educação tecnológica

Por que a educação tecnológica é fundamental no século XXI?

No século XXI, a tecnologia tem se apresentado em constante expansão, progredindo em praticamente todos os campos da ciência, o que também fez surgir práticas pedagógicas de educação tecnológica em instituições de ensino, que visam transformar a educação de crianças e jovens, inserindo-os efetivamente na sociedade da era digital.

As aulas do futuro já estão acontecendo e chegaram pra ficar! E como o futuro é agora, não podemos separar tecnologia e educação. Aos poucos o modelo tradicional de educação começa a tornar-se algo ultrapassado e vemos emergir a educação tecnológica como uma alternativa para ensinar as crianças e jovens os mais diferentes tipos de conhecimentos.

A educação tecnológica é hoje uma forma de melhorar as destrezas dos alunos. O objetivo é causar engajamento, motivação, inspiração e que, de forma definitiva, as aulas nesse modelo de educação, sejam um reflexo da sociedade para além do centro escolar, que sabemos estar cada vez mais dominada pelas novas tecnologias.

banner o que os pais nao sabem sobre educacao tecnologica dos filhos

Tecnologia e suas contribuições para a educação

O termo “tecnologia” pode variar dependendo do contexto em que é utilizado, mas de forma resumida, podemos entender a tecnologia como:

  • Uma ciência que se encarrega de resolver problemas concretos por grupos de conhecimentos próprios da técnica, os quais são mantidos cientificamente ordenados;
  • Conjunto de ideias e conhecimentos que permite obtenção de objetivos específicos, buscando a resolução de um problema ou cobrir a necessidade de algum indivíduo.

A tecnologia inserida na educação provocou uma mudança que beneficia o desenvolvimento educativo em cada centro de estudo, gera um ensino e aprendizagem mais eficiente e faz com que os alunos sejam mais produtivos em sala de aula e para além dos muros da escola.

Existe um grande interesse do público estudantil pela educação tecnológica, em função de que este método de ensino permite o uso de ferramentas educativas que são mais interativas e instigantes.

Finalidade da educação tecnológica

A inovação tecnológica nas aulas já é uma realidade para as crianças, uma vez que estes já nascem como nativos digitais. No entanto, mesmo que as crianças já convivam com as tecnologias na infância, isso não quer dizer que elas não precisem de orientação sobre o uso correto das novas tecnologias.

Isso porque, mesmo com os avanços tecnológicos existentes, é muito fácil para os nativos digitais ficarem defasados.

Sendo assim, refletir sobre as finalidades da educação tecnológica é a primeira condição para se promover uma educação tecnológica consciente e responsável, acerca de sua orientação educativa, que as crianças, adolescentes, jovens e adultos precisam para de desenvolver plenamente na era digital.

Denomina-se educação tecnológica o conjunto de conhecimentos, aplicações e dispositivos que permitem a aplicação das ferramentas tecnológicas no âmbito da educação. 

Dito em outras palavras, trata de promover práticas educativas inovadoras e de buscar a solução de problemas educativos mediante o uso das tecnologias da informação. 

Graças à educação tecnológica, as crianças, adolescentes e jovens, podem contar com práticas em sala de aula, nas quais o professor pode planejar suas tarefas junto aos educandos de forma mais dinâmica, inovadora e interativa. 

A Educação Tecnológica permite educar para inovar 

A inovação na educação tecnológica constitui, a princípio, a criação e adaptação de novos conhecimentos e sua aplicação em um processo produtivo, com repercussão e adequação ao novo sistema social no qual estamos imersos.

Educar para inovar é disseminar na sociedade um estímulo à criatividade e a versatilidade, o respeito pelas ideias e a interação entre todos esses elementos, desde os quais, pode originar-se uma ideia inovadora.

Vale lembrar que as crianças aprendem melhor sobre as tecnologias quando tem a oportunidade de poder manuseá-las e explorá-las, e não apenas lendo sobre e/ou recebendo descrições sobre como proceder diante das novas tecnologias.

É por isso que é importante estar imerso em práticas de educação tecnológica, pois elas conduzem os alunos ao caminho certo, instiga a curiosidade e faze com que a criança aprenda a inovar por si mesma. 

Conclusão 

Todos os conhecimentos e habilidades que os estudantes podem adquirir durante a sua educação, serão potencializados, se, além disso, também aprenderem o bom uso das tecnologias

Quando há carência desses temas na aprendizagem das crianças, seus conhecimentos e habilidades podem se ver, parcialmente, ou totalmente desaproveitados. 

Em um mundo em que a tecnologia ocupa cada vez mais espaço, é muito importante sabe tirar proveito das ferramentas e recursos que as novas tecnologias podem proporcionar para o desenvolvimento dos nossos pequenos.

Evitar sua inclusão em âmbitos educativos seria como negar a realidade que nos rodeia naturalmente. Você, por exemplo, consegue conceber sua vida sem nenhum recurso tecnológico?

Pois então, hoje, mais do que nunca, é fundamental que as aulas se revistam de tecnologias para melhor adaptação à era da modernidade e dos avanços. 

Quer saber mais sobre os impactos da educação tecnológica? Então leia nosso conteúdo sobre Empregos do Futuro: quais serão as profissões do futuro e entenda como a tecnologia estará presente no mercado de trabalho no futuro!

Similar Posts