Produtividade: A tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa

Padrão

A tecnologia nos rodeia. Ela esta cada vez mais presente no trabalho, nas casas e nas relações sociais. Já falamos aqui no blog sobre as novidades tecnológicas e realidade virtual, pois a tendência é um futuro cada vez mais conectado e tecnológico, para que as tarefas fiquem mais simples e rápidas, aumentando nossa produtividade.

Estão sendo construídas casas inteligentes que automatizam diversas tarefas, desde o aquecimento e iluminação até a jardinagem e segurança. Outra novidade são carros autônomos que, praticamente, dirigem sozinhos enquanto você pode assistir netflix.

Hoje em dia temos smartphones que podem acessar um mundo de informações, com aplicativos para todos os gostos, temos um mundo de informação na palma da mao.  Temos máquinas de café que podem ser programadas e nos acordam com o café pronto.

Porém, muitas vezes usamos apenas as funções básicas e mais conhecidas dos aparelhos, apenas como forma de distração e entretenimento. Com os smartphones e tablets fica mais fácil navegar nas redes sociais e muitas vezes nem vemos o tempo passar!

Passamos horas distraídos e os motivos são os mais diversos: aquela publicação que se tornou viral no Facebook e que você precisa ler, aquele vídeo de gatinhos fofos no YouTube, aquela checada rápida nos tweets mais recentes das celebridades que você segue ou aquele novo jogo para o seu smartphone.

6153558098_9653fd714b_bvsgof

A tecnologia permite desviarmos o foco em um piscar de olhos e, quando isso acontece, a produtividade vai por água abaixo.

Assim, não percebemos que eles podem ser aliados no nosso dia-a-dia, se utilizarmos como uma ferramenta para aumentar efetivamente a produtividade. Ao invés de utilizar seu smartphone para procrastinação, você pode transforma-lo em um aliado poderoso para tornar seu dia mais dinâmico, deixando muitas tarefas mais faceis.

A tecnologia não é diretamente culpada pela sua distração

Aristóteles dizia que “Nós somos aquilo que repetidamente fazemos”.

Muito do que fazemos em uma base diária é governado por nossos hábitos. Uma vez que nossos hábitos constituem 45% do nosso comportamento diário, é fácil permitir que ações improdutivas se tornem habituais ao longo do tempo.

Isso significa, portanto, que a tecnologia não é diretamente culpada pela sua distração. O grande vilão é você mesmo e os hábitos que você criou. A solução, então, está em mudar ou eliminar esses hábitos.

A tecnologia esta se tornando mais acessível a cada dia e a tendência e so aumentar. A maneira de inclui-la na rotina e uma escolha pessoal.

Você pode usá-la para ficar mais atualizado nas notícias, fazer pagamentos online sem precisar ir ao banco, fazer compras sem ir ao supermercado, organizar melhor sua rotina e gestão do tempo.

Além disso, existem alguns hacks de produtividade que você pode implementar usando a tecnologia que já possui. Confira logo a seguir!

1

4 formas de aumentar a produtividade com a ajuda da tecnologia

#1: Elimine a procrastinação

Procrastinar é adiar aquela tarefa, deixar para amanhã o que deveria ser feito hoje. Quando vira um hábito pode trazer stress, sentimento de culpa e desorganização no dia-a-dia. A procrastinação é uma inimiga da produtividade.

Sabe aquele projeto que você deveria ter começado há muito tempo, mas ainda não começou? Você precisa parar de adiá-lo para conseguir colocar em prática.

Uma das desculpas mais utilizadas é a falta de tempo. Na verdade, muitas pessoas que usam a justificativa da falta de tempo não são completamente ocupadas, apenas precisam aprender a gerir a rotina do dia.

Pegue seu smartphone ou tablet e defina seu Timer em 15 minutos e comece a trabalhar naquilo que você está adiando há tanto tempo. Embora 15 minutos não seja tempo suficiente para concluir o projeto, você pelo menos terá quebrado o ciclo na inércia. É muito provável que você queira continuar por mais de 15 minutos. Se você se comprometer em fazer isso todos os dias, com o tempo, naturalmente, você criará uma rotina dinâmica e dedicará mais tempo a essas tarefas.

Além do timer, você pode baixar um aplicativo anti-procrastinação. Já existem vários disponíveis, com diferentes níveis de controle.

Uma boa ferramenta são os app de listas, que podem te ajudar na organização do dia, com tarefas prioritárias. Você pode organizar tudo que precisa fazer na semana, criar listas personalizadas, prazos e analisar como você está gastando seu tempo.

