Scratch e multidisciplinaridade

Como o Scratch pode estimular o aprendizado multidisciplinar?

O mundo está cada vez mais tecnológico e com a chegada muitas vezes precoce de smartphones, tablets e outros aparelhos digitais às mãos de crianças mais nova. Por conta disso, a educação tem buscado meios de incluir a tecnologia em seu repertório através da multidisciplinaridade e do uso de ferramentas como o Scratch, que une entretenimento e aprendizado em uma única interface. 

Desenvolvido pelo MIT em 2003 com a proposta de oferecer uma interface amigável para o ensino de lógica e programação voltado à crianças e adolescentes, o Scratch é uma linguagem de programação em blocos onde o código pode ser montado como um quebra-cabeças, gerando um jogo, animação ou outros programas. 

Com o Scratch,  as crianças podem ser desafiadas a utilizar a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas através de projetos, essa é sem dúvidas uma linguagem de programação que  oferece muitas  possibilidades educativas e neste post você vai descobrir como o Scratch pode estimular o aprendizado multidisciplinar em crianças e adolescentes.

O que é aprendizado multidisciplinar?

Os modelos tradicionais de ensino tendem a abordar conteúdos a partir de divisões disciplinares, em módulos que tratam do mesmo tema e de conteúdos semelhantes, como ciências, matemática, artes, e por aí vai. Os modelos multidisciplinares de ensino, por sua vez, entendem que existem disciplinas, mas buscam trabalhar esses conteúdos em conjunto, estimulando o pensamento crítico e criativo das crianças e adolescentes.

Até certo ponto, a separação dos conteúdos por disciplina ajuda os alunos a focarem em assuntos específicos, mas os estudos metodológicos atuais, que incluem abordagens  como o STEM, indicam que a multidisciplinaridade possibilita que as crianças participem muito mais do processo de aprendizado, tendo liberdade para associar conceitos diferentes.

Scratch e aprendizado multidisciplinar

O Scratch possui uma plataforma própria através da qual é possível programar aplicações e compartilhá-las com a comunidade, estimulando o interesse dos alunos em divulgar sua criação, interagir com os programas de outras crianças e construir uma relação de aprendizado participativa entre as próprias crianças e adolescentes. 

Enquanto ferramenta multidisciplinar, a própria lógica de programação já inclui conhecimentos advindos de disciplinas diferentes, como o uso do raciocínio lógico, da geometria, a utilização de operações matemáticas e operadores lógicos, o uso de linguagem, leitura e muitas outras habilidades.

É importante perceber que os conhecimentos secundários citados acima, como raciocínio lógico e abstração, inauguram novas disciplinas, menos comuns no ensino básico e que estão implícitas na utilização de ferramentas como o Scratch, são elas: a própria Lógica de Programação, o empreendedorismo e a Gestão de Projetos, esta última faz parte da metodologia de projetos, que explicaremos no tópico seguinte.

Scratch e metodologia de projetos

Com o Scratch, é possível inserir em sala de aula uma metodologia de aprendizado que baseie-se no desenvolvimento de projetos. Diferente do aprendizado comum, no qual há a realização de exercícios que elegem apenas uma parte do conteúdo para ser resolvido, o aprendizado por projeto faz com que o aluno resolva um problema como um todo, desde a sua definição até a execução final do projeto, que é apresentá-lo como uma solução pronta, um problema resolvido. 

A união entre a metodologia de projetos e multidisciplinaridade, fomentada pelo Scratch, visa protagonizar a participação das crianças no aprendizado. Quando um exercício solto, que seria facilmente esquecido pelo aluno, é transformado em um projeto que integra-se a um problema real, o “aprender” consolida-se e questões como “para quê que eu vou usar esse assunto na vida?” dão espaço à mentalidade autodidata, que entende a importância de saber lidar com múltiplos conteúdos para se ter uma vida e uma carreira de sucesso no futuro tecnológico.

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A metodologia de projetos e o Scratch podem ser aplicados para crianças e adolescentes de modo criativo e interativo em casa, com o incentivo e acompanhamento adequado dos pais, na escola de ensino infantil fundamental e médio, e também em cursos específicos de tecnologia, como é o caso aqui da I do Code, onde utilizamos o Scratch em nossas aulas e incentivamos que os alunos desenvolvam seus próprios projetos.

Scratch e multidisciplinaridade na prática

Bom, agora que você já entendeu a relação entre Scratch e multidisciplinaridade, é importante saber que existem muitas maneiras diferentes de aplicar a ferramenta de maneira prática e multidisciplinar, por isso elencamos 3 ideias de utilização em casa ou em sala de aula, confira: 

  • Para práticas matemáticas, incentive as crianças e adolescentes a criarem os próprios jogos de movimento, como o Breakout, ou o Tetris, que podem ser utilizados no ensino de ângulos, plano cartesiano e/ou geometria. 
  • Que tal programar quizzes? Essa pode ser uma maneira interessante de associar a metodologia de projetos com exercícios focados em um único conteúdo. É possível incentivar as crianças a criarem ou pesquisarem as questões que farão parte do quiz (o que as levará a estudar a disciplina em questão, como português, química, e assim por diante), desenvolver a interface visual, como uma logo ou um personagem para interagir com o jogador (ou seja, trabalhar o lado artístico e criativo), e ainda programar o quiz, aplicando conceitos matemáticos e lógicos.
  • Trabalhe com o Scratch for arduino e ensine conceitos de robótica e eletrônica, ao mesmo tempo em que ensina programação. Nesse caso, será necessário possuir ao menos uma placa Arduíno, bem como conhecimentos suficientes sobre sua utilização e sobre Scratch, antes de começar a ensinar às crianças.

Dadas as dicas, lembre-se que o processo de ensino-aprendizado é mutável e que a criatividade do professor também conta na elaboração de aulas e dinâmicas produtivas com as crianças e adolescentes. É importante manter-se sempre informado sobre novas práticas de ensino para que seus alunos ou seus filhos desenvolvam-se de maneiras cada vez melhores. 

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