Um bom curso de tecnologia pode abrir muitas portas.

Curso de tecnologia: 6 motivos para matricular seu filho

Você sabe o que é um curso de tecnologia? É um curso voltado a ensinar algum tipo de ferramenta tecnológica, e pode envolver tanto tecnologias modernas (como Pacote Office, programação e Arduino) como tecnologias que ainda não são adotadas em larga escala, mas que têm potencial para revolucionar nossas vidas (como robótica, inteligência artificial, impressão 3D e internet das coisas).

Você já deve estar cansado de ouvir sobre a importância de saber inglês atualmente, e já deve ter até matriculado seu filho em uma escola de idiomas. Mas e um curso de tecnologia? Você sabe o quão importante ele pode ser? Vamos mostrar alguns motivos. Confira!

O mercado de trabalho está mais seletivo

Hoje em dia, somente saber inglês e ter um diploma em uma boa universidade não são mais suficientes para conseguir um bom emprego. As grandes empresas de hoje procuram pessoas que possuam algum diferencial, isto é, uma característica que as destaque entre seus colegas e possa contribuir para seu desempenho dentro da empresa.

Em um mundo cada vez mais dependente da tecnologia e integrado à internet, ter conhecimento em algumas das áreas da tecnologia que estão em alta pode ser justamente o que seus filhos precisam. E não há lugar melhor para obter esse conhecimento do que em um curso de tecnologia.

Um curso de tecnologia pode prepará-lo para a universidade

Se seu filho(a) planeja se formar em curso da área tecnológica ou de computação, é uma boa ideia já chegar preparado. Cursos de universidade normalmente apresentam grande carga horária e várias matérias diferentes logo nos primeiros semestres, e delas a mais desafiadora normalmente é a de programação.

Para aprender a programar você precisa aprender a pensar de uma forma totalmente nova, isto é, aprender a pensar seguindo a lógica algorítmica. Ao invés de pensar em como fazer algo, você precisa pensar em como fazer o computador fazer algo por você. Isso sem contar a necessidade de aprender os diversos comandos necessários para isso. Um curso de tecnologia na área de programação pode ajudar seu filho(a) a passar por esses desafios sem muitos problemas.

banner curso criacao de sites

Desenvolvimento da criatividade

Não existem somente curso de tecnologia para as áreas de softwares e hardwares. Existem também as áreas artísticas, que podem abrir novas portas para seu filho no mercado de trabalho. Se tratam de cursos de desenho digital e modelagem 3D, além, claro, dos cursos de desenvolvimento de jogos.

Embora essas habilidades artísticas sejam normalmente vistas como “secundárias”, elas são muito importantes para o processo de desenvolvimento de produtos. Elas permitem dar forma para ideias e conceitos em suas fases iniciais de desenvolvimento e com isso os visualizar melhor e decidir a forma inicial do produto. A modelagem 3D inclusive é necessária para a criação de protótipos físicos, utilizando principalmente a impressão 3D.

A autonomia também se desenvolve em um curso de tecnologia

Se o seu filho já usa tablets e computadores desde pequeno, você deve se lembrar de quando ele ainda estava descobrindo essas tecnologias: vivia perguntando para você como baixar jogos, como fazer desenhos, como usar a internet, coisas desse tipo. E hoje em dia ele pergunta cada vez menos e deve até estar te dando umas dicas para lidar com seu celular.

Computadores, celulares e tablets são tecnologias bem complexas por dentro, embora sejam feitas para serem relativamente simples de usar. Porém, sempre que acontece algum problema é preciso entrar nessa parte complexa para entender o que está acontecendo. Em uma empresa, você pode chamar a equipe de TI para lidar com isso. Mas dentro de casa, isso não é tão simples.

Fazer um curso de tecnologia diminui essa nossa dependência em outras pessoas para resolver nossos problemas tecnológicos, e ainda permite que usemos nossos dispositivos de formas muito mais eficientes e seguras.

Estão mais acessíveis do que nunca

Atualmente, praticamente todo mundo tem acesso a um computador ou a um celular com acesso à internet. Não é preciso mais depender da disponibilidade de cursos na sua cidade ou arranjar material caro para fazê-lo, como livros, softwares específicos, ou até computadores caros.

Hoje em dia, se quiser fazer um curso de tecnologia pode fazê-lo na internet mesmo. Há uma grande quantidade de cursos disponíveis na internet, com diferentes assuntos, focos, línguas e metodologias. Além disso, os softwares gratuitos de código aberto estão se tornando cada vez mais adotados, tanto na industria quanto nos meios educacionais, diminuindo o custo desses cursos.

Isso sem contar a grande quantidade de informação disponibilizada gratuitamente na internet, como informações sobre linguagens de programação, de programas, bibliotecas, tutoriais escritos e em vídeo, blogs e sites dedicados à divulgação das novidades tecnológicas.

Um curso de tecnologia o prepara para o futuro

É muito difícil fazer uma previsão certeira sobre o futuro, mas uma coisa é certa: a tendência é que a tecnologia fique cada vez mais integrada às nossas vidas, tanto à nossa vida pessoal quanto a profissional. E as tecnologias que estão em alta atualmente, como internet das coisas e impressão 3D, são as que causarão mais impactos no futuro próximo.

Em toda profissão é sempre importante se manter atualizado, e na área da tecnologia isso não é diferente. Talvez seja até mais importante, pois novos avanços estão surgindo cada vez mais rapidamente.

Se estiver procurando um curso de tecnologia que prepare seu filho para o futuro, confira o curso da I Do Code!

Similar Posts