meninas montando um robô

Meninas na tecnologia: como incentivar sua filha?

Será que ainda há diferença nas brincadeiras de meninas e meninos nos dias de hoje? Desde a infância, a inserção das meninas na tecnologia ocorre em uma escala muito menor. E, infelizmente, essa tendência continua a se repetir até o ensino superior.

Por exemplo, tanto os cursos voltados às exatas quanto as graduações da área de engenharia e tecnologia ainda são majoritariamente frequentados por homens. De acordo com as informações do Censo da Educação Superior de 2015, somente 29% das cadeiras nestes cursos são ocupadas por mulheres. Embora 60% das pessoas que conquistem o diploma de faculdade no Brasil sejam mulheres.

Entretanto, gradativamente as jovens estão ingressando e se destacando nos segmentos tradicionalmente dominados pelos homens. O pontapé ideal para equilibrar essa situação é estimular as meninas na tecnologia, quebrando tabus de uma vez por todas. Conforme especialistas, o fator cultural ainda é uma das principais razões pela falta de interesse das meninas na tecnologia. Mas, será que pais e professores conseguem mudar essa tendência?

De modo geral, os garotos são estimulados a brincar, desmontar e explorar brinquedos e equipamentos eletrônicos desde os primeiros anos de vida, enquanto as garotas são rodeadas por bonecas, panelinhas, vestidos e outros itens domésticos. Segundo o livro “Entrando No Clubinho: Mulheres na Computação” (originalmente Unlocking the Clubhouse: Women in Computing), escrito por Jane Margolis, mais de 50% das casas com crianças nos Estados Unidos contava com computador no quarto do filho durante a década de 2010.

No entanto, obviamente os dois gêneros tem a mesma capacidade de se interessar e assimilar os conceitos básicos de programação, debater sobre temas inovadores e criar propostas a partir de ferramentas tecnológicas visando melhorar o que está ao seu redor. Quando a tecnologia é integrada à rotina infantil abre um mundo de oportunidade e possibilidades.

Como estimular o interesse das meninas na tecnologia?

Meninas na tecnologia
Evento I Do Code

É indispensável estimular as meninas desde a infância a se familiarizar com o ramo tecnológico. As garotas precisam enxergar a tecnologia como uma verdadeira aliada e uma opção real tanto de diversão quanto de carreira.  

Porém, será que elas gostam destes temas? Gostam, gostam muito! Segundo a ONU Mulheres, há interesse de 75% das meninas na tecnologia, ciência, matemática e engenharia. Por isso, a mudança tem que vir com a participação e incentivo de pais e responsáveis. Quer saber como incentivar sua filha? Leia abaixo!

1 – Motivação

O primeiro passo é incentivar, motivar e sempre deixar claro que a tecnologia também é para meninas. Por exemplo, mostras que essas são alternativas de lazer bem bacana, mas também podem servir naturalmente como uma profissão no futuro.

Segundo relatório da ONU, afastar as meninas e jovens do acesso a essas disciplinas tecnológicas reduz as chances no mercado de trabalho, além de ajudar a manter a desigualdade financeira e salarial no Brasil. O importante é assegurar que a menina possa sonhar em ser cientista, astronauta, engenheira e o que bem entender!

2 – Brinquedos

Quais são os brinquedos favoritos de sua filha? Não tem nada a ver com a ideia de tirar as bonecas, as comidinhas, as roupinhas e outros itens que fazem a alegria da criança. O ideal é diversificar ao máximo essas opções. Por exemplo, quebra-cabeças, legos e videogames podem ser muito bem-vindos.

Esses tipos de brinquedos não somente aguçam a curiosidade das crianças como auxiliam no desenvolvimento de habilidades de pensamento lógico e matemática. Isso acontece porque esses são brinquedos que incentivam a lógica da criança.

3 – Meninas na I Do Code 

Aqui na I Do Code, temos parceria com o Technovation Challenge Brasil, que oferece a meninas do todo o mundo a oportunidade de aprender as habilidades necessárias para se tornarem empreendedoras e líderes em tecnologia. Mais de 19.000 garotas em todo o mundo se inscreveram para participar do Technovation 2018, criando aplicativos e iniciando negócios que solucionam problemas em suas comunidades.

Meninas na tecnologia
Vencedoras do Technovation Floripa e sua mentora

 

4 – Referências

Vale salientar que os exemplos também podem despertar o interesse das meninas na tecnologia. Como fazer isso? Apresentando exemplos valiosos de mulheres que estão realmente fazendo a diferença no mundo. Os pais e mães podem mostrar as histórias e os feitos de mulheres na ciência, na engenharia, na robótica, entre outras áreas. Quando a garota encontra uma referência dentro de uma área de sua preferência, ela percebe que também é capaz de traçar uma trajetória de destaque.

Girl Power! Vamos mudar o mundo?

Veja também como nossos alunos conseguiram desempenhar melhor na escola com a ajuda de programação!


Similar Posts