habilidades socioemocionais

Habilidades socioemocionais: saiba como elas podem ajudar seu filho(a)

As habilidades socioemocionais são essenciais para qualquer pessoa na vida adulta. Para que elas sejam devidamente desenvolvidas precisam ser trabalhadas desde a infância por meio de uma série de bons estímulos dados aos pequenos desde os primeiros anos de vida.

Quer entender mais sobre esse tema? Neste texto explicaremos tudo para você! Primeiramente diremos o que são e quais são as habilidades socioemocionais. Posteriormente, apresentaremos todos os motivos pelos quais você deve estimular o desenvolvimento dessas habilidades por seus pequenos. Confira!

Quais são as habilidades socioemocionais?

Mesmo associadas, cada uma das habilidades deve ser estudada com profundidade para entender o porquê de ser valiosa para todos. Veja a seguir quais são elas:

Empatia

A empatia é a capacidade de identificar-se com outras pessoas e entender o que elas pensam e sentem. Desenvolver essa habilidade é essencial para que possamos enxergar as situações a partir de outras perspectivas e lidar melhor com situações de conflito.  

Autoconhecimento

É a partir do autoconhecimento que outras habilidades socioemocionais podem ser desenvolvidas adequadamente. Isso acontece porque essa habilidade leva a pessoa a conhecer a si mesma e entender quais são suas limitações físicas e emocionais. Desse modo, fica muito mais fácil ter disciplina e entender quais são os objetivos e metas de curta, média e longa duração.  

Cooperação

Quando pessoas trabalham juntas em busca de um mesmo propósito há o desenvolvimento de habilidades que as tornam mais sociáveis. Desse modo, a cooperação ajuda a tornar as tarefas diárias mais agradáveis ao mesmo tempo em que faz com que as atividades se tornem mais fáceis. Além disso, a cooperação faz com que todos criem vínculos afetivos para além do trabalho e vivam em mais harmonia.

Resiliência

Essa habilidade faz com que a resistência das pessoas seja aumentada em momentos de crise. Sendo assim, em conjunto com o autoconhecimento ela possibilita que seja possível para o indivíduo ter mais autocontrole. Desse modo ele garante determinação e persistência para alcançar objetivos de curto, médio e longo prazo.  

Motivos para desenvolver as habilidades socioemocionais

Agora que você sabe quais são as habilidades socioemocionais, veja por quais motivos você deve estimular o seu pequeno a desenvolver cada uma delas. Veja a seguir quais são esses motivos e porque elas devem ser desenvolvidas para ele ser um adulto estável e bem-sucedido:

Disposição para liderança

Ser um bom líder é essencial não apenas para ter cargos de liderança, mas também para conseguir conduzir as metas e objetivos da própria vida. Sendo assim, desenvolver as habilidades socioemocionais (como a empatia e a cooperação) é primordial para que o pequeno possa lidar bem com as diversidades da vida.

Além disso, ele também conseguirá lidar de forma mais humana e empática com as pessoas a sua volta. Assim ele poderá não somente ser um bom líder para atrair lucros e benefícios para a organização em que trabalha, mas será admirado por ser bom em lidar com as pessoas ao seu redor.

Mais controle sobre medos e limites

Dentre as habilidades socioemocionais que mais auxiliam no controle sobre medos e limites, o autoconhecimento e a resiliência são fundamentais. Desse modo, medos que surgem na infância e podem se tornar traumas podem ser superados, assim a criança pode entender como superar os medos e lidar com situações comuns, como exemplo falar em público.

Construção de relações saudáveis

Como já dissemos no tópico sobre liderança, desenvolver habilidades socioemocionais é essencial para que o seu pequeno possa aprender a lidar melhor com as pessoas que estão ao seu redor. Assim ele consegue também construir relacionamentos saudáveis e ter uma vida com mais bem-estar devido à presença da família e amigos.

Fortalecimento da autoestima

O autoconhecimento é essencial para que o pequeno fortaleça a sua autoestima. Assim ele conseguirá desenvolver-se melhor em todas as áreas da sua vida e tem mais chances de realizar metas e objetivos. Além disso, ele também consegue desenvolver relacionamentos saudáveis e ter mais bem-estar.

Aumento da perseverança e disciplina

Lembra quando falamos que as habilidades socioemocionais envolvem o autoconhecimento e a resiliência? Pois bem, ao desenvolver essas duas habilidades a criança consegue ter mais perseverança e disciplina em todas as áreas da sua vida. Desse modo ela aprende quais os seus limites e consegue traçar estratégias eficazes para alcançar metas e objetivos de vida.

banner o que os pais nao sabem sobre educacao tecnologica dos filhos

Diminuição de preconceitos e intolerância

Por fim, é por meio da empatia que a criança consegue diminuir os preconceitos e não ser intolerante com os outros ao seu redor. Há tempos que essas são características valorizadas não somente em ambientes corporativos, mas em todo lugar que se propõem a ser justo e igualitário com todos.

Além disso, ao não ser preconceituoso e intolerante o seu filho está contribuindo para que outros possam ter mais liberdade. Desse modo cada pessoa pode viver plenamente e sem medo de sofrer abusos e retaliações dos que estão ao seu redor.

habilidades socioemocionais

Ao longo deste texto mostramos que as habilidades socioemocionais envolvem uma série de capacidades que auxiliam as pessoas a se relacionar, lidar com as próprias emoções e planejar objetivos de vida. Explicamos também quais são essas habilidades e quais são os motivos pelos quais você deve as estimular em seus pequenos.

Gostou de entender mais sobre o tema? Então não deixe de ler mais sobre o assunto em nosso blog.

Similar Posts