Comunicação entre pais e filhos

Hábitos que ajudam a melhorar a comunicação entre pais e filhos

Muitas vezes os pais não dedicam tempo suficiente para os seus filhos devido ao trabalho ou outras atividades. No entanto, ter uma boa comunicação entre pais e filhos é algo muito importante, já que fortalece os vínculos afetivos e gera a segurança e confiança na criança, adolescente ou jovem.

Na atualidade, não existe um manual que sirva para todos os pais, uma vez que cada filho é diferente e as circunstâncias nunca são as mesmas. No entanto, existem alguns hábitos que podemos tomar, e que servirão como bússola para orientar os pais a terem uma boa comunicação com seus filhos.

Por que ter uma boa comunicação entre pais e filhos é importante?

A boa comunicação entre pais e filhos ajuda na formação da criança, para que ela se desenvolva forte, sabendo ter boas relações com os demais e construa uma personalidade saudável. Leia também 5 coisas que o seu filho deve aprender na infância.

Além disso, permite que pais e filhos possam expressar o que sentem e pensam sem sentir temor ou medo da rejeição.

banner o que os pais nao sabem sobre educacao tecnologica dos filhos

Barreiras na comunicação

Existem muitas barreiras que, em vez de facilitar a comunicação entre pais e filhos, pode acabar interferindo na relação afetiva entre eles. Algumas delas são:

·        Ameaçar: isso pode fazer com que o seu filho sinta temor, ou que guarde algum tipo de ressentimento;

·        Julgar e criticar: se você constantemente ensina ao seu filho o lado negativo dele, pode fazer com este se considere inferior, e que sinta resistência ao se aproximar de você;

·        Envergonhar e ridicularizar: quando você expõe seus filhos diante de outras pessoas contra a sua vontade, e este sente vergonha ou se sente ridicularizado, isso poderá afetar diretamente a comunicação entre pais e filhos, além de fazer com que o seu filho se sinta pouco querido.

·        Interrogar: ao perguntar-lhe constantemente sobre determinadas coisas, isso pode fazer com que a criança não confie mais em você, ou que pense que você tem suspeita com relação a ela;

·        Redes sociais: a tecnologia pode aproximar as pessoas e também distanciá-las. E na atualidade, uma das coisas que mais interferem na comunicação entre pais e filhos são as redes sociais, que são utilizadas massivamente pelos dois grupos. Para saber a idade certa para  o seu filho começar a usar as redes sociais, leia: Redes sociais: qual a idade certa para começar?

Hábitos para melhorar a comunicação entre pais e filhos

Com o objetivo de melhor a comunicação entre pais e filhos é importante criar um clima de confiança e conhecer como se comunicam seus filhos, sejam eles crianças, adolescentes ou jovens.

A seguir, iremos apresentar alguns hábitos que devem ser adotados pelos pais para criar um ambiente e uma relação harmoniosa em família e desenvolver ao máximo uma boa comunicação entre pais e filhos:

  •  Não busque fazer imposições

No momento de se comunicar com o seu filho, você não deve impor nada ou dar-lhe opiniões fechadas.

O melhor a ser feito é promover um diálogo, fazer perguntas, escutar os motivos (caso o seu filho tenha feito algo errado).

Além disso, evite controlar todas as situações que o seu filho viva. A  melhor maneira de ajudá-lo, diante de qualquer conflito, é levá-lo a reflexão sobre os seus atos.

  •  Escute o seu filho com atenção

Quando o seu filho estiver falando sobre algo importante com você, deixe um pouco de lado as coisas que estiver fazendo e simplesmente preste atenção, demonstrando que você está atento ao que ele está lhe dizendo.

Escute o ponto de vista do seu filho, mesmo que seja difícil de entender, tente enxergar pela ótica dele, e se possível, mostre o melhor caminho,  primeiro ouvindo tudo o que ele tem a dizer, e na sequência, promovendo uma reflexão sobre como a situação “x” pode ser modificada.

  • Peça a opinião do seu filho em situações que afetem a família

Sempre que possível, você deve pedir a opinião do seu filho. Isso fará com que ele se sinta parte importante da família e que a sua opinião ou ponto de vista é relevante.

Lembre-se que, para que uma boa comunicação entre pais e filhos flua naturalmente, é preciso que todas as partes possam se expressar e mostrar seus sentimentos e ideias sem nenhum temor ou medo de rechaço.

  • Não faça promessas em vão

Outro hábito que você precisa desenvolver, se quiser manter uma boa comunicação entre pais e filhos é cumprir com os acordos e promessas que fez ao seu filho, ou se for algo impossível, deixá-lo pelo menos ciente de que determinado plano pode não concretizar-se por inúmeros fatores.

  • Simplesmente fale com o seu filho

O maior e melhor hábito a se criar para melhorar a comunicação entre pais e filhos é simplesmente conversar com o seu filho, mas isso não quer dizer você fará grandes monólogos, tampouco que irá falar com ele apenas para repreendê-lo ou fazê-lo refletir sobre seu comportamento. Converse com o seu filho sobre diversos assuntos e usufrua a relação de pai/mãe e filho ao máximo! Leia também Hobbies que ajudam na criação dos filhos.

Gostou das dicas sobre hábitos que ajudam melhorar a comunicação entre pais e filhos? Deixe um comentário com as suas dúvidas e sugestões! Siga a I Do Code no Instagram! Visite o nosso site!

Similar Posts