imagem de uma mulher vendo filmes para aprendizado

4 dicas de filmes para aprendizado nas férias

As férias estão chegando, e com elas vem a competição pelo interesse de seus filhos. Com certeza eles já estão pensando em quanto tempo eles vão passar por dia na internet e nos jogos. Já devem até ter selecionado os jogos que querem de presente de natal! Porém, as férias, mesmo sendo uma época de descanso para eles, não precisam deixar de serem um tempo de aprendizado também. Além de oferecer alguns jogos e atividades que estimulem seu raciocínio lógico, por que não assistir com as crianças alguns filmes para aprendizado?

Seguem aqui algumas dicas de filmes para aprendizado, para vocês saberem ainda mais sobre ciência e tecnologia e estimular o interesse deles por essas áreas:

Interestelar

9k=

Os eventos do filme acontecem em uma terra pós-apocalíptica, onde desastres naturais, fome e secas assolam o planeta. A única esperança para a sobrevivência da humanidade nesse universo é deixar a Terra à procura de um planeta habitável e seguro. A descoberta de um buraco de minhoca reacende as esperanças de salvação da espécie, pois descobrem que, do outro lado dele, há um planeta que pode sustentar vida.

O filme mistura os avanços tecnológicos na área de computação gráfica com os avanços da astronomia e da ciência em geral, criando uma jornada teoricamente possível para que façamos no futuro. Mas, claro, com elementos de ficção. Afinal de contas, é um filme, e não um documentário.

A Teoria de Tudo

filmes para aprendizado - banner a teoria de tudo

É um ótimo filme para aprendizado. Quem é fascinado pela ciência e pela astronomia com certeza já ouviu falar do cientista Stephen Hawking. Com 21 anos, ele foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença degenerativa que causa a atrofia dos músculos. Seus médicos lhe deram uma expectativa de vida de 2 anos. Ele viveu até os 76, revolucionando a ciência em vida.

Como físico astrônomo, seu foco foi a Teoria da Relatividade de Einstein e seus desdobramentos, especialmente buracos negros e singularidades espaciais, mudando completamente a forma como vemos o universo.

banner o que os pais nao sabem sobre educacao tecnologica dos filhos

O Jogo da Imitação

filmes para aprendizado - banner o jogo da adivinhação

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha Nazista se valia de sua misteriosa máquina, conhecida como Enigma, para encriptar suas cartas e permitir que seus oficiais do exército se comunicassem sem que suas mensagens fossem interceptadas.

Para conseguir combater isso, o governo britânico convocou alguns de seus melhores matemáticos para quebrar o segredo da máquina. Entre eles, estava o brilhante Alan Turing.

Além de suas contribuições para a vitória dos Aliados, Alan Turing é também conhecido como o pai da computação, por ter criado a primeira máquina programável, atualmente conhecida como “Máquina de Turing”, e dá seu nome ao “Teste de Turing”, que testa a semelhança entre uma inteligência artificial e uma inteligência humana.

Distrito 9

filmes para aprendizado - banner district 9

Segundo o escritor Isaac Asimov, existem três tipos de obras de ficção científica:

  • Aventura: os elementos tecnológicos são a base da história, mas não recebem muita atenção. O foco é na aventura e na história;
  • Tecnológica: o foco é a tecnologia em si e como ela funciona;
  • Social: o foco é como a tecnologia afeta a sociedade.

Com Distrito 9, a obra é definitivamente social.

Se seu filho é adolescente ou pré-adolescente, Distrito 9 é uma ótima forma de abordar questões sociais e políticas sem precisar de documentários, livros ou filmes históricos.

A história trata de uma grande nave extraterrestre que chega em Johannesburgo, na África do Sul (país onde existia o Apartheid), mas que, ao invés de atacar os seres humanos, acaba precisando da ajuda deles: seus tripulantes estão sem recursos para deixar o planeta e estão passando fome. Eles são resgatados pelos humanos, mas são deixados à própria sorte em condições precárias, separados dos humanos, e constantemente hostilizados por eles.

Mas a esperança para sua salvação surge na forma de um ser humano que acaba entrando na pele deles…

Quer mais algumas dicas?

Além de filmes para aprendizado, para manter seus filhos estudando e se divertido, você pode também introduzi-los a algumas atividades para expandir sua criatividade, ou ainda para não perderem o conhecimento adquirido na escola durante o ano.

Similar Posts