criança atrás de um vidro com muitas fórmulas de quimica

Habilidades do Século 21: como estimular no dia a dia das crianças

Muito se fala sobre as habilidades do século 21 e como elas são importantes para o melhor desenvolvimento dos nossos filhos. No entanto, só conhecer não é suficiente. Precisamos saber como estimulá-las diariamente na vida das crianças e adolescentes, ajudando-os a alcançar seu potencial máximo.

Nesse artigo você vai aprender de forma bem simples como estimular essas habilidades no dia a dia do seu filho. Se você ficou curioso(a) para saber como é possível, continue lendo para descobrir.

O que são essas habilidades do século 21?

Durante muito tempo tinha-se em mente que a formação das crianças era apenas com o acréscimo de conteúdo ao longo dos anos na escola. Entretanto o século 21 trouxe junto com ele uma mudança de paradigma encabeçada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Com o desenvolvimento dessas habilidades a UNESCO pretende estimular a formação de um mundo mais justo, tolerante, pacífico e igualitário. E tudo isso se dá através de uma transformação total que passa pela escola e pela família.

Além das habilidades cognitivas, que envolvem o raciocínio lógico, atenção, memória e linguagem, as habilidades do século 21 também levam em consideração as chamadas competências socioemocionais, que levam em consideração habilidades emocionais, sociais e éticas.

Mas sem dúvida a grande marca dessas novas habilidades é a tecnologia. Ela está cada vez mais presente em nossas vidas e dominá-las é algo cada vez mais exigido.

Como desenvolver as habilidades do século 21 diariamente?

Conforme vimos, essas habilidades vieram para ficar e é importante que nossos filhos as desenvolvam. Antes de mais nada, elas já começarão a fazer diferença ainda durante a infância e adolescência e depois serão um grande diferencial no mercado de trabalho no futuro.

Definitivamente o mundo está mudando e cabe a nós, pais, ajudar nossos filhos a incorporarem essas mudanças. No entanto, isso implica em mudarmos também a forma como ensinamos. É preciso que a gente procure entender mais o lado da criança e exercitar bastante a compreensão para termos sucesso com eles.

Vamos então ver agora como podemos estimular as habilidades do século 21 nas crianças de forma simples e lúdica. Você vai ver que com atitudes certas vamos gerar grandes mudanças para nossos pequenos.

Estimule a criatividade

Lápis De Cor, Livro De Colorir, Colorir, Livro, Cores

Em primeiro lugar, a criatividade é uma das competências do século XXI mais importantes. Com ela a criança aprende a solucionar problemas de forma mais rápida e fácil. Além disso, a criatividade é muito valorizada nas empresas, pois demonstra que a pessoa tem grande capacidade de se adaptar às mudanças.

Nesse sentido, a melhor e a mais simples forma de estimular a criatividade nas crianças é através das brincadeiras. Deixe que a criança tenha períodos do dia em que ela possa brincar de forma livre e não dirigida.

Outra forma de estimular a criatividade é enriquecer o ambiente de forma que ele sinta vontade de criar coisas. Seja através de uma mesa e cadeira no quarto, um cavalete com uma tela em branco, tintas e pincéis, ou até mesmo brinquedos variados.

Nós aqui na I Do Code levamos a criatividade a sério e estamos sempre buscando estimulá-la através da gamificação, programação e outros desafios que propomos ao longo das aulas.

banner curso criacao de jogos

Faça com que seu filho(a) aprenda a colaborar e liderar

Diferentemente do que se pensava antigamente, uma pessoa não nasce líder. A liderança, da mesma forma que a colaboração, é uma das habilidades do século 21 que podem ser trabalhadas desde cedo nas crianças. E elas farão uma grande diferença na vida de seus filhos quando eles forem adultos, uma vez que essas são características muito apreciadas no mercado de trabalho.

Mas como estimular a liderança e a colaboração em meu filho(a)? Primeiramente a liderança é mais bem trabalhada quando delegamos autoridade e autonomia para a criança. Permita que ela tome algumas decisões no âmbito familiar, ou mesmo decisões que lhe digam respeito. Dessa forma, seu senso de autonomia e iniciativa também serão trabalhados.

Mas lembre-se que ser um líder não significa apenas mandar. Um líder é aquele que respeita e sabe se colocar no lugar do outro. Assim sendo, ensine seu filho e escutar o que o outro fala e a ter empatia, mostrando a ele que como falamos ou agimos pode afetar o outro.

Já a colaboração pode ser trabalhada de maneira bem simples com seu filho ou filha ajudando em coisas da casa em que todos participem juntos. Isso fará com que ele perceba que quando trabalhamos em equipe tudo se resolve mais rápido.

Desenvolva a habilidade de comunicação nos seus filhos

Sem saber se comunicar é praticamente impossível ser bem sucedido no mundo em que vivemos. Tanto a comunicação verbal ou escrita são de extrema importância para o sucesso de seus filhos no futuro.

Para ajudar seus filhos a se comunicarem melhor é sempre interessante perguntar como foi o dia e deixar que eles se expressem de maneira livre. Manter o diálogo aberto com eles faz com que eles sintam vontade de se abrir com você. Além disso, procure inscrever seus filhos em cursos de idiomas para que mais portas se abram no futuro na vida deles.

Ajude seu filho(a) a se sentir confiante

Rush, Meninos, Ao Ar Livre, Humano, Elenco, Mochila

Por fim, a confiança é uma outra habilidade muito importante no século XXI e de certa forma está bastante ligada à liderança, comunicação e colaboração. Procure elogiar seu filho de maneira sincera quando ele faz alguma coisa bem feita ou então por uma nota na escola.

Com isso a criança vai ficar feliz e vai se sentir mais confiante, bem como ter vontade de sempre repetir aquele desempenho reconhecido como bom.

Pronto(a) para estimular as habilidades do século 21 na vida dos seus filhos?

Com toda certeza, essas competências do século 21 são importantes e fazem toda a diferença na vida dos pequenos. Com atitudes simples você será capaz de ajudá-los no dia a dia.

Similar Posts