imagem com as partes do computador

Computador: Quais são as partes principais?

 Só nesse ano, segundo o site Worldometers, já estão em circulação mais de 230 milhões de computadores pelo mundo. A popularidade dessas máquinas é inegável, mas você sabe quais são as partes principais de um computador?

Conhecimento sobre computador e seu funcionamento pode trazer vantagens incríveis. Por exemplo, ser capaz de fazer manutenções e melhorar -muito- o desempenho de sua máquina! Suas partes mais conhecidas são monitor (tela), gabinete, mouse e teclado, além dos outros componentes que você pode usar, como microfones e caixas de som. Mas é no gabinete, a estrutura de plástico ou metal, que fica o “cérebro”, as partes principais do computador. A seguir, alguns dos componentes mais importantes de uma máquina:

Processador

processador do omputador

   Também chamado de CPU, que significa Unidade Central de Processamento, é conhecido como o cérebro do computador. Ele é uma das unidades de processamento, mas é a mais importante delas, sendo responsável por rodar programas, fazer cálculos e outras ações. Geralmente, a CPU tem forma quadrada, e é composta por um chip pequeno que interage com outros componentes do computador e afeta bastante no desempenho da máquina.

   Computadores rodam por instruções, como receitas de bolo , que são captadas, interpretadas e executadas pelo processador. No início, ele só tinha um núcleo, o que significava que ele só podia executar uma instrução por vez. Isso atrasava bastante a máquina, então fabricantes começaram a adicionar mais núcleos para o processador, e agora instruções podem ser executadas ao mesmo tempo! Metaforicamente, ao invés de limpar a casa sozinho, duas pessoas podem trabalhar juntas (enquanto uma varre a sala, outra pode lavar a louça, por exemplo).

  Desse modo, para gamers, fotógrafos, ou pessoas que precisam de um computador poderoso, é muito importante que o  processador seja rápido e potente.

banner e book como digitalizar sua vida

HD do computador

HD

   Também chamado de disco rígido, ele tem a ú função de armazenar arquivos, programas, sistema operacional e tudo que for necessário para o computador.  O HD é uma memória não volátil, o que significa que os dados guardados por ela ainda estarão lá quando você desligar sua máquina!

   O nome “disco rígido” é dado por ter um ou mais discos firmes, feitos de alumínio ou vidro, em que ficam todas as informações guardadas. O HD possui um braço mecânico de alumínio, que se move por impulsos magnéticos e assim, escreve linhas de informações em camadas magnéticas aplicadas ao disco, chamadas platters.

   O HD também influencia no desempenho da máquina, pois mantêm informações que são necessárias para o funcionamento dela ou da CPU.Para medir o desempenho do disco rígido, existem dois cálculos: o da taxa de transferência de dados (quanta informação por segundo o HD pode entregar ao processador) e o de tempo de busca (quanto tempo o HD leva para entregar uma informação desde o pedido dela).

   Fora isso, no mercado existem os HDs externos e SSDs, sendo o primeiro uma mistura entre o HD do computador e pen drives (você pode levar onde quiser e possuem bem mais espaço de armazenamento que um pen drive) e o segundo uma versão mais atual de HD, com uma estrutura diferente e mais vantagens, mas também mais caro.

Placa de vídeo do computador

imagem placa de vídeo

   Placa de vídeo, ou “Video Board” em inglês, é o que permite que o computador mande informações gráficas para o monitor, ou seja, é graças a essa placa que podemos ver as imagens, jogos, programas, vídeos e tudo mais que abrimos pelo computador. Assim como os processadores, é preciso achar um modelo dentre os vários existentes para melhor atender as necessidades do comprador.

   Existem placas muito potentes no mercado, para jogos pesados e edições de vídeo por exemplo, assim como mais simples, para tarefas rotineiras. Elas tem  formato retangular e possuem uma memória própria, que determina a quantidade de elementos gráficos que aparecerão na tela.

   Assim como os computadores, os celulares, laptops e tablets possuem placas de vídeo, com a grande diferença de tamanho e, na sua grande maioria, elas não serem substituíveis.

Placa mãe

placa mãe do computador

   A placa mãe, em inglês “Motherboard”, é um componente que liga todas as outras peças, permitindo que elas se comuniquem. É nessa placa que os componentes anteriores estão. A placa possui várias portas e espaços para diversos tipos deles, o que possibilita  a transmissão entre o HD e o processador.

  Os celulares, tablets e outros pequenos dispositivos possuem placa mãe, mas elas são comumente chamadas de placas lógicas. Ao contrários das placas nos computadores, os componentes delas são soldadas diretamente na placa, o que significa que não tem espaços para melhorias como nos computadores.

Cooler do computador

imagem cooler

   Também conhecido como refrigerador, os coolers são responsáveis por resfriar os componentes da máquina. E isso é extremamente importante, já que eles geram calor e quanto maior essa carga de trabalho, maiores as chances deles danificarem sem um resfriamento adequado.

   No mercado, existem vários tipos de coolers, como os mais básicos que resfriam à base de ar e os “water coolers” que são à base de água. Entre esses dois, os coolers à base d’água são mais eficazes e complexos, portanto, mais caros.

   As máquinas costumam conter pelo menos dois coolers, onde um serve para resfriar o processador e outro para remover o calor da fonte de alimentação. Outras ainda contam com diversos deles! Então, não esqueça que quanto mais poder a sua máquina tem, maior o calor que ela gerará!

Agora que você aprendeu um pouquinho, que tal se aventurar e melhorar o desempenho do seu computador, atualizando algumas peças?

Similar Posts