criança brincando com bolha de sabão

Habilidades socioemocionais: como estimular o desenvolvimento?

Você sabe o que são habilidades socioemocionais? Sabe por que elas são importantes para seus filhos? Se você ainda não conhece muito sobre essas habilidades e quer aprender mais sobre elas esse post é perfeito para você.

Sem dúvida essas habilidades têm ganhado cada vez mais destaque no ambiente escolar e de trabalho. Elas vieram para quebrar o paradigma de que o ser humano se desenvolve apenas com o que é ensinado em sala de aula, em forma de conteúdo. Com isso, a partir de agora, a inteligência emocional passa a entrar nos componentes da aprendizagem e isso traz muitos benefícios.

Se você quer conhecer quais são as habilidades socioemocionais e como é possível estimulá-las no seu filho, continue sua leitura para descobrir muito mais.

O que são habilidades socioemocionais?

habilidades socioemocionais o que é

Antes de mais nada, as habilidades socioemocionais são aquelas que se originam a partir da inteligência emocional, também são consideradas como uma das habilidades do século XXI. Além disso, elas se dividem em habilidades sociais, pessoais e de aprendizagem.

Segundo a UNESCO, as habilidades sociais são aquelas que facilitam as relações entre as pessoas, de modo que haja, na maioria das vezes, resultados satisfatórios e positivos.

Em segundo lugar, as habilidades pessoais são aquelas que propiciam à pessoa a agir de forma efetiva em sua vida. Por fim, habilidades de aprendizagem ajudam o indivíduo a aprender diversos tipos de conhecimentos, que lhes serão úteis para sua vida e para sua interação com a sociedade.

Ademais, esses campos de habilidades mais abstratas se desdobram em habilidades concretas e são elas que você pode e deve estimular em seus filhos.

banner o que os pais nao sabem sobre educacao tecnologica dos filhos

Por que essas habilidades são importantes no desenvolvimento infantil?

Com toda certeza, além de ser importante ensinar para as crianças o que já se ensina normalmente, como andar, falar, além de conteúdos quando se chega na idade escolar, cabe também ensinar como lidar com as emoções e como se relacionar com os outros.

Uma vez que estimulamos as atividades socioemocionais desde cedo, seu filho se tornará um adulto que saberá dominar melhor suas emoções e se relacionará melhor com os outros. Sem dúvida, essas características são importantes para um futuro profissional promissor.

Habilidades socioemocionais: como estimular?

Menina, Pai, Retrato, Olhos, Pessoas, Criança, Infância

Em seguida, agora que você já sabe o que são habilidades socioemocionais e sua importância para o futuro do seu filho, chegou a hora de ver como você pode ajudar a desenvolvê-las desde cedo em casa.

A partir de agora você vai conhecer as principais habilidades socioemocionais concretas e como estimulá-las com seu filho em casa.

Uso da criatividade na resolução de problemas

Em primeiro lugar, é de suma importância que a criança ou o adolescente saibam como utilizar sua criatividade quando se deparam com problemas e precisam resolvê-los. Dessa forma, um mundo de possibilidades se abre quando uma situação aparece e ele tem condições de resolver sozinho.

O legal é fazer brincadeiras e desafios em casa que estimulem o uso da criatividade para a resolução de problemas. Nós aqui na I Do Code também ajudamos muito seu filho nesse aspecto. Em nossas aulas o aluno é sempre instigado a superar novos desafios e estimulamos eles a usarem a criatividade ao máximo.

Vale lembrar também que uma vez que ele sabe dominar a resolução de problemas pela criatividade, ele se torna uma pessoa mais autônoma. Isso se reflete em como ele passa a controlar sua emoções, não perdendo o controle emocional por ter se deparado com uma situação difícil.

Estimular a proatividade

Diversos pais tendem a sempre escolher pelos filhos, deixando-os menos proativos. Definitivamente isso não é algo bom. A proatividade faz parte das habilidades socioemocionais e você deve trabalhá-la com seus filhos.

Estimule os pequenos a tomar decisões que competem a ele de forma espontânea. Pergunte, por exemplo, o que ele ou ela tomará no café da manhã, ou então quais os planos da criança para aquele dia.

Esses pequenos gestos vão melhorar a habilidade do seu filho de dar o primeiro passo. Em consequência disso, eles desenvolvem também a autonomia e que eles são livres para iniciar qualquer projeto que tenham em mente. No futuro, essa habilidade no mercado de trabalho é essencial.

Ensinar o que é empatia

Antes de mais nada, empatia é a habilidade onde demonstramos a capacidade de se colocar no lugar do outro e de entender que as pessoas são diferentes uma das outras. E infelizmente essa é uma habilidade que pouco vem sendo trabalhada atualmente na sociedade como um todo.

Nesse sentindo, para desenvolver o senso de empatia nas crianças, além de ter conversas francas com eles mostrando a realidade de outras pessoas que possuem problemas, é interessante também levá-los em projetos sociais em orfanatos, asilos e assim por diante.

Quando a criança aprende a se colocar no lugar do outro, ela também acaba aprendendo a lidar mais com suas emoções. Além disso, ela será uma pessoa socialmente responsável e terá a consciência de que o bem estar do ambiente e da sociedade como um todo também depende dela.

Resiliência para as situações difíceis

Além de saber utilizar a criatividade na resolução de problemas, a resiliência é outra habilidade socioemocional muito importante. Sabemos que a resiliência é a arte de saber recomeçar mesmo diante de um problema que tivemos. De fato, aprender a ser resiliente ajuda às crianças a lidarem com o sentimento de frustração.

Quando seu filho se deparar com uma situação que ele aparentemente não consegue resolver, peça que ele pare, se acalme e pense o que pode ser mudado, ou readaptado. Quando ele menos esperar a solução para aquele problema vai aparecer.

Pronto para estimular as habilidades socioemocionais no seu filho(a)?

Sem dúvida, as habilidades socioemocionais são muito importantes para o desenvolvimento das crianças. Elas são seres humanos e possuem sentimentos e emoções. Por causa disso, é essencial que elas aprendam a lidar com o que elas estão sentindo, assim se tornarão adultos mais conscientes e emocionalmente equilibrados.

Similar Posts