apps para aprendizado nas férias

5 dicas de apps para aprendizado nas férias

As férias estão chegando e, com elas, vem muito mais tempo livre para aprender diversas coisas. Normalmente, as crianças não gostam muito de estudar durante esse período e preferem se divertir fazendo o que geralmente não conseguem fazer durante o período letivo. Mas, e se elas pudessem aprender e se divertir ao mesmo tempo? Hoje em dia, existem vários apps para aprendizado e educativos com diversos objetivos e assuntos, permitindo que as crianças aprendam o que quiserem e da forma que quiserem. Às vezes até de graça!

Quer conhecer alguns? Temos algumas sugestões para você:

Star Walk 2

aplicativo star walk 2

Star Walk 2 é um aplicativo educacional de astronomia que permite que você conheça as estrelas, planetas, constelações e até satélites partindo nossa perspectiva aqui na Terra, e com isso consiga identificá-los a olho nu. O aplicativo também dá várias informações sobre a formação dos planetas, exploração espacial e até sobre as maravilhas do espaço que não conseguimos ver daqui.

O app é pago e está disponível para iOS, Android e Windows Phone. Há também disponível uma versão grátis para Android, porém ela não apresenta algumas funcionalidades interessantes da versão completa, como realidade aumentada.

Lightbot

banner lightbot

Seu filho tem interesse em programar, mas tem dificuldade de aprender a programar? O Lightbot pode ajudar. O objetivo do jogo é guiar um robozinho carismático a passar por todos os quadrados azuis para torná-los amarelos. E para isso, é preciso colocar, em ordem, todos os comandos que ele vai precisar seguir para fazer isso.

O app está disponível em 28 línguas, incluindo o português, e, segundo os desenvolvedores dele, já é utilizado por vários professores para introduzir a lógica de programação (isto é, a lógica de algoritmos), antes de introduzir a programação em si.

O app apresenta uma versão grátis para Android com 20 níveis e uma versão paga contendo 40 níveis que pode ser obtida na loja da Google, da Apple e da Amazon.

banner o que os pais nao sabem sobre educacao tecnologica dos filhos

Logic Gates

A eletrônica é um ramo bem complicado: envolve cálculos complexos com resistências, capacitores, indutores, diodos, entre vários outros possíveis componentes. Mas, o conhecimento de eletrônica é necessário para conseguir fazer sistemas eletro-mecânicos funcionarem, como por exemplo robôs e partes deles.

Aprender eletrônica é algo que precisa de um curso específico, pois precisa da infraestrutura certa para o aprendizado (como as protoboards, placas que facilitam a conexão entre os componentes eletrônicos) e supervisão adequada, afinal de contas envolve lidar com eletricidade (o que pode resultar em tomar alguns choques).

Porém, uma boa introdução a essa área pode ser dada através das portas lógicas. Portas lógicas são componentes eletrônicos que controlam a passagem de energia de um componente a outro de acordo com suas entradas. A porta E (ou AND) só deixa passar energia enquanto ambas as suas entradas estiverem energizadas. A porta OU (ou OR), só se pelo menos uma estiver energizada. A XOR (OU exclusiva) apenas se somente uma porta estiver energizada. Isso tudo permite que você programe sistemas eletrônicos ou eletro-mecânicos sem precisar mexer com códigos.

Logic Gates está disponível somente para Android e é gratuito.

Duolingo

apps para aprendizado - banner duolingo

Cada vez mais o inglês se torna uma ferramenta importante para o aprendizado e para o sucesso profissional. Saber inglês está, aos poucos, deixando de ser um diferencial e se tornando uma obrigação curricular. Provavelmente seu filho já aprende inglês na escola ou está em um curso de inglês. Mas e se ele pudesse aprender alguma outra de graça? E se aprender uma língua fosse um jogo?

A corujinha verde que conquistou o mundo transforma aprender em uma competição: você concorre com outras pessoas que aprendem a mesma língua que você, em um torneio com 10 ligas diferentes, e você passa para a próxima quando consegue se manter entre os primeiros dela até o final da semana. Você ganha os pontos sempre que completa lições e treina seu aprendizado, podendo inclusive competir com seus amigos!

Duolingo está disponível para iOS e Android e permite que você aprenda Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano e Esperanto gratuitamente a partir do Português.

Wikipédia

A última ótima dica de apps para aprendizado é o Wikipédia. Quando o assunto é aprender, é claro que não poderíamos esquecer da Wikipédia. A maior fonte de conhecimento gratuito da internet também tem o seu aplicativo oficial, onde você pode ler e editar qualquer artigo dela e em qualquer língua!

Embora ela também tenha a sua versão web para celular, o aplicativo torna muito mais fácil visitá-la (pois só precisa de um clique para entrar nela), permite o ajuste do tamanho das letras do texto e apresenta um modo noturno, para poder lê-la no escuro, além de gastar menos dados com isso.

O aplicativo oficial está disponível gratuitamente para Android e iOS.

Esperamos que as dicas de apps para aprendizado tenham sido úteis para você e leve a férias bem proveitosas para seus filhos!

Similar Posts