Metodologias ativas - benefícios para o aprendizado

Benefícios de utilizar metodologias ativas para o aprendizado

Metodologias ativas valorizam o aprendizado através de projeto e viabilizam os estudantes como peça central para encontrar soluções.

Não estranhe a pergunta, mas você já teve aulas de direção? 

Muito provavelmente sua resposta é sim! Lembra então, que começou inicialmente na sala de aula, aprendendo as regras de trânsito, primeiros socorros e outros fundamentos teóricos. 

No entanto, é interessante, mas quando você chega ao volante do carro – é algo totalmente novo. Assim será para seu filho no mercado de trabalho. 

Portanto, temos aqui a primeira aplicação de metodologias ativas, ou seja, visam trabalhar melhor com jovens e diminuir a diferença entre o que aprendemos lendo ou ouvindo e o que aprendemos fazendo. 

Em sua essência, ele coloca os alunos no centro e valoriza a criação e a colaboração para que eles estejam no controle de seu aprendizado.

Portanto, nós da I do Code, trazemos hoje este artigo. Conheça através dele, os benefícios das aprendizagens ativas, as quais podem preparar melhor seus filhos para os desafios que virão. 

1 – Metodologias ativas desenvolvem habilidades colaborativas

A colaboração é o pilar das abordagens mais ativas e ágeis agora e será ainda mais no futuro. 

Atualmente, os locais de trabalho estão cada vez mais orientados para a equipe, e isto é decerto uma tendência para o futuro.

Portanto, alunos cuja única experiência é com redação, provas e lição de casa, se encontrarão em desvantagem. 

Trabalhando juntos em grupos de discussão, no entanto, estudantes desenvolvem habilidades necessárias para colaborar na força de trabalho.

2 – Incentiva o aluno a assumir riscos

Os alunos podem inicialmente resistir à mudança para a metodologia ativa.

Pois, de modo geral, é fácil sentar-se na sala de aula, anotar o que o professor está fazendo (ou ficar conversando enquanto isso…) e no final pegar uma lição de casa. 

O aprendizado ativo, no entanto, “puxa” o estudante para fora de sua zona de conforto, criando um ambiente em que a tomada de riscos é incentivada. 

Assim sendo, à medida que se sentir mais à vontade para compartilhar pensamentos, defender conclusões e aproveitar ideias uns dos outros, ganharão confiança e autodomínio.

3 – Metodologias ativas requerem preparação do aluno

metodologias 2
Preparação para interação posteriormente

Provavelmente existem aulas que seus filhos tenham, que realmente não demandem muito esforço do dia-a-dia, além de simplesmente aparecer na sala de aula. 

Isto é particularmente verdade quando estamos na faculdade, por exemplo.

São situações, nas quais duas hipóteses são prováveis:

  • O aluno (seu filho) pode estar cansado;
  • Existe desapego pela aula em si.

Muito provavelmente o professor nem percebe essa ausência com presença – especialmente se o aluno se esconder nas últimas fileiras da sala de aula. 

Entretanto, em uma sala de aula onde se trabalha com projetos, ninguém literalmente é invisível. 

Pois, o aluno é motivado a ter uma participação maior dentro de sala de aula. 

E isso, certamente ajuda seu filho e/ou sua filha a ter mais autonomia sobre seu aprendizado – o que os torna mais responsáveis como um todo.

4 – Aumenta o engajamento

Alunos que estão aprendendo ativamente estão sempre mais envolvidos. 

Seja resolvendo ou debatendo problemas, pesquisando e processando novas ideias para finalmente forjar entendimentos mais profundos.

Isso levará, com toda certeza, seus filhos a exercitarem o pensamento cada vez mais, desenvolvendo conjuntamente o raciocínio. 

banner o que os pais nao sabem sobre educacao tecnologica dos filhos

5 – Melhora o pensamento crítico

Em um mundo em que as notícias falsas se tornaram parte do nosso discurso diário, a capacidade de identificar uma fonte legítima ou identificar um argumento defeituoso está se tornando mais importante. 

Metodologias ativas, mudam o foco do aprendizado – da recepção passiva (e possivelmente inquestionável).

Igualmente cria no estudante o senso para duvidar de informações quando essas não são transparentes.

Por fim, quando estudantes compartilham ideias, aprendem a construir argumentos mais fortes, desafiar presunções e reconhecer saltos da lógica.

6 – Aumenta a retenção de conhecimento

De acordo com estudos: alunos lembram cerca de 10% do que leem, 20% do que ouvem, mas 90% do que fazem.

As salas de aula de aprendizado ativo são, como o próprio nome diz, mais ativas. 

Os alunos geralmente aplicam suas ideias, trabalham em projetos colaborativos ou usam abordagens inovadoras para assim solidificar seu aprendizado.

7 – Trabalha muito com a tecnologia

Em contraste com salas de aula tradicionais – que podem contar com a tecnologia de exibição usada apenas pelo professor – maioria dos espaços que focam o aprendizado ativo são preenchidas com ferramentas colaborativas usadas pelos próprios alunos. 

Isto, certamente, dá uma ótima forma que seus filhos tenham contato com uma abordagem tecnológica que serve para muita coisa além do entretenimento puro e simples.

8 – Metodologias ativas despertam o pensamento criativo

pensamento criativo
Pensamento criativo

A criatividade é uma das principais competências para o trabalho do futuro e uma das mais difíceis de ensinar usando, por exemplo, métodos tradicionais. 

Portanto, a metodologia ativa ajuda estudantes neste entendimento, especialmente que ser criativo, está além de um momento de inspiração fortuito – ela se desenvolve com esforço e trabalho duro. 

Resumindo, podemos dizer ainda que, com muita prática, flexionando músculos criativos, alunos também veem, como a reflexão individual e o intercâmbio colaborativo podem levar a melhores ideias e soluções mais novas para os problemas.

9 – Promove a solução de problemas reais

A capacidade de resolver problemas complexos foi destacada pelo Fórum Econômico Mundial como a extremamente necessária em um futuro próximo.

É fato que metodologias ativas, promovem a alunos compreensão de que não há respostas prontas, ou seja, não são como receitas de bolo – é importante ir atrás delas e descobrir junto.

Enfim, vimos aqui um apanhado bem completo sobre os benefícios de utilizar metodologias ativas no aprendizado.

Veja você que aqui na I Do Code nossa atenção e foco estão sustentados nessa proposta, buscando a promoção do aprendizado amplo e prático para crianças e adolescentes.

Tenha certeza que seu filho ou sua filha, conosco sairão mais preparados para o futuro, no entanto, com mais confiança em conduzir seu aprendizado. 

Similar Posts