menino estudando na biblioteca, sentado no chão

Cursos ead: 8 dicas para você aprender a estudar sozinho(a)

Durante esse período de pandemia da COVID-19, as pessoas ao redor do mundo estão presas em casa por semanas a fio, fazendo com que as coisas precisem ser feitas de maneira diferente, como estudar cursos ead. 

Você pode estar em casa sozinho ou em quarentena com sua família, de qualquer forma, os preparativos para uma precisarão de um ajuste para permitir que você se concentre totalmente.  

Antes da pandemia, era fácil escapar para estudar em um café ou biblioteca (ou pelo menos em algum lugar silencioso), mas agora estamos nos reajustando a um novo normal em que estudar em cursos ead é a única opção. 

Aqui estão algumas dicas sobre como aprender a estudar com eficácia enquanto está preso em casa, seja qual for a sua situação, fazendo um curso ead

1. Desenvolva uma rotina  

A chave para seu sucesso dos seus cursos ead começa com a formação de uma rotina. Isso pode ser difícil se você estiver assumindo várias responsabilidades.  

Aqui estão algumas sugestões, mas você deve decidir o que funcionaria melhor para você.   

  • Levante-se em um horário regular todas as manhãs. Defina uma intenção positiva para o seu dia. Vista-se como se fosse um dia normal de aula. (Você ainda pode ficar de chinelos, no entanto.)   
  • Estruture seu tempo acadêmico para concluir suas leituras, concentre-se nas tarefas e conecte-se com seus colegas para aquela apresentação em grupo estressante.   
  • Dedique algum tempo ao ar livre, para fazer atividades que lhe tragam prazer.  
  • Vá dormir em horários regulares. Seu corpo precisa de tempo para se ajustar à sua nova rotina e programação ao fazer cursos ead. A consistência é sua amiga. Com o tempo, você verá melhorias em sua motivação, foco e concentração.   
banner e book sucesso na educacao a distancia

2. Comunique a outras pessoas em sua casa que você está fazendo cursos ead 

É importante avisar a qualquer outra pessoa em sua casa quando você está estudando para seus cursos ead, seja em um horário determinado a cada dia ou um bloco de horas em determinados dias. Isso lhe dará um tempo tranquilo para se concentrar e, com sorte, garantir que não seja perturbado. 

3. Entre na aula no horário, como se estivesse indo para escola 

Embora isso se destine ao ensino à distância temporário, esta dica o ajudará em toda a sua carreira. A capacidade de administrar seu tempo com sabedoria irá diferenciá-lo daqueles que não seguem cronogramas apertados.  

Os empregadores perceberão rapidamente se você responder em tempo hábil, especialmente quando você não é supervisionado diretamente. Ao retornar para escola para as aulas diárias, você poderá dar continuidade à rotina que manteve no ensino a distância ou em alguns cursos ead

4. Ao fazer cursos ead bloqueie as distrações 

Um dos maiores empecilhos de produtividade para quem faz cursos ead é a distração, e nossas casas tendem a ficar cheias de distrações. Existem redes sociais, TV, internet, streaming de vídeo, jogos, YouTube, família, livros e a lista continua … 

Bloquear distrações é muito mais fácil falar do que fazer, mas existem algumas dicas e aplicativos que podem ajudá-lo. Uma dica é deixar seu telefone do outro lado da sala ou em outro lugar da casa, o mais importante é mantê-lo fora do alcance da mão e dificultar a procrastinação. 

Outra dica de produtividade é usar bloqueadores de sites, e muitos oferecem recursos de produtividade adicionais e podem abranger várias plataformas e dispositivos.

5. Organize suas notas e siga uma abordagem de estudo 

Há uma grande quantidade de incerteza no mundo agora, e grande parte dela parece fora de nosso controle imediato. Como tal, vale a pena assumir o controle das coisas que estão sob sua influência. A organização de sua programação dos estudos dos seus cursos ead pode fornecer a base necessária para a estabilidade.  

Quer sejam as técnicas que você usa para criar suas anotações ou a maneira como as armazena, manter a organização pode ajudar na sua produtividade. Se você acabar rabiscando anotações intermináveis de texto durante as aulas ou palestras, certifique-se de reservar um tempo em sua programação para escrevê-los em um formato que funcione para você.  

Experimente coisas como árvores de palavras-chave, mapas mentais ou o método Cornell para ver qual se adapta ao seu estilo de estudo. 

6. Adapte seus hábitos de aprendizagem ao estudar sozinho em cursos ead 

Você pode ter dificuldade para se concentrar e concluir as atribuições. Aqui estão algumas maneiras de melhorar seu foco. 

  • Encontre a técnica de estudo certa para você Algumas das mais populares incluem o Pomodoro ou a técnica de Feynman . 
  • Diversifique seu aprendizado, se você está lutando para se concentrar em um artigo que está lendo, assista a um documentário sobre o assunto que está estudando ou ouça um podcast. Os vídeos não são a única maneira de aprender. Tente reescrever suas notas com cores ou desenhe mapas conceituais e divirta-se! 

7. Recompense-se 

Concentrar-se no estudo durante uma pandemia, especialmente sob ordens de quarentena, traz dificuldades específicas para quem está fazendo cursos ead.  

Se você conseguiu estudar e se concentrar durante o tempo do seu objetivo, certifique-se de se recompensar! A recompensa pode ser uma hora extra assistindo ao seu programa favorito, comendo uma sobremesa deliciosa, tirando uma soneca ou qualquer outra coisa que você goste. Isso reforçará bons hábitos de estudo e, claro, será um tratamento bem merecido. 

8. Cuide da sua saúde mental 

Pesquisas mostram que aprender e estudar podem nos ajudar a ter confiança e melhorar o bem-estar mental. No entanto, as pressões da escola, faculdade ou cursos ead podem trazer seu próprio estresse, o que significa que é vital que você cuide de sua saúde mental.  

Aprender sobre problemas comuns de saúde mental e como identificá-los pode ajudá-lo a se manter atualizado. Além disso, sua instituição acadêmica também terá um serviço de apoio ao aluno, onde você pode buscar ajuda se estiver com dificuldades. 

Embora o mundo pareça estranho, temos que tirar o melhor proveito da situação atual. Envolver-se nos muitos eventos e atividades relacionados aos seus cursos ead pode ajudá-lo a fazer exatamente isso.  

Similar Posts