cursos ead

Cursos EAD: entenda as principais vantagens e desvantagens

Um dos termos mais usados após a pandemia é o termo “o novo normal” e, a pandemia do novo COVID-19 desencadeou novas formas de aprendizagem, como os cursos ead. Em todo o mundo, as instituições educacionais estão buscando plataformas de aprendizagem online para continuar com o processo de educação dos alunos.  

O novo normal agora é um conceito transformado de educação com o aprendizado online sendo agora aderido por quase 90% das escolas. Hoje, a aprendizagem digital surgiu como um recurso necessário para alunos e escolas em todo o mundo. Para muitos institutos educacionais, esta é uma forma inteiramente nova de educação que eles tiveram que adotar.  

O aprendizado online agora é aplicável não apenas para aprendizados acadêmicos, mas também para crianças em anos iniciais, ensino regular e médio e estende-se também a cursos extracurriculares.  

Nos últimos meses, como acontece com a maioria dos métodos de ensino, os cursos ead também tem seu próprio conjunto de pontos positivos e negativos. Compreender esses aspectos positivos e negativos ajudarão os pais a criar estratégias para acompanhar as aulas com mais eficiência, garantindo uma jornada de aprendizado para os alunos. 

banner e book ensino online vs presencial

Vantagens dos cursos ead 

Você economiza tempo 

Não há perda de tempo indo e voltando da escola, cursinho ou faculdade, não há tempo perdido esperando por um ônibus ou metrô. Nos cursos ead, sua sala de aula fica bem em seu quarto – o material de estudo em sua mesa ou o material eletrônico em seu computador.  

Os alunos que não têm tempo suficiente podem recorrer à educação a distância como uma opção e buscá-la no conforto de suas casas. 

Com cursos ead você pode aprender no seu próprio ritmo 

A perspectiva de voltar a estudar em sala de aula pode ser intimidante para muitos de nós. Fazer uma pergunta ou revelar que você não consegue entender um conceito em sala de aula pode ser muito embaraçoso para alguns alunos.  

Mas, os cursos ead e a educação a distância vem em seu socorro, já que um dos seus melhores benefícios é que você pode aprender no seu próprio ritmo.  

É um fato conhecido que diferentes pessoas aprendem de maneiras diferentes e em velocidades diferentes. Em uma sala de aula, quando todos estão sendo ensinados juntos, geralmente é difícil ter todos os alunos na mesma página. Alguns alunos são muito tímidos para levantar suas dúvidas em sala de aula. É aqui que a educação à distância tem uma vantagem sobre o programa regular do campus. 

Uma vez que você recebe todos os trabalhos do curso com antecedência, você pode estudar o quanto quiser todos os dias, contanto que conclua seu material de estudo dentro do tempo estipulado. Se você tiver dúvidas ou perguntas, existem fóruns de discussão, chat com professores e suporte completo da instituição de ensino. 

Você pode estudar a qualquer hora, em qualquer lugar 

Exceto em cenários onde você tem que assistir a um tutorial online em um determinado momento ou uma palestra por meio de videoconferência, você pode estudar quando quiser, onde quiser.  

Você não precisa ficar preso em uma sala de aula, mas pode estudar em seu jardim, no sofá da sala ou no conforto da sua própria cama. Independentemente de você ser matinal ou uma coruja noturna, você pode escolher um momento ideal para estudar quando estiver em sua melhor forma produtiva. 

Desvantagens dos cursos ead 

Chances de distração altas 

Sem nenhum professor por perto para interação cara a cara e nenhum colega de classe que possa ajudar com lembretes sobre tarefas, as chances de se distrair e perder os prazos nos cursos ead são altas.  

Você precisa se manter motivado e focado se quiser concluir com sucesso seu curso a distância. A educação a distância não é uma boa ideia se você tende a procrastinar e não consegue cumprir os prazos. 

Controle do tempo de tela 

Muitos pais estão preocupados com os riscos para a saúde de ter seus filhos, já que eles passam horas olhando para uma tela.  

Esse aumento no tempo de tela é uma das maiores preocupações e desvantagens do aprendizado online. Às vezes, os alunos também desenvolvem má postura e outros problemas físicos devido a ficar curvados na frente de uma tela. 

Qualidade do corpo docente comprometida 

Muitas vezes considerado o primo menor do ensino regular, os cursos ead são frequentemente prejudicados pela falta de professores de boa qualidade em número suficiente. Em outros casos, mesmo que o instrutor seja bom, ele pode não se sentir confortável ensinando em um ambiente online.  

Às vezes, a tecnologia pode não fazer justiça à entrega e ao design do curso. Um aluno perde em todos esses cenários. Provedores de educação a distância devem perceber que não é a tecnologia, mas professores bons e eficazes que ensinam os alunos. 

Apesar dessas desvantagens percebidas, o ensino à distância e os cursos ead estão ganhando popularidade entre os alunos como nunca antes, com muitos alunos satisfeitos com sua experiência de aprendizagem. Com mais avanços na tecnologia e mais treinamento para adaptar os professores a esse novo modo de aprendizagem, as desvantagens do ensino à distância podem ser resolvidas em breve. 

Apesar de seus inúmeros inconvenientes, os cursos ead proporcionam aos alunos que desejam maior conforto e versatilidade na realização de um curso e muito mais opções de aprendizagem.  

As principais vantagens da educação à distância são que eles permitem que os alunos usem recursos financeiros mínimos para acessar várias ferramentas de aprendizagem. O uso de vídeo, ferramentas de conferência, torna a aprendizagem on-line ainda mais imersiva, aumentando a capacidade de reunir informações sobre um tópico específico e preservá-lo.   

Os cursos ead, entretanto, limita a interação social, requer o uso de tecnologia complexa e alguns empregadores percebem isso de forma negativa. Qualquer aluno que deseja se inscrever para obter um diploma deve fazer um balanço entre vantagens e desvantagens para decidir se essa é a opção certa.  

Mas, com cada vez mais adesão das aulas a distância esta realidade está mudando e as empresas perdendo o “preconceito” de diplomas de cursos ead.  

Similar Posts