Se você está procurando um com aplicativo assim, uma boa opção é o TeuxDeux. Ele é grátis e funciona em iOS. Você pode saber mais sobre o TeuxDeux aqui.  Se seu aparelho não é da apple, você pode usar o aplicativo Wunderlist. Ele é grátis e funciona em android, iOS e windows.

O  aplicativo Stickk, disponível para androide e iOS, é mais radical, pois mexe no bolso do usuário. Você define uma tarefa, prazo e quantia de dinheiro disponível. Caso não cumpra a tarefa, ele doa o dinheiro para uma instituição de caridade. Você pode radicalizar mais e escolher doar o dinheiro para o seu time rival no futebol ou organização de pensamento contrário ao seu, a necessidade de terminar a tempo vai ser maior ainda! Conheça o StickK aqui.

#2: Faça intervalos temporizados

Estresse, cansaço e ansiedade são comuns no local de trabalho. Fazer intervalos temporizados pode ajudar a aumentar a produtividade e você pode fazer isso com ajuda da tecnologia.

Alguns estudos dizem que as pessoas só conseguem manter o foco na mesma atividade por, no máximo, 1 hora. Faça um teste e descubra o seu período máximo de foco. Então, defina múltiplos alarmes em seu smartphone ou tablet para que você trabalhe por esse período (por exemplo, 50 minutos) e descanse por 10.

É importante manter a disciplina e não prolongar o tempo de descanso, para que não vire procrastinação.

#3: Defina metas diárias

Para manter o foco e correr atrás do objetivos é preciso definir metas diárias. Muitas vezes estamos envolvidos em um projeto grande, como escrever o TCC, criar uma rotina de exercícios e alimentação saudável,  e falta motivação para se dedicar a ele, porque o resultado final parece estar muito distante dos nossos olhos.

Por isso é importante dividir nossos projetos em tarefas pequenas, com pequenos objetivos que nos levem até o resultado final esperado.

Você pode fazer um planejamento semanal com metas diárias. Isso proporciona clareza e cria um senso de propósito. Faça uma lista das tarefas que precisam ser cumpridas ao longo do dia e vá marcando a medida em que forem cumpridas. A sensação boa de cumprir uma tarefa nos motiva para continuar o processo. É o mesmo processo de passar de nível em um jogo que gostamos.

Ao final do dia você pode analisar o quanto você conseguiu realizar Esteja determinado a cumprir pelo menos 90% das suas metas diárias.

Para deixar interessante como um jogo você pode contar com ajuda de alguns aplicativos. O Habitica transforma suas tarefas e metas e oferece recompensas com um jogo comum.

Outro aplicativo para te ajudar com metas é o My Effectiveness: Tasks To-Do, disponível para iOS e android. Ele funciona como planejador semanal, organizando as tarefas por ordem de prioridade e oferece recompensas por tarefa cumprida.

#4: Controle o uso das redes sociais

As redes sociais são ótimas para nos manter atualizados sobre os assuntos que nos interessam e facilitar a comunicação entre as pessoas. Porém, o hábito de checar as redes sociais o tempo todo mina sua produtividade.

Você já se deu conta de quanto tempo passa por dia no facebook, instagram, whatsapp ou snapchat? Muitas vezes aqueles cinco minutinhos olhando o facebook podem ser tornar horas e no fim do dia nem percebemos como gastamos o tempo. Para evitar que isso aconteça, defina o horário em que você pode acessar as redes sociais e limite um tempo.

Faça um experimento durante 7 dias limitando seu acesso a todas as redes sociais que tomam seu tempo, e veja se seu dia ficou melhor. Você pode determinar apenas dois acessos diários, de manhã e ao final do dia. Depois, faça uma análise e veja se foi benéfico. Após virar um hábito, você vai ter muito mais facilidade em fazer.

Se você tem dificuldades em manter a disciplina, existem aplicativos que podem te ajudar. Quem tem iPhone pode usar o app Moment, ele monitora a utilização e te ajuda a descobrir se você está viciado no celular.

Outra opção é o aplicativo freedom, disponível para iOS, android e windows. Ele bloqueia temporariamente o seu acesso às redes sociais e te ajuda a manter o foco.

E aí, preparado para colocar a mão na massa? Interessado em saber mais? Saiba histórias de sucesso de jovens na tecnologia!


Posts Relacionados

Deixe uma resposta