duas crianças comemorando na frente do computador

Confira 10 atividades extracurriculares que contribuem para educação infantil

Diversos especialistas defendem a prática de atividades extracurriculares como forma de ajudar a desenvolver uma série de habilidades na educação infantil. Através dessas atividades para educação infantil, as crianças desenvolvem habilidades socioemocionais e continuam estimulando seu cérebro mesmo fora do ambiente escolar.

Sem dúvida, crianças que possuem atividades extracurriculares apresentam um desempenho melhor na escola do que aquelas que não fazem atividade alguma fora de sala. Essas atividades favorecem o surgimento e o fortalecimento de algumas características importantes nas crianças, como por exemplo o senso de responsabilidade, autoconfiança, autonomia e a autoestima.

Mas entre tantas atividades, é importante que você deixe seu filho escolher quais que ele quer começar. Por mais que a gente queira que ele faça um determinado tipo de atividade, a criança também tem que querer, pois essas atividades extracurriculares devem ser algo que lhe dá prazer.

Dessa forma, trouxemos 10 sugestões de atividades para educação infantil que seu filho pode começar a fazer e que trarão vários benefícios para a educação dele.

Atividades para educação infantil: cursos relacionados à tecnologia

image 1

Certamente, dentre as diversas possibilidades de atividades para educação infantil extracurriculares, uma cuja importância vem crescendo cada dia mais são aquelas ligadas à tecnologia. Inclusive, com todas as transformações do mundo atual, a educação tecnológica tem se tornado tão importante quanto ou até mais do que o inglês.

banner minicurso scratch

É importante saber que a educação tecnológica ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico e nas habilidades matemáticas através das atividades que envolvem programação. Somado a isso, as habilidades criativas também se beneficiam da educação tecnológica na medida em que o aluno também aprende web design e a criar diversos jogos.

E nós aqui na I do Code oferecemos um projeto de educação tecnológica através de um aprendizado ativo, onde seu filho vai aprender na prática e sempre com o contato próximo do professor. Se você tem interesse em saber mais pode agendar uma aula e conhecer nosso método inovador.

Atividades para educação infantil: Idiomas

Da mesma forma, os cursos de idiomas são ótimas atividades para a educação infantil extracurriculares, tendo em vista que ter conhecimento de diferentes idiomas é cada vez mais exigido no mercado de trabalho.

E sem dúvida quanto antes a criança começar melhor, pois até os 18 anos a pessoa tem mais facilidade de assimilar os conteúdos, sendo ainda mais fácil se a criança começar entre 2 e 4 anos de idade.

Dança:

Pessoas, Crianças, Menina, Menino, Dança, Executar

A dança contribui bastante para a educação infantil, pois através dela seu filho melhora o equilíbrio, a postura, bem como passa a ter mais noção de espaço e de ritmo. Somado a tudo isso, a dança está incluída entre as atividades para a educação infantil que trabalham a criatividade dos pequenos, assim como a concentração.

Esportes:

Não estamos falando somente de saúde quando sugerimos a prática esportiva como atividade extracurricular para seus filhos. Eles ajudam a desenvolver as funções motoras, físicas, cognitivas e sociais.

Mas com certeza, o maior benefício dos esportes reside no fato de que a maioria deles estimula o trabalho em equipe.

Atividades para educação infantil: Música:

 Assim como a dança, as aulas de música fazem parte das atividades para educação infantil extracurriculares que trabalham com as noções de ritmo e isso, especialmente para a educação infantil, é muito importante.

Além disso, a música também tem o poder de ajudar a acalmar e relaxar, sendo indicada para crianças mais agitadas que precisam trabalhar, entre outras coisas a concentração.

Artes Plásticas:

Pintura, escultura e diversas outras formas de artesanato podem ser ótimas atividades para as crianças desenvolverem fora da escola e que terão reflexos positivos dentro dela. Em primeiro lugar, elas trabalham muito a criatividades através das formas, cores e texturas.

Mas não é só isso, a arte é uma forma de comunicação não verbal e a criança pode se expressar através de seus trabalhos, melhorando inclusive a comunicação na escola.

Culinária:

Você deve estar se perguntando como a culinária pode contribuir para a educação infantil, mas a verdade é que ela aprimora habilidades motoras, bem como estimula a criatividade e a autonomia dos pequenos. Sem falar que eles ficam muito felizes quando elogiamos um prato feito por eles.

Jardinagem:

Crianças, Natureza, Jardinagem, Plantation

Além de aprender a importância do meio ambiente, nas aulas de jardinagem as crianças aprendem também sobre sustentabilidade. Um tema, que assim como a tecnologia tem se tornado muito importante atualmente.

Atividades para educação infantil: Teatro

Similarmente, o teatro se encontra entre as atividades para educação infantil extracurriculares que podem contribuir para o desenvolvimento do seu filho, pois estimula a criatividade através da interpretação dos personagens e melhora a comunicação da criança.

Trabalho voluntário:

Por fim, o trabalho voluntário pode ser incentivado desde pequeno, pois faz com que a criança passe a se preocupar com quem precisa e tem menos oportunidades. Isso com certeza amplia a visão de mundo e sociedade da criança e a transforma em um ser humano mais consciente.

Enfim, no artigo de hoje você teve a oportunidade de conhecer 10 atividades que contribuem para a educação infantil, melhorando ainda mais o desempenho dos pequenos dentro e fora da escola. Converse com ele e incentive-o a começar algumas dessas atividades ainda hoje.

Similar Posts