novas tecnologias

Novas tecnologias: como elas impactam na política?

Novas tecnologias são lançadas todo dia, a internet, por exemplo, é uma realidade para a maioria da sociedade, que vive conectada ao mundo digital, desde o momento que acorda até quando vai dormir. Checar e-mails, ver as redes sociais, ler as últimas notícias, assistir a vídeos, filmes, séries e curtir suas músicas preferidas. Não é difícil de acreditar que todos esses hábitos façam parte da sua vida, não é?

É inegável que a internet está mudando nossa forma de viver o mundo, desde hábitos simples como pagar uma conta ou pedir comida em casa, até processos mais complexos, como definir o rumo de uma eleição presidencial. Afinal, a internet tem o poder de mudar a política brasileira? A resposta é sim. Veja agora cinco exemplos de como nossa realidade política já mudou ou pode mudar com as novas tecnologias.

5 exemplos de como as novas tecnologias mudaram a política 

Blockchain

Novas tecnologias: Blockchain

Blockchain é uma nova tecnologia usada primeiramente para permitir que os bitcoins (moeda digital) existissem. Ele nada mais é que um mecanismo de distribuição de informação em cadeias de bloco, a fim de manter mais segurança, rapidez e eficácia na troca de informações entre dois servidores ou computadores.

Essa tecnologia chamada de Blockchain ainda é pouco conhecida, mas muitos governos já se pronunciaram, dizendo ter interesse em utilizá-la. O Brasil está nesta lista, afinal, existem muitas informações confidenciais sobre armas químicas, estratégias de guerra e negociações entre países na mão dos nossos governantes, que ficariam em maior segurança.

Maior participação popular nos processos de escolha

Partindo para um exemplo mais claro, existem diversos estudos científicos criados por grandes pesquisadores como Pierre Lévy que enxergam a internet como uma forma de incentivar e proporcionar a participação popular nos processos de escolha. Alguns exemplos já acontecem em pequenas cidades na Alemanha, onde por meio da internet, os cidadãos podem escolher para onde determinada verba deve ser destinada.

Imagine poder votar em projetos de leis para sua cidade, decidir onde o dinheiro deve ser investido, acompanhar em tempo real as obras da prefeitura, saber o horário que os médicos atendem nos hospitais ou a fila para consultas nos postos de saúde. Tudo isso parece muito distante para você?

Pois saiba que a internet permite não só esse tipo de acesso a informação, como também disponibiliza diversos outros recursos para tornar a sociedade muito mais participativa. Participar de votações e ter acesso a informações facilitadas é apenas um pequeno exemplo de como a internet pode mudar o cenário da política nacional.

Transparência pública

Falando em acesso a informação, a internet também possibilitou uma grande conquista aos brasileiros. Por meio da web, é possível hoje, visualizar em tempo real todos as despesas, receitas, programas, ações, projetos, de todos órgãos públicos, do estado e municípios. Isso tudo graças a duas leis. A Lei da Transparência de 2009 e a Lei de Acesso a Informação de 2011.

Qualquer cidadão pode solicitar essas informações a qualquer órgão citado por meio dos sites oficiais. Dessa forma, cresce ainda mais o poder da população, em fiscalizar e acompanhar todos os movimentos dos nossos políticos. Infelizmente, esse é um exemplo claro de como as pessoas, apesar de terem as ferramentas, ainda não as utilizam.

Divulgação de fake news e robôs eleitorais

Vamos falar agora da maior polêmica envolvendo a última eleição americana e também a atual campanha presidencial no Brasil. A internet é rápida, dinâmica, democrática, de fácil acesso, tem muitos benefícios a população, mas para algumas coisas pode ser ruim, como por exemplo, o compartilhamento de informações falsas.

É época de eleição presidencial, imagine quantos boatos, números incorretos, pesquisas fictícias, informações imprecisas e notícias falsas vão surgir sobre os candidatos a cargos públicos. Nessa hora temos dois grandes problemas, o primeiro, é a dificuldade de saber o que é certo ou errado, o segundo e pior, é que muitas pessoas acreditam nas famosas “fake news”.

Diversos sites de respeito, como o G1, criaram um espaço só para mostrar ao eleitor o que de fato é real. Entretanto, muitas pessoas não param para analisar e acreditam em tudo aquilo que está na tela do computador ou celular. Nessa hora uma mentira pode ser vendida como verdade e muitos brasileiros acabam sendo enganados.

Outro grande problema é a criação de robôs eleitorais, que nada mais são do que perfis falsos, criados nas redes sociais e controlados pelo próprio computador, com o único propósito de compartilhar justamente as fake news que acabamos de explicar. Além disso, também fazem comentários favoráveis a determinados candidatos e votam em enquetes, fazendo o resultado final não ser uma mostra da realidade.

Feedback direto dos eleitores

Por fim, chegamos a um ótimo exemplo de como as novas tecnologias podem mudar o cenário político nacional, afinal, se antes era praticamente impossível qualquer tipo de contato com nossos representantes políticos, hoje basta um comentário em uma publicação nas redes sociais ou até mesmo um e-mail para termos grandes chances de recebermos uma resposta.

A interatividade é uma das grandes ferramentas que a internet nos oferece, não só na política, mas no resto da nossa vida. É possível nos comunicarmos com pessoas do outro lado do mundo em tempo real. Interagirmos com internautas que compartilham dos mesmos interesses que nós, fazer novos amigos, conhecer novas possibilidades.

Tudo isso existe hoje graças a internet e na política não é diferente, todos os candidatos a grandes cargos públicos estão presentes nas redes sociais, assim como todos os partidos políticos. Dessa forma é possível dar sua opinião sobre decisões, fazer comentários sobre alguma ação, criticar, elogiar, tudo isso graças a web.

A interação com outros eleitores também é possível e muito interessante, a fim de criar debater sobre ideias, sempre de maneira saudável.  ainda é uma novidade no mundo, muitas pessoas ainda não podem acessá-la e mesmo assim as mudanças que ela proporciona na política são enormes. Resta a população e aos nossos políticos utilizar a internet da melhor forma para o bem da  sociedade.

Entendeu o grande impacto da tecnologia na política? Agora veja como ela pode ajudar a sua produtividade!


Similar Posts