aprender na infância: criança na aula

5 coisas que seus filhos devem aprender na infância

O que uma criança precisa aprender na infância? Ou então, no Ensino Básico? Esses são questionamentos que surgem a partir da crescente busca por uma educação de qualidade tornando questões relacionadas ao ensino em verdadeiros impasses na vida dos pais.

A preocupação aumentou devido ao volume de informação disponível para as crianças hoje em dia, pois o ensino passa a parecer algo mais complexo do que nas gerações passadas. E com isso, a preocupação em estar por dentro sobre o que o filho deve saber cresce a cada dia.

Com isso, certo receio pode surgir para com a escola e com o ensino que as as crianças vêm recebendo. Será que eles estão aprendendo da maneira correta? Será que é suficiente?

Mas e você? Sabe o que o seus filho deve aprender na infância? Descubra abaixo!

A formação de um sujeito crítico

Os anos iniciais proporcionam um ensino amplo, direcionado para diversas áreas. No entanto, é imprescindível que certo ponto seja levado em conta, em cada disciplina posta em sala de aula: a formação do olhar crítico no aluno.

É tarefa do professor proporcionar um olhar mais aprofundado, para todas as experiências vividas no contexto escolar. Para que, dessa maneira, esse aprofundamento possa ser levado para todos os âmbitos da vida da criança.

Portanto, esse é um dos pontos importantes que deve se aprender na infância: como olhar criticamente para os acontecimentos em sua volta. Com isso, ele passa a perceber as razões para tudo que acontece em sua vida, bem como passa a perceber o quanto as suas ações podem interferir nos resultados futuros.

Portanto, muito mais do que apenas ensinar ciências e história, por exemplo, as crianças devem aprender a lidar com essas disciplinas de maneira crítica, aprendendo a elaborar as suas próprias opiniões e concepções sobre o mundo. Fugindo da velha ideia de “decorar” um conteúdo, e sim transformá-lo, de forma consistente, em algo que o forme enquanto cidadão.

As experiências e vivências como peças chaves

Outro fator que, muitas vezes, é negligenciado pelos pais  é o estabelecimento de vivências e experiências para as crianças. O que aprender na infância envolve os primeiros passos na formação de futuros cidadãos e cidadãs. Portanto, é imprescindível que haja foco em um ensino que proporcione experiências para além da sala de aula.

Para isso, a educação precisa quebrar as paredes da sala de aula, proporcionando um acesso ao mundo e a tudo que ele pode apresentar para o ensino das crianças. Desse modo, eles passarão a sentir, por si só, os efeitos de suas ações, desde o cuidado com uma planta, até um passeio com os colegas de turma.

A criança em desenvolvimento não precisa só aprender, como também aprender a aprender! E isso significa que, de nada nos adiantará uma enxurrada de conteúdos escritos sem colocar nada em prática, como por exemplo se a criança não é capaz de pegar um gelo na mão e compreender o processo de solidificação.

O desenvolvimento social

Além de conteúdos nos livros, os anos iniciais precisam ensinar outro ponto importante na vida de qualquer ser humano: o convívio e o desenvolvimento social. Desse modo, é preciso que os professores proporcionem interação dos alunos.

E, muito além de apenas punir – após uma briga, por exemplo – é função do docente internalizar as regras sociais nos alunos, e isso não pode ocorrer de maneira antiquada. É preciso que pensemos em dinâmicas e estratégias inovadoras para que tornem esse aprendizado em algo natural, constante e saudável.

Desse modo, o desenvolvimento da empatia é o primeiro passo para o sucesso na criação de vínculos. Pois ao se colocar no lugar do outro, a criança passa a compreender como deve se comportar e qual a real importância da mesma com relação ao seu colega de turma.

Contudo, é imprescindível que nos anos iniciais as crianças sejam incentivadas a fazer tarefas em grupos. Pois assim, além de aprender o que a grade curricular exige de fato, a responsabilidade e o desenvolvimento social passam a ser aflorados.

A aprendizagem sobre si e sobre o mundo

Quando a criança começa a aprender cada ponto relacionado com as questões curriculares – seja história, português ou matemática – ela passa a compreender mais o mundo ao seu redor. Ou seja, ela começará a compreender quem ela é a partir de cada assunto que estudar.

É por isso que os anos iniciais devem vincular os valores humanos e sociais com a aprendizagem das matérias corriqueiras. A criança ainda está aprendendo a aprender, e está, dessa forma, se preparando para o futuro. O sucesso ou o fracasso nesse passo a passo é que dará confiança ou gerará uma insegurança para ela.

Portanto, o acompanhamento deve ser personalizado, visando o desenvolvimento de cada um dentro do seu ritmo. Assim, tendo como foco a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre si mesmo, melhorando os seus pontos fortes e também como aprendendo a lidar com os fracos.

Assim, se desenvolverá uma visão de mundo e um autoconhecimento completamente necessário para a vida adulta.. Desse modo, é imprescindível que a escola e os pais proporcionem a descoberta do próprio ritmo, das próprias qualidades e aumente o desenvolvimento pessoal de cada um, dentro dos seus próprios limites.

A tecnologia ao nosso favor

Por fim, é necessário também que os anos iniciais de uma criança proporcionem uma imersão em tudo que há de novo e útil em nossa sociedade. Como por exemplo, a tecnologia.

Com o crescente acesso aos computadores e celulares, por exemplo, é tarefa da escola e também dos pais imergir os alunos nesse tipo de conhecimento. Quer saber como ensinar tecnologia para seu filho? Leia esse post!

banner o que os pais nao sabem sobre educacao tecnologica dos filhos

Assim levando em conta  todos esses pontos em vista sobre o que aprender nas séries iniciais, agora reflita: será que o seu filho está tendo acesso a todos esses conhecimentos? Quais os problemas da educação atual?

Similar Posts