habilidades-do-século-21

Habilidades do século 21: como aprender?

Até bem pouco tempo, professores e pais se centravam apenas nas habilidades de escrita, leitura e matemáticas para a educação das crianças. No entanto, os tempos mudaram, e o novo perfil de criança que se forma fez surgir novas habilidades do século 21 que são imprescindíveis para a formação das crianças de hoje.

Conceituando as habilidades do século 21

A aparição da noção de habilidades do século 21 se remonta há mais de duas décadas atrás, quando os especialistas em educação começaram a alertar que as técnicas de aprendizagem tradicionais “aprender de memória”, não estavam sendo suficientes para preparar estudantes para o mundo globalizado.

Aponta-se que a criatividade e a inovação serão muito mais valorizadas, tanto para o desenvolvimento de tecnologias e novos meios de comunicação, como para a resolução de uma série de problemas sociais.

No entanto, como poderemos preparar os nossos filhos para as demanda do futuro? Quais são as habilidades que precisamos enfocar a partir de agora?

Conhecendo as habilidades do século 21

As destrezas do século XXI são habilidades que os estudantes necessitam para ter sucesso nos dias atuais. As habilidades do século 21 costumam ser classificadas da seguinte maneira:

  • Habilidades de aprendizagem e inovação: criatividade e inovação, pensamento crítico e resolução de problemas, comunicação e colaboração.
  • Conhecimentos de informação, meios de comunicação e tecnologia: conhecimentos de informação, meios de comunicação e informática.
  • Habilidades para a vida e carreira: flexibilidade e adaptabilidade, iniciativa e autonomia, sociabilidade e competência intercultural, produtividade, liderança e responsabilidade.

Ainda que todas estas habilidades desempenhem um papel importante, quatro delas são essenciais para o sucesso individual de cada sujeito. Essas habilidades do século 21 são denominadas de “4 Cs”.

Essas habilidades são consideradas de caráter cognitivo e que facilitam a resolução de problemas complexos.  São elas:

  • HABILIDADE 1 – Criatividade;
  • HABILIDADE 2 – Pensamento crítico;
  • HABILIDADE 3 – Colaboração;
  • HABILIDADE 4 – Comunicação.
banner o que os pais nao sabem sobre educacao tecnologica dos filhos

Por que as crianças precisam dessas novas habilidades?

habilidades do seculo 21 1

As habilidades do século 21 representam um tipo de destreza que tradicionalmente não está relacionada com as normas e competências sobre as quais os alunos são avaliados.

Nenhum estudante na história da escola se parece com o perfil estabelecido nos dias atuais. Isso porque estamos diante de um perfil de aluno que é complexo, energético e com uma mentalidade tecnológica.

As crianças querem receber mais estímulos e ser inspiradas em seus processos de ensino e aprendizagem. Além disso, querem colaborar e trabalhar juntos. Querem integrar, na medida do possível, as tecnologias que gostam em suas experiências em sala de aula.

Em outras palavras, os alunos de hoje tem tantas expectativas acerca de seus professores e os professores deles, pois ambos sabem o potencial do aluno frente à sociedade moderna e tecnológica na qual estamos imersos.

À medida que o mundo se converte em mais complexo e evolui (em um ritmo cada vez mais acelerado), o pensamento crítico ajudará as crianças a se concentrarem mais, a questionar e, o que é mais importante, a interpretar o seu mundo.

Se combinarmos tudo isso com a criatividade, as crianças terão as ferramentas adequadas para seguirem sendo relevantes em todos os momentos.

Com boas habilidades de comunicação, as crianças poderão expressar ideias com mais clareza. Estas habilidades são importantes e podem ajudar os nossos filhos a navegar pelo mundo, on-line ou off-line, de um modo seguro e responsável.

Como aprender?

As habilidades do século 21 são destrezas de comportamento que as crianças necessitarão para navegar pelo mundo do amanhã. Trabalhe as habilidades que o seu filho precisa agora e ele poderá desenvolver-se plenamente na sociedade moderna.

  • Permanecer centrado na criança

Busque oportunidades para desenvolver os interesses da criança. Se você percebe que a criança vê e mostra interesse em um avião, por exemplo, aproveite a oportunidade de explorar o voo, fazer aviões de papel, ensinar sobre como os aviões funcionam, quais tecnologias estão por detrás, entre outros.

  • Promover a autoestima

Dê oportunidades para que a criança possa desenvolver seu lado social e emocional, promovendo especificamente a sua autoestima.

  • Fomente o jogo

Fomentar todos os tipos de jogos, especialmente no entorno de aprendizagem: construtivos, criativos, físicos, cooperativos, etc.

Quer saber mais sobre como fomentar o jogo de modo pedagógico junto ao seu filho? Leia o artigo Gamificação: o que é? Como auxilia na formação da pessoa?

  • Fomentar a cooperação

Dê às crianças a oportunidade de jogar e interagir entre eles. É preciso envolvê-los em atividades onde as crianças tenham a oportunidade de resolver problemas e pensarem em inovação juntos.

  • Manter-se conectado

Faça conexões entre o que está ocorrendo online e na vida real. Dá às crianças a oportunidade de explorar e provar suas habilidades digitais em sites de entretenimento educativo que lhes permitirão aprender dentro do seu próprio ritmo.

  • Ensine-os a serem flexíveis

Se as crianças que jogam não querer deixar de fazer isso para ler um conto, por exemplo, peça que falem sobre o jogo, ou que busquem um conto que tenham relação com esse universo dos games.

  • Adapta segundo a capacidade da criança

Cada criança tem sua própria maneira de aprender. Algumas crianças são mais ativas, outras preferem um ritmo mais tranquilo.

Por exemplo: para ensinar as crianças a contar, peça que cantem números, jogue com materiais didáticos e games que incluam esse universo  e ajude seu filho a assimilar melhor as informações.

  • A avaliação do conhecimento deve ser diferente

Observe as crianças enquanto jogam. Quais habilidades desenvolveram e quais estão em desenvolvimento com a prática?

Utiliza essa informação continuamente para ajustar as atividades e o entorno de aprendizagem, a fim de aproveitar o que sabem e introduzir novos conceitos.

  • Combinar as diferentes áreas de aprendizagem

Ofereça às crianças diferentes experiências de aprendizagem que lhes permitam desenvolver as famosas 4Cs (criatividade, pensamento crítico, colaboração e comunicação).

Faça isso, ao mesmo tempo em que desenvolvem a compreensão e o conhecimento profundo. Este enfoque pode obter-se com diferentes estímulos.

E você? Conhecia essas habilidades do século 21? Deixe seu feedback!

Similar Posts