar sua aula no quadro.  

Visando alterar esse sistema engessado e consolidar o aprendizado de uma forma divertida e que prenda a atenção das crianças, tem se tornado cada vez mais comum o formato de aulas que promovam o uso de jogos educativos tecnológicos. Com isso, nunca ficou tão fácil compreender o mundo da Língua portuguesa, os mistérios da matemática e os componentes microscópicos estudados na ciência.

Bons exemplos desses jogos seriam jogos onlines ou aplicativos de alfabetização ou que ensinem a fazer soma e subtração, além daqueles jogos que pode abordar o estudo dos seres vivos.

3- O desenvolvimento da criatividade

Ao fornecer ao seu filho uma plataforma online de desenho, por exemplo, é possível fazer com que ele explore seu lado artístico por meio do uso de diversas formas geométricas e ferramentas disponíveis, e de desenvolver sua criatividade. Além disso, os jogos educativos que possuem ambientes, animais ou que sejam de montar peças, são muito importantes para desenvolver a imaginação dos pequeninhos.

banner minicurso edicao de videos

4- Melhora da coordenação motora

A maioria dos jogos educativos conseguem manter uma boa relação entre proporcionar exercício para o corpo e para a mente, e promover a diversão da garotada. Além disso, outro ponto benéfico do uso desses games é aperfeiçoar os movimentos e, consequentemente, a coordenação motora da criança. Isso se dá através de combinar movimentos dos olhos com as  mãos, além de estimular seu filho a manipular pequenas peças e objetos de forma leve.

5- Os jogos educativos estimulam seu filho a aprender com os erros

Outro fator importante é o aprendizado que pode ser obtido com cada erro cometido ao longo dos jogos, o que permite que a criança crie alternativas diferentes para tentar progredir em cada fase do jogo. Um exemplo claro disso é quando seu filho, em algum jogo, comete algum erro e, por não conseguir passar para a próxima etapa, ele acaba tendo que voltar para etapa inicial. Assim, como o plano anterior não deu certo, o jogo o encarregará que seu filho desenvolva e analise outro plano, caso queira passar para o próximo passo do jogo.

Viu só como o fato de aliar os jogos educativos à educação de seu filho pode resultar em inúmeros efeitos benéficos para o desenvolvimento e aprendizado dele?  Para saber mais sobre o mundo dos jogos, leia também nosso blog e descubra como os jogos eletrônicos mudaram o mundo.

Agora, você já imaginou que seu filho pode associar esse formato de aprendizado sólido, criativo e divertido, em um só lugar? Saiba que aqui na I do Code é possível! Entre em contato conosco que te ajudamos a escolher o melhor curso para o seu pequeno.

Similar Posts