raciocínio lógico

Raciocínio lógico: veja 5 dicas para você testar com seus filhos

Para que uma criança possa desenvolver plenamente a sua capacidade de raciocínio lógico, ela precisa de estímulos que podem envolver desde o seu próprio corpo, até os objetos que a cercam, e com estes dois, conseguimos desenvolver o raciocínio lógico das crianças com mais facilidade. 

Geralmente é através do jogo que podemos estimular o raciocínio lógico infantil, em que será possível verificar suas semelhanças e também suas diferenças e, por fim,  saber como cada pequeno reage aos inúmeros estímulos a que é submetido diariamente.

No artigo de hoje, você terá acesso a 5 formas de estimular o raciocínio lógico infantil. Confira!

A importância de se trabalhar o raciocínio lógico infantil

Quando falamos de raciocínio lógico, não nos referimos apenas à área lógico-matemática, pois o mesmo pode ocorrer em outras áreas do conhecimento, como nas linguagens, expressão musical, etc.

O conhecimento adquirido não pode ser percebido como algo isolado, mas relacionado entre si. Portanto, quando a criança aprende algo novo, temos que influenciar o relacionamento que ela tem com o que conhecia anteriormente. É necessário fazer com que esse novo conhecimento forme uma estrutura clara junto com os outros que a criança já possui.

banner minicurso digitacao

Materiais necessários para estímulo do raciocínio lógico

O material é um dos elementos que são de grande ajuda na hora de se trabalhar em prol do desenvolvimento do raciocínio lógico infantil junto aos nossos filhos.

Sendo assim, é interessante buscar formas de estimular o raciocínio lógico infantil que envolvam objetos, tais como: cubos, poliedros, caixas de medidas, pesos, legos, papéis, peças, etc.

Muitos desses materiais podem ser comprados ou fabricados de modo artesanal em casa mesmo, já que a criança se desenvolverá da mesma maneira. Além disso, existem muitos modelos de plástico, espuma ou tela que são muito econômicos e acessíveis para se trabalhar essa parte junto aos pequeninos.

Quando a criança está com o material em mãos, consegue atuar sobre ele de modo efetivo e com sua mediação, acabará descobrindo novas ações e adquirirá conhecimento novos, que irão se modificando e se integrando aos conhecimentos que a criança já possui. É nesses momentos que a aquisição do conhecimento ocorre de modo efetivo!

5 formas de estimular o raciocínio lógico infantil

Veja a seguir algumas dicas para estímulo do raciocínio lógico das crianças:

Sequências

Uma atividade que estimula o pensamento lógico dos pequenos é trabalhando a partir de sequências e séries. Você pode utilizar papéis coloridos, colocar distintos tipos de séries e pedir que a criança continue a sequência que você criou.

Lembre-se de que, o que vale nesse tipo de atividade, é o processo da criança. Logo, devemos reconhecer a importância do erro para o aprendizado da criança.

jogo de raciocínio lógico: sequência

Jogos com legos

Os jogos mais básicos e que são ideais para estimular o raciocínio lógico infantil podem ser desenvolvidos a partir de atividades com legos, em que você pode ensinar as crianças a construir diferentes formas a partir da união de peças desmontadas.

Com isso você acaba estimulando os sentidos da visão, lógica e memória.

banner minicurso scratch

Quebra- cabeça

Os jogos de quebra- cabeça também são outra forma excelente para estimular o raciocínio lógico infantil. Isso ocorre porque um dos primeiros sentidos que uma criança desenvolve é justamente o da visão.

Sendo assim, os pequenos geralmente gostam de resolver esse tipo de jogo e se sentem motivados a desenvolver a atividade de forma imediata. Logo, se você verificar que os jogos de quebra-cabeças são do gosto do seu filho, não hesite em comprar-lhe figuras cada vez mais complexas para resolução. Desta forma, você estará aumentando as suas capacidades e desenvolvendo o raciocínio lógico de forma mais facilmente, em que a criança aprenderá brincando. 

menina brincando com quebra-cabeça

Jogos de memória

Os jogos de memória também são benéficos quando o assunto é estimular o raciocínio lógico infantil. Isso porque, ao expor as crianças a este tipo de atividade, elas deverão, não apenas recordar as imagens presentes no jogo, mas também usar a lógica para ir descartando figuras repetidas.

Ainda que o raciocínio lógico comece a se desenvolver nas crianças a partir dos 5 ou 6 anos, a estimulação do pensamento lógico, inclusive a partir do primeiro ano de idade da criança, surte efeitos significativos a longo prazo.

menina brincando de jogo da memória
Fonte: https://cangurunews.com.br/jogo-da-memoria-reciclavel/

Minecraft

Alguns pais ficam em dúvida sobre até que ponto liberar determinados tipos de jogos podem ser realmente saudável para os seus filhos.

A verdade é que o cuidado é sempre válido, no entanto, existem jogos como o Minecraft que podem ser de grande ajuda na hora de estimular o raciocínio lógico infantil. Confira maiores informações em: Minecraft educacional: jogos como ferramenta de aprendizagem.

O jogo Minecraft é um dos mais populares por incluir a resolução partindo da lógica matemática, mas tudo isso de uma forma divertida e interativa. Vale destacar também que esse jogo pode ser praticado por crianças a partir dos 8 anos de idade.

mine

Sendo assim, ensine os seus filhos a lidarem de modo saudável com os jogos. Eles podem ser fortes aliados na hora da aprendizagem. Tudo é questão de equilíbrio.

Similar Posts