Benefícios da programação para o desenvolvimento infantil

Benefícios da programação para o desenvolvimento infantil

Um bom desenvolvimento infantil é uma das principais preocupações dos pais nos primeiros anos dos seus filhos. Veja como a programação pode auxiliar.

Os primeiros anos de vida de uma pessoa são definidores. Afinal, é nessa etapa da vida que estão sendo erigidas capacidades fundamentais necessárias para sempre.

Logo, é também nesta época que pais precisam ter atenção redobrada. Portanto, é necessário dedicação para que os filhos tenham acesso a oportunidades específicas.

Uma dessas oportunidades, é a programação. Programar é conhecer uma linguagem universal, expandir a capacidade cognitiva, exercitar o cérebro e desta forma preparar a criança para a vida.

Reforçamos o que já sabe: O mundo digital já é realidade para nossos filhos – estão cercados por videogames, smartphones, vídeos na internet, redes sociais e muito mais.

Assim sendo, ajudar no desenvolvimento infantil com a programação será providencial nessa nova realidade, você não acha?

Eis aqui o motivo deste artigo, te mostrar rapidamente quais os benefícios da programação para hoje, para amanhã e para daqui 10 anos, os quais seu filho também pode usufruir!

banner minicurso construct

Programar ajuda no desenvolvimento infantil

Olhe neste momento para o futuro do seu filho. Consegue perceber que para ter sucesso neste novo tempo, praticamente todas as pessoas precisarão ter certa fluência em tecnologias básicas.

Espera-se que os novos trabalhadores se expressem e criem novas possibilidades usando, por exemplo, tecnologias digitais. 

A programação será portanto, ainda mais necessária, porque as  possibilidades estarão muitíssimo além da criação de sites e aplicativos

Imediatamente a isso, dizemos que ensiná-la no momento bem específico do desenvolvimento infantil tornará seu conhecimento mais fácil.

Saiba você que códigos e linguagens de programação farão cada vez mais parte do futuro. Estarão integradas completamente na nossa sociedade e no mundo.

Um exemplo curioso, são os desenvolvedores de softwares de Boston que pensaram em um aplicativo no qual pessoas se voluntariam para limpar hidrantes próximos em momentos de tempestade de neve.

Basicamente, pessoas acabam “adotando um hidrante” perto de sua casa, e auxiliam bombeiros por removerem o excesso de neve no local. 

Isso amplamente se tornará cada vez mais comum nos anos vindouros, portanto, para estar integrado com esta nova sociedade, saber programar será de suma importância.

Os alunos “aprendem a aprender”

Tentativas e erros enriquecem o desenvolvimento da criança
Tentativas e erros enriquecem o desenvolvimento da criança

É imensurável o benefício que a tentativa e o erro trazem para o desenvolvimento infantil.

Além disso, essa máxima, desperta também prazer único, precedente, inclusive, para a pesquisa científica futuramente. 

E como sabemos, o método científico é que nos leva a entender e aceitar que nem sempre existe uma única resposta para um problema.

Portanto, quando seu filho conseguir desenvolver este “pensamento lateral”, irá exercitar grandiosamente sua inteligência. Em contrapartida, tornando-o muito mais preparado para o futuro.

Desenvolve o pensamento computacional

O pensamento computacional pode ser representado pela capacidade de expressar pensamentos de maneira racional e sequenciada.

É uma habilidade de pensamento de ordem superior, muito cobiçada, que grande parte dos estudantes têm dificuldade em adquirir. 

Esse tipo de pensamento, no entanto, é análogo ao código “passo a passo” que permite aos computadores também pensarem.

Também pode ser conceituado como o processo de conjurar e resolver problemas de maneira lógica. Portanto, ter essa habilidade agregada já no desenvolvimento infantil é de grande valor.

Isso porque, o pensamento computacional cruza disciplinas da lógica, da matemática e do desenvolvimento de algoritmos. 

Quando crianças aprendem esse modelo de pensar, começam a ponderar sobre um problema, para depois reduzi-lo a etapas de ação individuais. 

Além disso, a eficiência também é ensinada, pois os alunos precisam resolver problemas da maneira mais eficiente possível. 

Do mesmo modo, aprendem o pensamento abstrato, como aprendem a pegar um problema, sua solução e generalizá-lo para outras situações. 

Esta é certamente uma habilidade muito poderosa de se ter. Isso muda completamente a maneira como você vê o mundo e como ele funciona. De repente, tudo em sua vida se torna um pouco mais fácil.

Aprimora a criatividade

A criatividade também melhora quando a criança aprende programação
A criatividade também melhora quando a criança aprende programação

A mente criativa, permite à criança que pense fora da caixa. Pois, são as inúmeras variações de soluções de codificação e busca, as quais podem motivar grandiosamente crianças a maximizar seu potencial criativo. 

Portanto, crianças que aprendem a programar desde cedo, rapidamente fazem a conexão com código e narrativa, o que libera sua imaginação e abre muitas possibilidades.

Olhe como isso é bom para o desenvolvimento infantil! Com codificação e narrativa, cada um segue um padrão lógico (começo, meio, fim, etc.). 

Essa inspiração criativa recém-encontrada pode ajudar as crianças a serem bem-sucedidas em falar em público, escrever, desenvolver redações e muito mais.

Oportunidades de carreira

Lógico que, por fim, não poderíamos deixar de destacar que no futuro, muitos trabalhos estarão ligados ao setor de tecnologia.

Saber como programar, dentro de algum tempo, será comparado ao saber ler de hoje. Portanto, quem não tiver noções mínimas terá dificuldades de se posicionar no mercado.

Veja você que as oportunidades para quem souber programação serão muitas, portanto, o ideal é que o seu filho tenha estas habilidades desde cedo, concorda?

Enfim, vimos aqui os benefícios que programar traz para o desenvolvimento infantil. Em contrapartida, perguntamos a você se conseguiu perceber a magnitude da nossa proposta de ensino tecnológico?

Aproveite também para conferir nosso Instagram, e ainda, se o conteúdo lhe ajudou de alguma maneira, leve-o através das redes para outros pais!

Similar Posts