adolescente fazendo um cursom no computador

Cursos para jovens: a importância de cursos extracurriculares

Os cursos para jovens são importantes, principalmente porque estão diretamente relacionados ao desenvolvimento cognitivo e social desse público-alvo.

A diversidade de atividades extracurriculares que um jovem pode vir a realizar são inúmeras, podendo ser voltadas a aulas de idiomas, música, robótica, programação, arte, esportes, entre muitos outros.

Nesse sentido, confira em nosso artigo de hoje, qual é a verdadeira importância de colocar nossos filhos em atividades extracurriculares. Aproveite e boa leitura!

A importância dos cursos extracurriculares

Primeiramente, precisamos levar em consideração que a escola sozinha forma uma pequena parte da educação integral de um ser humano.

Nesse sentido, uma pessoa pode adquirir conhecimentos e melhorar suas habilidades em muitos contextos alheios à chamada educação formal.

Isso porque nós estamos aprendendo a todo o momento, mas em muitas ocasiões, necessitamos de um guia que nos facilite o desenvolvimento de certas tarefas, ou o cumprimento de metas. É justamente para isso que existem as atividades extracurriculares.

Esse tipo de atividade nada mais é do que programas ou projetos elaborados para a aprendizagem e desenvolvimento de habilidades através de cursos para jovens, adolescentes e também para os pequeninos.

Isso quer dizer que, as atividades extracurriculares não fazem parte das matérias oficiais das escolas, uma vez que a grande maioria delas são realizadas fora dos muros das escolas, e quando feitas na instituição certa, qualificam o desempenho acadêmico dos jovens.

banner minicurso edicao de videos

Desse modo, os pais precisam estar cientes de que, ao inserir seus filhos em cursos como esses, estarão lhes permitindo que tenham um momento a mais de distração e entretenimento, além de poderem adquirir novas habilidades e conhecimentos.

Competências adquiridas em cursos para jovens

Veja a seguir quais são as principais competências que são adquiridas ou melhoradas, a partir do momento que os país inserem em seus filhos em algum tipo de atividade extracurricular:

  • Melhora no rendimento escolar do jovem

As atividades que são realizadas de modo extracurricular em cursos para jovens são geralmente executadas de modo ordenado, com constância e por níveis.

 E tudo isso acaba melhorando diretamente o sistema cognitivo dos jovens e permite que possam criar relações neuronais potentes.

Além disso, aprender algo em uma atividade dá um impulso para que conheçam novas formas de solucionar assuntos em outros entornos.

Isso porque aprendem a pensar em estratégias para resolver uma problemática dentro de uma atividade extracurricular, permitindo que, ao enfrentarem algo similar na escola ou na sua vida cotidiana, tenham novas maneiras de enfrentamento e encontrem soluções eficazes.

Leia também: Por que aprender a programar estimula a capacidade cognitiva?

  • Cursos para jovens melhoram a capacidade leitora e os conhecimentos matemáticos, entre outros.

Além do que já foi mencionado na lista anterior, também precisamos salientar que, existem inúmeros estudos que revelam que os cursos para jovens fazem com que este público participe de atividades extracurriculares, favorecendo diretamente a capacidade de memória, atenção e concentração.

Além disso, boa parte dos jovens que adentram nestes cursos, passa a apresentar um melhor rendimento acadêmico na escola formal, acabam sendo também mais assíduos, melhoram a disciplina, aprendem sobre respeito, tolerância, bons hábitos e muito mais!

  • Diversão e liberação de energia

Praticar um esporte, aprender um instrumento musical, ou estar em um curso para jovens sobre a robótica, programação, ou sobre qualquer outra matéria interessante, sempre será motivo de muita diversão.

E, tendo em vista que, dependendo da atividade extracurricular realizada, esta pode exigir um esforço físico ou mental, isso permitirá que os jovens liberem energia acumulada que, em muitas ocasiões se manifestam em forma de tensão e estresse.

  • Os cursos extracurriculares para jovens são uma oportunidade para se aproveitar o tempo livre

Além de serem pura diversão e um momento no qual podem liberar a energia que tem para gastar, os cursos para jovens são excelentes para preencher o tempo livre dos nossos filhos com algo realmente produtivo, e que contribua diretamente para o desenvolvimento.

Isso porque muitas vezes os nossos filhos ficam em casa, e acabam usando o tempo livre em atividades que não necessariamente aportam algo.

Claro que muitas das atividades feitas em casa nos permitem descansar. No entanto, existem casos em que apenas perdemos tempo e não realizamos nenhum tipo de atividade que seja produtiva.

Por outro lado, a partir do momento que temos uma atividade agendada, utilizamos esse tempo livre em algo que nos traga benefícios e isso pode nos fazer muito bem e nos motivar a buscar cada vez mais aprendizagens.

  • Melhora nas competências psicoemocionais, tais como autoestima e saúde emocional

Uma atividade extracurricular, sempre que for escolhida do modo correto, aporta benefícios diretos sobre a saúde emocional por várias razões.

Por um lado, está a sensação de sucesso e ganho: uma pessoa que realiza uma atividade que vai de encontro com seus gostos e vê seu avanço, pode sentir-se feliz pelos resultados que está conseguindo obter.

Por outro lado, o fato de que o jovem poderá conviver com outras pessoas que possuam gostos e interesses similares, reafirma sua identidade e pode lhe proporcionar mais segurança e melhorar a interação entre os pares.

Você gostará de ler também: Colônia de Férias Virtual: espaço de entretenimento e educação.

  • Melhora no desenvolvimento das competências sociais

Às vezes priorizamos outras habilidades, como a memória ou atividades físicas, mas não consideramos que o aspecto social seja realmente importante para a formação dos nossos jovens estudantes.

No entanto, precisamos levar em consideração que, a socialização é uma das partes essenciais dentro do desenvolvimento e aquisição de habilidades, ou conhecimentos de uma pessoa.

Uma atividade extracurricular em um curso para jovens, por exemplo, permite que estes sujeitos possam conviver com um grupo de pessoas com interesses diversos, com os quais poderão aprender uns com os outros, trabalhar em equipe e criar vínculos pessoais.

Para saber mais sobre nossos cursos extracurriculares, entre em contato com nossos consultores, diretamente pelo whats.

Similar Posts