Desenvolvimento cognitivo - a programação é um grande estímulo

Como estimular o desenvolvimento cognitivo através da programação

Desenvolvimento cognitivo é certamente uma das mais importantes capacidades que seus filhos podem aprimorar. Continue lendo e saiba como a programação pode ajudar!

Todas as pessoas possuem uma articular e única forma de entender informações e estímulos que o mundo fornece. 

Conforme aprimoramos nossa capacidade de cognição, melhor saberemos, por exemplo, como interpretar estes dados.

Imediatamente a isso, conseguir também soluciona problemas com mais facilidade.

E não apenas isso, pois melhoramos nosso aprendizado, da mesma maneira passamos a conviver melhor com diferenças.

Por fim, aprimoramos o nosso bem estar, assim como nossa compreensão de mundo.

Veja você que diante dessa breve análise temos a certeza que o desenvolvimento cognitivo do seu filho e de sua filha é de fato, muito importante. 

banner minicurso construct

Portanto, temos aqui uma resposta para essa eminente necessidade, ou seja,  através da programação, com relevância, a cognição em crianças é alimentada exponencialmente.

Assim sendo, veja a seguir como isso pode ser aplicado na prática, e assim ajudar a construir um futuro melhor para seu filho.

Desenvolvimento cognitivo: o que é de fato?

Umas das maiores heranças deixadas para o mundo foi o estudo de Jean Piaget (um grande pensador, entre outros títulos) sobre o desenvolvimento infantil.

Através dele, de certa forma, tomamos consciência do conceito de cognição humana, inegavelmente que se inicia na infância.

Portanto, resumidamente podemos dizer que as habilidades cognitivas são somas de padrões individuais que envolvem:

  • Captação e processamento de informações;
  • Visão de mundo;
  • Posicionamentos;
  • Aprendizagem com os recursos do meio;
  • Despertares através da curiosidade.

Na prática, é tudo o que se possibilita a uma criança para que ela  cresça formando opiniões e criando conceitos próprios após a compreensão de conceitos pré-existentes.

Veja então que o desenvolvimento cognitivo deve ser estimulado, primeiramente pelos pais, ainda na fase sensório-motora e gradualmente durante a infância e adolescência.

Essa ação, no entanto, se justifica pela magnitude que é a programação, como veremos a seguir!

Porque estimulá-lo através da programação

Programação como ferramenta para aprimoramento cognitivo da criança
Programação como ferramenta para aprimoramento cognitivo da criança

Sabemos que crianças e jovens confiam em seus sentidos para entender o mundo ao seu redor. São pensamentos e sentimentos, às vezes intangíveis, porém importantes.

Isto atinge todas as crianças, e faz parte do processo de crescimento biológico. Você mesmo já pode já ter percebido isso em seu filho, conforme ele vai reagindo a estímulos que o mundo lhe oferece.

Hoje, porém, crianças não são apenas expostas a ferramentas e objetos físicos, mas também a objetos digitais e virtuais. 

Portanto, veja que o tipo de estímulo para desenvolver a cognição hoje é extremamente grande.

Um exemplo disso são jogos de videogame ou mesmo a vasta disponibilidade no celular.

Além disso, redes sociais onde interagem com amigos e mesmo os vídeos que eles assistem no YouTube – Todos são ferramentas que influenciam o desenvolvimento cognitivo do seu filho.

Nos mundos digitais, crianças não estão apenas manipulando objetos, elas os estão criando – não apenas aprendendo e testando regras – mas escrevendo-as. 

Ao construir, revisar e compartilhar todos estes artefatos, crianças e jovens estão também, construindo e revisando simultaneamente seu próprio conhecimento. 

Então, podemos dizer que a programação é um novo tipo de habilidade, que de forma divertida, inclusive, seus filhos podem desenvolver. 

Constituindo ao mesmo tempo, porém, o aprendizado de uma linguagem totalmente nova. Além do aprendizado de domínios e habilidades pré-existentes, os quais crianças aprenderam por muitas gerações, adaptados para aplicar à programação.

1 – Criatividade e desenvolvimento cognitivo

Ao ser confrontada com a necessidade  de solucionar problemas, a criança, por assim dizer, aprende a pensar de maneira criativa, para encontrar desta forma melhores respostas.

Ela percebe, através do código, relações de causa e efeito que existem, assim é também na programação.

A criatividade também será estimulada a partir do momento que ela necessitar – para fins de solucionar algo – olhar a situação por diversos pontos de vista. 

Isso ajuda a melhorar seu instinto de inovação, sua imaginação e, por consequência, sua criatividade. 

2 – Aprimorando a concentração

A atividade de programar é algo que requer análise, estrutura e paciência. Para conseguir realizar, é preciso estar concentrado.

Portanto, o desenvolvimento cognitivo ajuda a aprimorar a concentração, a ter mais foco, e a prestar mais atenção naquilo que está fazendo no momento.

Tudo isso é necessário na programação. Assim sendo, é isso que também pode e irá ajudar seu filho nos estudos de modo geral.

3 – Melhorando a memória chegamos ao desenvolvimento cognitivo

Ao aprender linguagem de programação, crianças e adolescentes, estarão expostos a uma série de comandos e informações novas, e que, portanto, precisam ser assimiladas.

Veja você que quando nos forçamos a memorizar coisas, estamos igualmente nos auxiliando para um processo mental mais eficiente. Melhorando, portanto, nossas conexões neurais.

Mas o  momento propício para isso, sabe quando é? Sim! quando a pessoa é ainda uma criança!

Isso certamente reforça nossa ideia central deste texto até aqui okay? Ou seja, que o desenvolvimento cognitivo através da programação pode ser um diferencial para seu filho, especialmente no futuro.

Afinal, ela permite o “arquivo” de diversos tipos de conhecimentos e, melhor do que isso, possibilita encontrar correlações entre eles.

4 – Aprimorando o raciocínio

No aprendizado da programação, com novas e mágicas conexões sendo formadas, o raciocínio fica mais afiado.

Pois a todo momento essa criança terá que pensar rapidamente buscando por soluções para problemas novos. 

É como um exercício para a mente, que vai lhe preparar para lidar com novos conhecimentos e com um mundo que muda cada quase que instantaneamente.

Por tudo isso aqui exposto, a I Do Code traz a programação como forte ferramenta para que o desenvolvimento cognitivo de seu filho seja potencializado. Enfim, não deixe de conhecer a nossa proposta de desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais para crianças e jovens. Entre em contato!

Similar Posts