Um curso de programação pode ser muito importante para seus filhos.

Curso de programação: por que fazer?

Para muitos, a programação é como mágica: uma pessoa escreve textos mirabolantes em uma língua pouco compreensível e com isso cria coisas incríveis como jogos, sites e aplicativos para celular. Porém, fazer essas coisas não é difícil: você só precisa de um bom curso de programação.

Se você ou seu filho(a) se interessa bastante por jogos e pelas novas tecnologias, é bem possível que já esteja interessado em programação, mas essa é uma área um pouco difícil de se entrar por conta: requer aprender toda uma forma nova de pensar e a maior parte dos recursos sobre o tema estão em inglês. Por isso, essa experiência pode ser meio frustrante no começo.

Se há interesse nesse mundo, vamos nesse texto dar alguns bons motivos para você matriculá-los em um curso de programação. Confira!

Um curso de programação abre muitas portas

A programação é a profissão do presente. Estamos na era da Indústria 4.0, uma era marcada pela crescente automação do nosso dia a dia, o que se traduz em tecnologias como casas inteligentes, internet das coisas e economia compartilhada. E o que move tudo isso é justamente a programação: é ela que desenvolve as inteligências artificiais que automatizam esses processos.

Isso sem contar, claro, a área de desenvolvimento de jogos. As grandes empresas de jogos estão investindo mais e recebendo cada vez mais investimento, e os jogos estão ficando cada vez mais famosos. É só conferir a expansão dos eSports, que atualmente são até seguidos pela Globo! Isso sem contar o crescimento dos jogos indie, isto é, feitos por estúdios independentes, graças a serviços de distribuição de jogos como a Steam. Por isso, fazer um curso de programação abre muitas portas no mercado de trabalho!

A programação prepara para o futuro

E a tendência é que a necessidade de programadores só cresça. A cada dia que passa surge um novo site, aplicativo ou startup de tecnologia precisando de programadores para colocar suas ideias em prática, e grandes empresas de tecnologia estão sempre em expansão e buscando inovação.

Além da área de desenvolvimento, existe também a área de pesquisa, área responsável por criar novas tecnologias com base na programação, muito presente em universidades e grandes empresas. É uma área que busca a cada dia revolucionar campos como a inteligência artificial, Big Data, robótica, sistemas, entre outros, construindo um futuro cada vez mais rápido e automatizado.

Você aprende uma nova forma de pensar em um curso de programação

Como já falamos um pouco em outro artigo, programar envolve aprender a pensar de uma maneira bem diferente. É a chamada lógica de algoritmos: a lógica de criação de sequências de ações.

Lidar com algoritmos é algo bem comum. Nossas rotinas diárias são sequências de ações, por exemplo: acordar, se vestir, tomar café da manhã, escovar os dentes… Assim como são todas as receitas culinárias: quebrar ovos, bater a massa, por no forno…

A parte da lógica, no caso, está em determinar a melhor sequência: qual dá os melhores resultados? Qual é mais rápida? Levando em conta, claro, que algumas ações devem ser feitas antes de outras. Não dá pra se vestir antes de acordar. Não pode esquecer de comprar o arroz antes de começar a fazer o almoço. Esse tipo de coisa.

Porém, nesses casos quem é responsável por seguir o algoritmo é você mesmo. E você, como ser humano, tem uma ótima capacidade de interpretação. Para você ir se vestir, você só precisar saber que você precisa ir se vestir. Ninguém precisa descrever exatamente todos os movimentos que você precisa fazer para colocar a roupa.

No caso de um computador, porém, você precisa ser minucioso assim. Precisa falar na língua dele e usar os comandos que ele reconhece. E isso que torna a programação tão desafiante: essa necessidade de esmiuçar todas as ações que você quer que o computador faça para conseguir implementar o algoritmo com sucesso.

Embora isso possa ser complicado de aprender, é a primeira coisa que um curso de programação ensina, pois é muito importante para o resto do curso.

Curso de programação e empreendedorismo

Atualmente, é impossível criar uma empresa sem ter alguma presença digital, especialmente no caso uma startup. Ter um site, página no Facebook e localização no Google Maps são alguns requisitos básicos, mas ter o próprio aplicativo, presença nas redes sociais e um departamento de marketing digital são coisas importantes para alavancar o próprio empreendimento.

Mas, claro, no início tudo é sempre difícil. É preciso ir atrás de financiamento, de colaboradores e de pessoas interessadas no produto, e é justamente no início em que são necessários mais investimentos em divulgação. Além disso, é preciso definir um bom cronograma: buscar desenvolver o produto e o marketing o mais rápido possível, mas sem sobrecarregar as pessoas envolvidas.

Para ambas as questões, ter feito um curso de programação é extremamente importante. Sabendo sobre os desafios da área, fica mais fácil de estimar o quanto cada parte do processo irá demorar, e o empreendedor pode inclusive contribuir no desenvolvimento dessas partes e deixar tudo do jeito que imagina.

Felizmente, atualmente está cada vez mais rápido desenvolver qualquer código. Ferramentas como o Flutter da Google, o React do Facebook e o Swift da Apple facilitam muito o desenvolvimento de interfaces de usuário e ao mesmo tempo as deixam mais atraentes e dinâmicas, e aplicativos como o WordPress e o Wix facilitam muito a criação de sites.

Ao mesmo tempo, estão surgindo também as plataformas no-code, isto é, que permitem o desenvolvimento de aplicativos sem o uso de programação, como é o caso do AppSheet da Google e o Thunkable.

Porém, mesmo usando um no-code, é preciso saber pensar em algoritmos: a plataforma somente retira o código, mas você ainda precisa implementar a lógica do aplicativo para ele fazer o que você quer que ele faça. No caso, isso é feito de forma mais visual, como no Scratch. Por isso, fazer um curso de programação continua importante: usar no-code também é programar!

banner curso scratch

Saber programar é uma habilidade muito importante hoje em dia. Seus filhos não podem ficar de fora! Se quiser saber mais sobre curso de programação, recomendamos este outro artigo nosso: Programação: vale a pena aprender?

Similar Posts