aprendizado de crianças

Tecnologia no aprendizado: 3 benefícios de utilizá-la

As novas gerações estão crescendo com um nível de interação tecnológica super avançado. Conheça os benefícios que a tecnologia pode trazer para o aprendizado, tanto em casa e quanto em salas de aula.

É claro que se você tem um filho(a), já deve ter percebido que a atração de gadgets como celulares e tablets para o público infantil é intensa. Jogos, vídeos e redes sociais fazem a cabeça dos(as) pequenos(as). O que você talvez não tenha pensando é que essa toda essa tecnologia pode ser benéfica para o aprendizado, não?

Nesse contexto, também é natural que alguns pais e mães fiquem preocupados com os efeitos da tecnologia na infância

É claro que tudo em excesso se torna prejudicial e com a tecnologia não é diferente. No entanto, aqui na I do Code, temos a missão de lançar um olhar positivo nesse tema, utilizando ideias inovadoras quanto à educação digital. 

A tecnologia pode, na verdade, potencializar o aprendizado de habilidades importantes, ainda mais quando consideramos que grande parte da profissões do futuro irão envolver o mundo da tecnologia. 

Acompanhe abaixo algumas maneiras de incorporar a tecnologia no aprendizado!

banner kit tecnologia na educacao

O uso de games no aprendizado digital

Os games são uma das partes mais mal faladas quando o assunto é tecnologia. Afinal, o apelo dos jogos é dos principais motivos para que as crianças queiram ficar de olhos colados na tela.

No entanto, a lógica dos games pode ser uma grande facilitadora no ensino digital e em outras áreas de conhecimento. Isso porque os jogos são produzidos com uma lógica que engaja os usuários, gerando interesse e constante vontade de avançar para o próximo nível. 

Ao invés de combatermos a influência dos jogos no interesse das criança pelo aprendizado, resolver utilizar essa lógica para engajá-las no ensino, criando metas, desenvolvendo jornadas e recompensas. 

Essa técnica educacional está em alta nas pedagogias do mundo todo e é conhecida como gamificação. Hoje em dia, ver celulares e tablets em salas de aula não significa mais uma distração, mas um aprofundamento no aprendizados. 

Mesmo no mundo especificamente dos games, alguns nomes são reconhecidos por auxiliarem algumas habilidades importantes, como a criatividade e o raciocínio lógico. O Minecraft é o nome mais famoso quando o assunto é utilizar games na educação. O game utiliza um sistema de blocos e é uma espécie de evolução digital e avançada do que seria o LEGO. O mundo aberto e as possibilidades criativas na construção de verdadeiros mundos, faz desse game uma ferramenta formidável no ensino digital. 

Benefícios do uso de apps e sistemas digitais

Uma das maiores vantagens da tecnologia é diminuir cada vez mais as distâncias entre as pessoas em nosso mundo. Na educação, esse efeito pode ser muito proveitoso para aproximar os pais dos aprendizados de seus filhos e até mesmo aumentar a participação destes no universo educacional. 

Por meio de uma base de dados digital, os pais podem acessar as lições feitas pelos alunos, enfrentar desafios criados especialmente para os deveres de casa e ainda entrarem em contato de maneira mais direta com os educadores.

Da mesma maneira, o uso de sistemas inteligentes em sala de aula, pode aproximar os conteúdos didáticos do universo cotidiano da criança. Elas já estão acostumadas, hoje em dia, a utilizarem os seus celulares e tablets. A educação pode utilizar essa onda ao seu favor, inserindo conteúdos educacionais e divertidos em aplicativos, vídeos e redes sociais, ao invés de tentar nadar contra a corrente e proibir o uso de eletrônicos, exigindo materiais já desgastados na visão das crianças, como as apostilas. 

O aprendizado da linguagem de programação

Grande parte das grandes operações do mundo moderno são feitas online. Hoje em dia você lida com bancos, finanças, reuniões de trabalho e até contratos são assinados pela internet. 

No meio de tudo isso, existe um grande número de profissionais que são capacitados para programar e desenvolver soluções para o mundo digital. 

Assim, não é de se espantar que a linguagem de programação é vista como uma espécie de necessidade para os profissionais do futuro. 

Além disso, o ensino de programação alia lógica, matemática e criatividade, utilizando uma visão positiva dos erros como aprendizado e incentivando que as crianças criem soluções reais. Tudo isso de maneira divertida e moderna. 

Para finalizar, o aprendizado de linguagem de programação pode ajudar a construir uma perspectiva mais segura e positiva da internet. As crianças começam a entender o funcionamento de programas, apps e jogos e, a partir desse conhecimento, consolidam uma postura mais ativa e positiva. Elas aprendam a tomar decisões e decidir o que devem adotar e o que devem rejeitar do mundo digital. 

Aqui na I do Code, nos acostumamos a ver o brilho no olhar dos(as) pequenos(as) na hora de construir um projeto por conta própria! Quer saber mais? Veja como nossos alunos aumentam o desempenho na escola com a ajuda da programação

Similar Posts