mulher mexendo no computador

Cursos Ead: entenda como esse novo modelo está conquistando os jovens

Uma modalidade de ensino que tem se destacado bastante nos últimos anos, especialmente com a recente pandemia decorrente do COVID-19, são os cursos Ead.

Esse tipo de oferta se converteu em um atrativo que está conquistando cada vez mais os jovens, tendo em vista que engloba um universo que este público tem mais afinidade, que são as novas tecnologias digitais.

Os Cursos Ead são, como o próprio termo já menciona, desenvolvidos à distância e podem ser entendidos como uma forma de ensino que está revolucionando o modo de ensinar e aprender em todo o mundo.

Diferentemente do que muitos pensam, o sistema de cursos à distância, não é algo recente, uma vez que já existe há muitas décadas, embora em outro formato.

Com o passar do tempo, a educação à distância foi se aperfeiçoando e, hoje em dia, utiliza as tecnologias educativas para comprometer alunos e potencializar a aprendizagem.

O que é a Educação à Distância?

Como você já deve ter visto no início deste artigo, a educação à distância (EAD) é uma modalidade educativa, em que a transmissão do conhecimento ocorre através da internet.

Sendo assim, a relação entre tutor e aluno conta com a ajuda de ferramentas online e não necessita de um espaço fixo, ou de um horário pré-determinado para ser colocada em prática.

A ausência destas barreiras de tempo e lugar é justamente um dos fatores que vem atraindo um público cada vez maior, principalmente de adolescentes e jovens, permitindo o acesso a conteúdos diversos de forma muito mais simplificada, com dinamicidade, economia e rapidez.

Atualmente, os cursos Ead ofertam distintas opções de aulas online, onde poderemos encontrar cursos livres dentro de inúmeras áreas do conhecimento, entre os quais poderemos mencionar: culinária, idiomas, robótica, informática, estética, música e qualquer outro tipo de conteúdo.

Para que possamos ter uma boa noção do alcance que a modalidade alcançou nos últimos anos, existem diversos estudos que apontam que a educação à distância em toda a América Latina cresce cerca de 30% por ano.

Com isso, também se percebe um incremento nos cursos ead, em que são ofertadas diferentes tipos de aulas online, e não é possível negar que essa modalidade está acumulando cada vez mais adeptos e conquistando um espaço que é expressivo no mercado.

banner e book ensino online vs presencial

Vantagens dos Cursos Ead

Dentro da perspectiva dos jovens que estão aderindo aos cursos ead atualmente, estes cursos podem aportar os seguintes benefícios para este público:

  • Graças aos cursos ead é possível administrar nossas tarefas e estudos de forma mais livre;
  • Fomentam a reponsabilidade por parte dos jovens;
  • Não é necessário deslocar-se para a instituição para estudar, pois as aulas se desenvolverão de forma 100% online, acarretando em economia no transporte;
  • É possível estudar a qualquer hora e em qualquer lugar, desde que  o aluno possua um computador ou celular em mãos e um bom acesso à internet;
  • Os jovens acabam aprendendo mais sobre o universo tecnológico e a explorar as ferramentas digitais;
  • Ver, aprender e descobrir outros tipos de aprendizagens e gostos no mundo digital;
  • Modelo de aprendizagem que fomenta a criatividade.
  • Os cursos ead podem chegar a mais pessoas;

Os cursos Ead rompem com o tradicional

De certa forma, podemos inferir que, a educação à distância acaba por desmistificar a falsa ideia de que o ensino só é bom se ele for dado de forma presencial.

Devemos ter em mente que, muitos cursos são muito bem conceituados no ensino à distância e temos instituições que atuam com tecnologia de ponta para atender todas as demandas virtuais dos jovens estudantes.

Como são os cursos Ead para jovens estudantes atualmente?

cursos ead 1

Essa pergunta é muito importante, mas de antemão, precisamos mencionar que, não existe apenas um tipo de modelo de educação à distância, pois isso depende muito de uma instituição para outra.

Geralmente, neste meio são utilizadas muitas ferramentas digitais que auxiliam na elaboração, realização e compartilhamento dos conteúdos e aprendizagens propostos. Alguns desses meios incluem:

  • Vídeo-aulas: essas aulas podem ser disponibilizadas aos jovens de forma gravada (podendo assistir a qualquer hora e em qualquer lugar), ou em tempo real (dependendo muito do curso e instituição);
  • Conteúdos em áudio: muitos cursos ead também estão adentrando no universo dos jovens, trabalhando a partir de gêneros que eles têm afinidade, tais como os podcasts.
  • E-books: muitas instituições estão apostando na disponibilização desse tipo de conteúdo em seus cursos Ead, pois geralmente é de fácil assimilação e enriquece o processo de ensino e aprendizagem.
  • Apresentações e infográficos: métodos muito eficientes quando as instituições desejam atrair ainda mais a atenção de seus alunos, oferecendo uma forma mais criativa e diferenciada de conteúdo.
  • Fóruns e chats: os jovens de hoje, quando vão fazer um curso ead, tem a oportunidade de poderem trocar informações com seus colegas, tutores ou professores via fóruns e chats que são abertos pelas próprias instituições com esta finalidade.

Tenha em mente que, todos esses recursos que foram listados são opções que os cursos à distância recorrem frequentemente, e que engajam melhor com o público jovem e nativo digital.

Isso porque os cursos ead exploram uma nova forma de ensino, que é mais dinâmica, o que facilita a aprendizagem e contribui ao bom desempenho dos estudantes.

Perfil do jovem que estuda online

Os jovens que estão procurando cursos ead atualmente possuem um perfil específico. Entre as principais características podemos destacar:

É proativo!

A educação à distância exige que o jovem tenha um perfil mais autônomo, pois este terá que administrar os seus horários de estudo conforme a rotina que possui.

É necessário que tenha capacidade de planejamento

O jovem que faz cursos ead aprende durante os seus estudos a fazer um bom planejamento  durante os seus estudos.

Disciplina e organização

Na hora de fazer cursos ead os jovens compreendem que a disciplina e organização são elementos fundamentais de todo o processo.

Somente com estas duas premissas será possível cumprir com as tarefas propostas de modo eficiente e tranquilo.

Similar Posts