Conheça as 5 mais comuns dificuldades de aprendizagem e o que seu filho tem a ver com isso

dificuldades de aprendizagem - puzzle

As dificuldades de aprendizagem são problemas de processamento com base neurológica. Esses problemas de processamento podem interferir no aprendizado de habilidades básicas, como leitura, escrita ou matemática. 

Eles também podem interferir em habilidades de nível superior, como organização, planejamento de tempo, raciocínio abstrato, memória e atenção de longo ou curto prazo. 

Como mãe ou pai é importante perceber que as dificuldades de aprendizagem podem afetar a vida de uma criança além da escola, e podem impactar em relacionamentos com a família, amigos e, futuramente, no local de trabalho.

Para você que deseja ficar atento aos sinais que as dificuldades de aprendizagem pode apresentar em crianças, conheça abaixo os 5 tipos mais comuns, o que seu filho tem haver com isso e como você pode ajudá-lo.  

5 Dificuldades de Aprendizagem Mais Comuns

A escola exige muito trabalho para ter sucesso. No entanto, para alguns estudantes, mesmo o trabalho duro pode não ser suficiente. 

Alguns alunos enfrentam desafios adicionais na sala de aula devido à dificuldade de aprendizagem. 

1- Dislexia

A dislexia é talvez a dificuldade de aprendizagem mais conhecida. É um distúrbio de aprendizagem que impede a capacidade do aluno de ler e compreender um texto. 

Existem várias maneiras pelas quais essa deficiência pode se manifestar. Algumas pessoas lutam com a consciência fonêmica, o que significa que deixam de reconhecer a maneira como as palavras se decompõem de acordo com o som. Problemas semelhantes podem ocorrer com o processamento fonológico, em que os alunos não conseguem distinguir entre sons de palavras semelhantes. 

Outras questões geralmente se relacionam com fluência, ortografia, compreensão e muito mais. Os alunos podem enfrentar um problema de leitura ou vários problemas quando enfrentam dislexia.

2- Transtorno de Déficit de Atenção

De acordo com pesquisas, até 5% das crianças do mundo sofrem com o transtorno de déficit de atenção. Embora exista algum debate sobre se o TDAH é ou não uma dificuldade de aprendizado no sentido mais técnico, não há dúvida de que é um impedimento comum de aprendizado. 

Os alunos com TDAH têm dificuldade em prestar atenção e permanecer na tarefa. Esses alunos podem se distrair facilmente e geralmente têm dificuldades nos ambientes escolares tradicionais. 

Especialistas vinculam o TDAH à estrutura do cérebro, e há evidências de que o TDAH também pode ter um componente genético. Diferentemente das dificuldades típicas de aprendizado, que precisam de intervenções instrucionais, o TDAH pode ser tratado com sucesso com medicamentos e terapias comportamentais. No blog temos um artigo que explica mais sobre o transtorno de déficit de atenção. 

3- Discalculia

A matemática é outra grande área de preocupação quando se trata de dificuldade de aprendizagem. Embora a dificuldade de ler possa afetar a capacidade do aluno em matemática, alguns alunos também sofrem de discalculia, que é um distúrbio que afeta especificamente as capacidades matemáticas. 

A discalculia pode variar de uma incapacidade de ordenar números corretamente e estender-se a estratégias limitadas para a solução de problemas. Os alunos com distúrbios matemáticos podem ter problemas para realizar cálculos matemáticos básicos ou podem ter dificuldade com conceitos como tempo, medição ou estimativa.

4- Disgrafia

Enquanto as dificuldades de leitura recebem mais atenção, as dificuldades de escrita podem ser igualmente difíceis de superar. Essas deficiências são conhecidas como disgrafia. A disgrafia pode estar relacionada ao ato físico de escrever.

Esses alunos geralmente não conseguem segurar um lápis corretamente, e sua postura pode ficar tensa ao tentar escrever. Isso os leva a cansar-se facilmente, causando desânimo que inibe ainda mais o progresso. 

Disgrafia também pode se referir à dificuldade com a expressão escrita. Com esse tipo de deficiência, os alunos têm dificuldade para organizar seus pensamentos de forma coerente. Sua redação pode ser redundante ou ter omissões óbvias que afetam a qualidade e a legibilidade do texto. Também pode fazer com que os alunos tenham dificuldades com a estrutura básica das frases e concordância gramatical.

5- Déficits de processamento

A dificuldade de aprendizagem também está ligada ao déficit de processamento. Quando os alunos têm um déficit de processamento, eles têm dificuldade para entender os dados sensoriais. Isso dificulta o desempenho dos alunos em uma sala de aula tradicional sem apoio instrucional. Esses déficits costumam ser auditivos ou visuais e podem dificultar a distinção e a lembrança das informações importantes necessárias para o sucesso.

O que causa dificuldade de aprendizagem?

Fatores que podem influenciar o desenvolvimento de uma dificuldade de aprendizagem incluem:

  • História familiar e genética: Um histórico familiar de distúrbios de aprendizagem aumenta o risco de uma criança desenvolver um distúrbio.
  • Riscos pré-natais e neonatais: O mau desenvolvimento no útero (restrição severa do crescimento intrauterino), a exposição a álcool ou drogas antes do nascimento, parto prematuro e muito baixo peso ao nascer têm sido associados a distúrbios de aprendizagem.
  • Trauma psicológico: Trauma psicológico ou abuso na primeira infância podem afetar o desenvolvimento do cérebro e aumentar o risco de desenvolvimento de dificuldade de aprendizagem.
  • Trauma físico: Lesões na cabeça ou infecções do sistema nervoso podem desempenhar um papel no desenvolvimento de dificuldade de aprendizagem.
  • Exposição ambiental: A exposição a altos níveis de toxinas, como o chumbo, tem sido associada a um risco aumentado de dificuldade de aprendizagem.

Essas 5 dificuldades de aprendizagem podem se manifestar com diferentes graus de severidade e algumas crianças alunos podem ter mais de uma. Ao entender essas dificuldades, é possível encontrar soluções e atividades viáveis ​​para que todos os alunos possam ter sucesso em sala de aula.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta