habilidades pessoais

Habilidades sociais: seu impacto no futuro profissional

As habilidades sociais são importantíssimas no mercado de trabalho atual, mas qual será o seu impacto no futuro profissional? 

O mercado de trabalho atual exige habilidades diferentes do que era exigido no passado, assim como as profissões do futuro exigirão outras habilidades. Afirmar com certeza quais serão elas ainda é uma tarefa difícil. No entanto, baseado nas principais tendências e estudos publicados dá para ter uma boa noção.

As habilidades sociais são uma das tendências que não devem sofrer alterações visto que inteligência artificial e robôs dificilmente substituirão o relacionamento social.

Com o mercado mudando constantemente, os profissionais também precisam se adaptar e desenvolver algumas habilidades que serão fundamentais para os profissionais do futuro. Hoje é muito importante que um profissional além de ser muito bom em determinada habilidade técnica também seja nas habilidades sociais e inteligência emocional.

Neste artigo falaremos sobre quais são as principais habilidades sociais um profissional precisa desenvolver bem como o seu impacto nas profissões do futuro.

O que são e quais as principais habilidades sociais?

habilidades sociais

As habilidades sociais são um conjunto de requisitos que podem ser desenvolvidos com o intuito de interagir com as pessoas que nos cercam. Essas habilidades expressam sentimentos, atitudes, desejos, opiniões ou direitos desse indivíduo, sempre respeitando esses comportamentos nos demais.

Pessoas que desenvolvem habilidades sociais normalmente resolvem  problemas imediatamente, minimizando a possibilidade de novos problemas. Essas habilidades são uma característica do comportamento e não das pessoas, logo elas podem (e devem) ser aprendidas.

A habilidade social está no nosso cotidiano quando demonstramos empatia, fazemos amizades ou demonstramos destreza profissional, assertividade e autocontrole. Além disso, habilidades sociais auxiliam até mesmo na capacidade de negociação pois ajudam a entender como as demais pessoas pensam.

Existem diversas habilidade sociais, mas dentre as principais, estão:

  • habilidade de comunicação: capacidade de saber iniciar um diálogo, responder perguntas ou elogiar as pessoas com quem convive;
  • habilidade de civilidade: capacidade de saber apresentar-se, agradecer e despedir-se;
  • habilidade empática: capacidade de se colocar no lugar do outro, reconhecendo suas necessidades e seus sentimentos;
  • habilidade de sentimento positivo: capacidade de ser solidário e conseguir criar vínculos de amizades;
  • habilidades assertivas: capacidade de manifestar-se de forma equilibrada, conduzindo bem críticas e reconhecendo seus próprios erros;
  • habilidades de trabalho: capacidade de saber falar em público, de liderar equipes, de autonomia, de trabalhar em equipe, de solucionar problemas e tomar decisões.
banner curso criacao de sites

Qual o impacto deste tipo de habilidades no futuro profissional?

dylan gillis KdeqA3aTnBY unsplash

Conforme a tecnologia avança, muitos profissionais ficam inseguros por não saberem como será o futuro profissional e pelo medo que robôs e inteligência artificial possam substituir o trabalho humano. No entanto, nem só de tecnologia o mercado de trabalho viverá no futuro. 

Cada vez mais teremos necessidade de habilidades sociais e inteligência emocional visto que muita tecnologia será empregada e precisaremos dar sentido ao mundo no meio de tanta informação. Ao invés de ficar com receio do futuro profissional, o que devemos nesse momento é identificar e desenvolver as habilidades do futuro que serão cada vez mais exigidas pelas organizações.

Quando nos questionamos qual será o impacto das habilidades sociais no futuro profissional devemos reconhecer que conhecimento tecnológico e habilidades sociais farão toda a diferença. Afinal, é impossível frear o crescimento tecnológico e solucionar problemas difíceis, ser capaz de se adaptar, criar e ter empatia são funções que nenhuma máquina ou tecnologia será capaz de resolver.

Características como as “soft skills” que abordam a comunicação entre uma equipe de trabalho, a influência que você possui e a criatividade que você emprega nos seus projetos ganharão cada vez mais destaque. Ter autonomia, empatia capacidade de liderança e integridade refletem características essenciais não só no futuro como no mercado de trabalho atual.

Essas características, cada vez mais reconhecidas no mercado de trabalho, também aumentam a competitividade e são decisivas para o sucesso.

Você ainda tem dúvida que as habilidades sociais impactarão positivamente no futuro profissional? Se você se preocupa com o futuro da sua carreira ou dos seus filhos, fique sempre atento às novidades no mundo tecnológico e desenvolva as principais habilidades sociais. Elas serão fundamentais nas profissões do futuro.

Fique de olho em nosso site pois estamos sempre compartilhando conteúdo atual e oferecendo cursos para crianças e adolescentes essenciais para a educação do futuro. Para maiores informações, entre em contato!

Similar Posts